Tecnologia

Outsourcing para o mercado financeiro: vale a pena terceirizar TI?

Avatar do Rogério Marques

Por Rogério Marques

18 julho 2023 - 09:00 | Atualizado em 10 julho 2023 - 14:12


outsourcing-para-o-mercado-financeiro-vale-a-pena-terceirizar-ti
4
(4)

Em um mercado financeiro altamente competitivo e dinâmico, as instituições do setor estão constantemente buscando maneiras de melhorar seu desempenho e rentabilidade. O outsourcing para o mercado financeiro, mesmo em uma área estratégica como TI, permite potencializar os resultados de companhias que querem se concentrar em suas competências centrais.

Se você ocupa uma posição de liderança em TI e deseja entender melhor vantagens e desafios dessa abordagem a fim de avaliar se é de fato interessante para a sua organização, é só seguir a leitura deste artigo.

Maximizando a eficiência operacional

O departamento de Tecnologia da Informação (TI) desempenha um papel fundamental nas instituições financeiras. Isso porque fornece suporte para operações, segurança de dados, análise de informações e desenvolvimento de sistemas.

No entanto, gerenciar internamente uma infraestrutura complexa desse setor pode ser árduo para companhias do mercado financeiro. Aliás, essa é a realidade para muitas empresas que não possuem conhecimento especializado em TI. Um acréscimo ao desafio é que manter uma equipe interna também é bastante custoso.

Ao optar pelo outsourcing de TI, as instituições financeiras acabam por dirimir esses problemas. E ainda conseguem, ao mesmo tempo, aproveitar a experiência e os recursos de fornecedores especializados e atualizados sobre as melhores práticas do segmento. 

Reduzindo custos operacionais

Como comentado anteriormente, manter uma equipe interna de TI é algo oneroso. Envolve despesas com salários, benefícios, treinamento e infraestrutura. Além disso, a tecnologia está em constante evolução, exigindo investimentos contínuos para manter tudo e todos atualizados.

Ao terceirizar os serviços de TI, as instituições financeiras tendem a reduzir significativamente os custos operacionais. Isso porque fornecedores externos geralmente operam com modelos de negócios mais eficientes, que permitem uma melhor escala e compartilhamento de recursos.

Vale ressaltar que, mesmo com essa otimização, a expertise de profissionais externos altamente especializados contribui para a redução de erros, a minimização de riscos e a melhoria da qualidade do trabalho. Então, ao mesmo tempo em que há economia na manutenção de equipe e infraestrutura, evitam-se gastos com equívocos e outros obstáculos.

Outro detalhe é que os contratos de outsourcing muitas vezes podem ser estruturados de maneira flexível, adaptando seu escopo aos serviços utilizados e dispensando custos fixos desnecessários.

Outsourcing é válido a qualquer custo?

Ao maximizar a eficiência operacional e reduzir os custos, o outsourcing para o mercado financeiro tem um impacto direto na rentabilidade e no desempenho financeiro. 

No entanto, é importante destacar que o sucesso da terceirização depende de uma abordagem cuidadosa e estratégica. Ela não pode ser feita de qualquer modo, a qualquer custo, sob o risco de causar mais problemas do que benefícios.

Outsourcing de TI

O que considerar ao contratar fornecedores de TI

Antes da contratação, a instituição do mercado financeiro que busca outsourcing deve realizar uma análise detalhada dos processos a serem terceirizados. Gestores precisam identificar os riscos e as oportunidades associados a essa decisão. Depois, é preciso focar em selecionar fornecedores confiáveis. 

Como fazer isso? Considere que, para oferecer o outsourcing a contento, o parceiro de negócios precisa ser diferenciado. Por exemplo, é preciso dispor de recursos humanos, tempo e qualidade técnica para se envolver em todas as etapas necessárias a fim de prestar um bom serviço.

Ainda que um dos ganhos do fornecedor seja otimizar o que possui para realizar atendimento de diferentes contratantes, ele deve ter o conhecimento para perceber que cada projeto é único. Disponibilizar-se a ouvir e pesquisar o que de fato o projeto demanda a fim de oferecer o que possui de melhor para a execução do trabalho é essencial. 

Não aceite empresas que usam a terceirização como uma desculpa para a total padronização, sem considerar necessidades específicas do cliente.

O diferencial da experiência

Toda essa desenvoltura para prestar o atendimento ideal geralmente só é obtida com experiência. Então, avalie se o fornecedor conta com a bagagem necessária para desenvolver a atividade de modo adequado.

Fornecedores de qualidade sabem que o cuidado com o serviço que prestam deve começar desde a seleção da equipe. Dada a rápida atualização em tecnologia da informação, profissionais em busca constante por conhecimento são imprescindíveis.

A experiência também possibilita a bagagem necessária para fazer mais trabalho em menos tempo. E isso é um grande diferencial em meio a um segmento tão dinâmico como o mercado financeiro

A importância de um contrato preciso

Diz o ditado que o combinado não sai caro. E a sabedoria popular se mostra bastante certeira nesse sentido. 

Tenha em mente que é imprescindível estabelecer contratos sólidos. Esse documento precisa servir como uma base para definir expectativas claras, determinar indicadores de desempenho e manter uma comunicação efetiva com os fornecedores sobre deveres e direitos. Isso ajuda a evitar conflitos com potencial para gerar grande impacto entre as empresas envolvidas no negócio.

A Cedro se destaca como um fornecedor altamente qualificado, pronto para oferecer todas essas vantagens, além de uma ampla gama de benefícios adicionais que envolvem a parceria estratégica com uma empresa especializada no mercado financeiro.

Como especialistas em outsourcing de TI, estamos comprometidos em proporcionar soluções inovadoras e personalizadas para atender às suas necessidades específicas. Convidamos você a conhecer em detalhes os serviços que oferecemos e entender como podemos impulsionar o sucesso do seu negócio por meio da tecnologia. Conheça nosso serviço de outsourcing de TI

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Website | + posts

Formado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade Federal de Uberlândia, com MBA em Gestão Estratégica e Financeira, Rogério Marques atua há mais de 5 anos com soluções de tecnologia para o mercado financeiro e investimentos. Atualmente é Chief Technology Officer (CTO) na Cedro Technologies.

Comentários: