Tendências do Mercado

Tecnologia financeira para os bancos na era digital

Por Gustavo Ribeiro

24 novembro 2022 - 11:00 | Atualizado em 16 dezembro 2022 - 12:06


tecnologia-financeira-para-bancos

A digitalização não é mais uma tendência, é uma realidade tangível. As pessoas estão cada vez mais voltadas para a tecnologia e buscam soluções que entregam essa facilidade. Para bancos e instituições financeiras, esse cenário não é diferente.

Burocracias, filas demoradas para resolver assuntos simples, demora no atendimento e falta de personalização sempre foram dores antigas dos clientes. Com o surgimento das fintechs, a pressão pela digitalização e o foco no cliente aumentaram ainda mais a necessidade de tecnologias que amenizem essas dores.

Por esse motivo, a tecnologia financeira se tornou a maior necessidade das instituições financeiras. Você sabe quais são as principais inovações que estão sendo trazidas para o mercado?

Confira a seguir como a eclosão da tecnologia financeira impactou a realidade de empresas no ramo financeiro!

Como a transformação digital atingiu os bancos e os serviços financeiros?

A rotina é cada vez mais corrida e praticidade é algo que grande parte das pessoas buscam no seu dia-a-dia. Ir fisicamente até um lugar para resolver um assunto está ficando cada vez mais obsoleto e não é mais tão comum.

Assim foi com os bancos e a transformação que a digitalização trouxe para esse mercado, até então, intocado. A cada dia que passa, mais agências bancárias são desativadas e os centros de tecnologia fortalecidos.

Segundo dados da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2022, realizada pela Deloitte, somente em 2022 as transações feitas por meio digitais chegaram a 70%. Ou seja, a cada 10 pessoas, 7 realizaram suas transações bancárias através de algum dispositivo digital. 

Todo esse movimento foi puxado, sem dúvida, pelas fintechs. Instituições financeiras que nasceram com o uso intrínseco da tecnologia, criando um novo modelo de negócio. Sua atuação é feita 100% através de plataformas online, com a promessa de trazer uma disrupção para o mercado bancário. Com isso, surgem algumas novidades, como entraremos em detalhes a seguir.

Novas ferramentas para bancos

Com a digitalização ocorrendo a todo vapor, novas necessidades foram surgindo e, com isso, novas ferramentas nasceram. Como é o caso do PIX e do Open Banking:

  • PIX: Forma de pagamento gratuito e instantâneo, criado pelo Banco Central para desburocratizar as transferências. Essa novidade permitiu, por exemplo, realizar transferências a qualquer hora, em qualquer dia. Custos com TED/DOC? Ficaram no passado;
  • Open Banking: como o próprio nome entrega, é como um ecossistema bancário aberto. Você pode compartilhar suas informações financeiras entre diferentes instituições – desde que estejam autorizadas pelo BC a realizar essas transações. Assim, você não precisa estar necessariamente conectado à conta ou aplicativo do banco. 

Com todos esses movimentos, fica claro que cada vez mais inovações precisaram ser criadas para atender essas novidades. E abaixo listamos alguns exemplos:

Tecnologias financeiras para bancos

As tendências de tecnologia para o mercado financeiro que listaremos abaixo já são utilizadas para diversas outras aplicações. Porém, são inovações que podem se tornar tecnologias bancárias, algo essencial para a continuidade de transformação do setor.

1. Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning (ML)

Tanto o Machine Learning quanto as IAs são tecnologias que permitem processar simultaneamente um imenso volume de dados e obter de resposta insights efetivos. 

A Inteligência Artificial e o Machine Learning são amplamente utilizados na rotina das instituições financeiras.

Eles podem detectar riscos de fraudes, acompanhar e alertar sobre variações de investimentos, aprovar cadastros e empréstimos, entre outros.

2. Serviços financeiros 100% em nuvem

Não podemos colocar isso como inovação, uma vez que é algo que já vem acontecendo há algum tempo. Porém, é um processo que ainda está caminhando para a sua conclusão e deve atingir sua totalidade em breve.

A possibilidade de acessar seus dados em nuvem e utilizar os serviços bancários com qualquer dispositivo e em qualquer lugar é uma demanda antiga dos clientes. Até porque, todas as tecnologias citadas, acabam se entrelaçando com os serviços em nuvem. 

3. Embedded finance

Em tradução direta para entendimento, esse termo se relaciona a finanças incorporadas. Basicamente se refere a utilização de outros sistemas integrados com API, que permitem o acesso dos recursos financeiros de plataformas que não são do mercado.

Simplificando essa tecnologia, basicamente é você ter uma empresa que não é do mercado financeiro, mas que consegue integrar em seus serviços algumas soluções financeiras. Com isso, essa tecnologia facilita que alguns serviços sejam realizados, como por exemplo a realização de pagamentos por Pix.

4. Reconhecimento facial sendo a transformação dos pagamentos

A tecnologia facial não é nenhuma novidade e alguns países já os usa livremente para quaisquer serviços. A China, por exemplo, já opera diversas operações financeiras com o uso do reconhecimento facial para realizar pagamentos, por exemplo.

A pandemia, mais uma vez, acelerou a implementação dessa tecnologia em outros países para uso diverso. Porém, sua praticidade para realização de transações financeiras vem ganhando força e adeptos, sendo (talvez) a tendência mais forte para o setor.

Para isso, será integrado aos sistemas bancários os dados biométricos dos usuários. Quando utilizar um estabelecimento com a tecnologia, bastará ser reconhecido e seus meios de pagamento feitos de forma rápida, simples e segura. 

>> Saiba mais: Tendências em tecnologia e IA para 2022

Seja qual for a próxima tendência, é inegável que o mercado bancário precisa estar atento e preparado para realizar essas mudanças. Afinal, os clientes vêm sendo cada vez mais exigentes no assunto de facilidade e aplicações tecnológicas para facilitar sua vida e melhorar sua experiência.

Para saber mais sobre tecnologias voltadas para o mercado financeiro, a Cedro Technologies sempre está por dentro das tendências do mundo da tecnologia. Confira nosso catálogo de soluções, com produtos voltados para a integração de dados com a bolsa de valores, produtos para compliance e muito mais! Entre em contato com os especialistas da Cedro e descubra qual a solução ideal para sua empresa.

Acesse também o blog da Cedro e veja mais dicas de tecnologia para implementar em sua empresa.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.