5 motivos para investir em Testes de Software

Rogério Marques

07 junho 2018 - 17:58 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:32

Pessoas analisando gráficos em tela de computador

O Teste de Software tem ganhado cada vez mais espaço dentro do processo de desenvolvimento de um produto, se tornando essencial para garantir uma entrega de qualidade e que atende a todos os seus requisitos.

Hoje preparamos para você 5 motivos pelos quais você deve investir em Teste de Software, e após conferi-los poderá ter uma nova visão sobre essa etapa de grande importância no desenvolvimento do seu produto.

1 – Qualidade gera confiança

Se o seu cliente acredita na qualidade de sua entrega então é imprescindível que você invista em uma etapa para garantir que o produto final atenda a qualidade esperada, e a etapa onde essa garantia é gerada é no Teste do Software.

E o que você ganha com isso? Entregas de qualidade geram confiança e fazem com que o cliente volte a adquirir novos produtos.

2 – Confiança gera popularidade

Se você realiza entregas com qualidade, logo o seu cliente terá motivos para elogiar o produto desenvolvido e assim a popularidade do seu desenvolvimento aumentará levando novos clientes a buscar por seus produtos.

3 – É melhor encontrar bugs no processo de desenvolvimento do que nas mãos do cliente

Já passou pelo desconforto de ter um bug em produção encontrado pelas mãos do seu cliente?

Com certeza essa não é uma boa experiência, e para evitar tal constrangimento podemos investir em uma equipe de Testes que atuará tanto no desenvolvimento quanto na homologação do produto a fim de minimizar ao máximo a possibilidade de um bug em produção.

4 – Testes de Software geram economia

Você sabe quanto um bug em produção pode lhe custar? Imagine uma situação onde o requisito mais importante do produto falha na mão do seu cliente!

Tratar um defeito enquanto o produto ainda está sendo desenvolvido é muito mais barato do que tratá-lo já em produção, dessa forma podemos afirmar que o teste de software gera maior economia ao desenvolvimento do seu produto e menor custo de manutenção.

5 – Investir em um QA vai além da figura de um testador

Antigamente quando uma empresa contratava um QA logo se pensava em um profissional com skills de um testador, aquele que está sempre focado em encontrar e reportar problemas!

Hoje a realidade é outra, e com um QA além de garantia de qualidade você conquista um profissional que atua tanto no desenvolvimento quanto na parte de processos, pois o mesmo irá testar tanto regras de negócio quanto o código desenvolvido.

Recomendados para você

Pessoa sentada em um deck programando em um laptop
Como começar o desenvolvimento mobile? ...
Desenho de pessoa utilizando celular para se comunicar com inteligência artificial
Por que Chatbot é considerado como a nova onda da comunicação? ...
Banner de computadores exibindo site da Cedro
Carrossel: Um Elemento Indispensável Para o Desenvolvedor Front-End ...