Por que utilizar um mobile app para uso interno na empresa?

Rogério Marques

28 março 2017 - 20:01 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:44

Pessoas em mesa de escritório utilizando celular

Grandes empresas sempre buscam formas de aumentar a eficiência de seus processos, seja por meio de atualizações de ferramentas ou de melhorias nos protocolos. Um dos fatores que mostra ter maior influência na qualidade do trabalho é a comunicação.

Não só a sua clareza, mas também sua velocidade e praticidade. Já existem ferramentas que atuam nesse departamento, mas tem surgido uma nova que promete ser ainda mais eficiente: o mobile app empresarial.

Aplicativos para smartphones são utilizados em vários tipos de serviço e relacionamento com os clientes. Por que não utilizá-los para aprimorar os processos internos?

Veja a seguir 4 motivos pelos quais você deveria adotar um mobile app para melhorar a comunicação da sua empresa:

1. Aparelhos mobile são ferramentas comuns

Ande pela rua por 10 minutos e você certamente verá inúmeras pessoas com celulares. Esse tipo de tecnologia já é extremamente comum, em especial para trabalhadores formais, que precisam se comunicar com a empresa regularmente. Isso significa que você pode utilizá-los como ferramentas com certo grau de segurança.

Isso garante que quase todos os seus colaboradores terão acesso ao aplicativo, não importa de onde estejam. Em alguns casos, é mais provável que possuam um celular de alto nível do que um computador próprio.

2. Maior portabilidade em todo o ambiente

A principal vantagem do mobile app é que ele é, por definição, portátil. Certas empresas ou segmentos precisam que seus funcionários se mantenham atualizados ao mesmo tempo em que se deslocam por todo o local de trabalho. Isso não seria possível se a única fonte de informação fosse o computador desktop associado àquele colaborador.

Com um aplicativo, é possível coordenar equipes inteiras sem a necessidade de fixar sua posição ou risco de perder dados em meio à poluição de informações de um aplicativo de comunicação padrão. Todas as especificações estarão adaptadas para as necessidades da empresa.

3. Comunicação interna mais eficiente

Um mobile app empresarial possui mais ferramentas de comunicação voltadas para a coordenação de equipes. Muitas delas facilitam a transmissão de informações entre as diferentes partes da equipe ou mesmo entre times diferentes, o que melhora em muitos aspectos a experiência dos usuários.

Isso sem comprometer o tempo de trabalho e a qualidade dos dados transmitidos. Será possível enviar as informações necessárias em larga escala, sem necessidade de interromper processo algum.

4. Maior praticidade do que a intranet

Por muitos anos, a intranet, um sistema de dados fechado, foi a norma com relação à comunicação interna em grandes empresas. Isso porque, até então, era a melhor opção para transmitir dados completos de forma eficiente. Porém, o mobile app possui uma qualidade difícil de superar: a praticidade.

Mesmo em versões para celular, a intranet costuma ser extremamente difícil de operar em aparelhos mobile. Isso porque ela foi feita para transmitir dados em larga escala, não para apresentar layouts concisos e intuitivos.

Aplicativos, por outro lado, são mais enxutos, contendo apenas o necessário para trabalhar de forma eficiente. Isso facilita o aprendizado, os processos e até a própria gestão por parte dos usuários.

Agora que você já conhece os benefícios de utilizar um mobile app nos seus processos internos, é uma boa hora para começar a pesquisar sobre como implementar esse serviço.

MyPush

Inclusive, recomendo que você explore as possibilidades do MyPush, um aplicativo criado pela Cedro Technologies para ajudar empresas a se conectarem com serviços inteligentes a seu público. O app é gratuito e cheio de recursos: sua empresa cria um canal próprio e tem acesso a notificações por push, serviços de geolocalização, RSS e muito mais.

cta

Recomendados para você

Tela de computador com código fonte
xUnit.net: um produto testado é, certamente, de melhor qualidade ...
arquitetura-limpa
Arquitetura limpa: conceitos e como funciona na prática ...
Tela de um notebook com um teste de QI
O que é uma sandbox e quais são as vantagens para o seu negócio? ...