Conheça os principais benefícios de um Market Data em uma empresa

Gustavo Ribeiro

31 agosto 2022 - 09:00 | Atualizado em 12 abril 2023 - 18:03

conheca-os-principais-beneficios-de-um-market-data-em-uma-empresa

Acompanhar as movimentações do mercado financeiro e, especificamente, da bolsa de valores pode fazer parte da rotina de inúmeros investidores e empresas relacionadas com o universo do investimento. O acompanhamento em tempo real com o uso de ferramentas de market data pode trazer vantagens competitivas para diversos investidores, e é importante entender se esse é o seu caso.

Para saber como se beneficiar desse recurso para fundamentar decisões estratégicas de novos negócios, entenda como uma ferramenta de market data é vantajosa para sua empresa. 

Confira a seguir os benefícios do market data e do acompanhamento de dados em tempo real para sua empresa!

O que é Market Data?

Podemos conceituar como Market Data todo dado referente ao mercado financeiro e à bolsa de valores. Esses dados são adquiridos por plataformas de negociação como uma API de dados financeiros, e oferecidos pelos seus provedores para investidores ou negociadores, empresas ou pessoas físicas com interesse em receber em primeira mão novidades sobre instrumentos financeiros.

Dessa forma, o Market Data é responsável por oferecer dados de variação de preços correntes de ações, derivados, commodities ou moedas, produtos de investimento, histórico de cotações e negociações, informações como preço, volume e hora de venda de ativos, entre outros.

Suas informações podem ser encontradas em sites ou aplicativos de empresas relacionadas com o setor, ou mesmo em sites de notícias financeiras. Elas dão ao usuário a possibilidade de receber dados privilegiados, como saber informações de mercado financeiro semanal, diariamente, de hora em hora, ou mesmo em um intervalo de atualização de segundos.

Sua finalidade é permitir a realização de pesquisas, análises de negociações do mercado, contabilização de ativos financeiros de diferentes classes, e sua complexidade de dados pode variar desde uma oferta simples, como atualização de movimentações, ou fluxos mais sofisticados com automação de atividades, como leitura, interpretação e reportação de dados.

Soluções de Market Data são usadas para basear métodos de negociação e tomadas de decisão relacionadas a investimentos importantes para as empresas. Por conta disso, a rapidez no acesso a essas informações pode ser um diferencial para quem precisa de atualizações constantes. Para fazer integração com outras interfaces, as soluções em real-time são as mais indicadas.

>> Saiba mais: Market Data: Tudo o que você precisa saber sobre!

Tipos de Market Data

Para entendermos melhor quais os benefícios de uma empresa utilizar dados do mercado financeiro, é importante conhecer os tipos de dados que ferramentas de market data oferecem. Os principais dados oferecidos são:

  • Preços (último ou atual da negociação)
  • Volumes
  • Data e hora de negociação
  • Local de mercado
  • Tamanho das cotações
  • Nível de volatilidade
  • Dados estáticos de referência

Mas essas ferramentas não oferecem apenas dados originários quantitativos. Esses terminais também oferecem dados mais amplos, ou seja, informações relevantes sobre os mercados que servem como base para as análises e decisões de negociação. São elas:

  • Pesquisas
  • Classificações
  • Notícias do mercado financeiro
  • Gráficos
  • Análises históricas
  • Fundamentos de empresas
  • Índices
  • Fluxos de fundos
  • Dados de empréstimos de ações
  • Outros dados alternativos.

Todas essas informações são importantes para as análises da dinâmica do mercado, e apesar dos dados se diferenciarem entre si, eles se complementam junto a outros dados de referência, de mercado e dados fundamentais, que fornecem informações sobre desempenho das entidades, receitas e dados macroeconômicos.

Dessa forma, os dados se alinham como uma engrenagem única, fornecendo informação privilegiada do mercado financeiro para fundamentar estratégias de investimentos com base em dados a empresas envolvidas com essas negociações.

Importância do Market Data

Para que a aquisição de uma ferramenta de market data seja aproveitável, é importante unir uma boa base de dados com profissionais qualificados, para que as análises de investimentos sejam robustas e complexas.

Com uma visão treinada para análise de dados como oferta, procura, altas e baixas, aberturas e fechamentos e outras tendências do mercado, as decisões de investimento ou negociação que serão tomadas baseando-se nessas informações podem ser ainda mais assertivas.

Ao lidar com dados de mercado financeiro, as empresas podem se deparar com inúmeros desafios relacionados à gestão dos dados dentro de um operador. Esses desafios podem ser relacionados à falta de supervisão dos produtos ou de suas flutuações, uma fragmentação da gestão de contratos que causa dificuldades operacionais, falta de visão e pouco conhecimento de produtos e serviços, ou mesmo ausência de regras internas de alocação desses serviços.

Algumas das características do ramo de market data também o fazem ser um mercado de alta complexidade, envolvendo, por exemplo, uma grande expansão da demanda, solicitações crescentes de big data e regulamentações, preços em aumento contínuo e contratos cada vez mais detalhados e vinculativos.

Esses obstáculos estruturais evidenciam que a escolha de uma fornecedora de fácil acessibilidade e comunicação pode ser decisiva para que o investimento na ferramenta de market data seja rentável e traga retornos à empresa. Com uma boa estrutura organizacional, acesso a profissionais especializados com pronta disponibilidade de atendimento, os desafios da gestão de uma base de dados da bolsa de valores não afetam sua empresa.

>> Leia também: Bolsa de valores: você acompanha do jeito certo?

5 benefícios do Market Data para uma empresa

Como foi dito, ferramentas de market data podem ter seus dados atualizados diariamente, de hora em hora, minuto a minuto e em tempo real, que são as mais indicadas para empresas que precisam de uma base de dados vasta para fundamentar análises e relatórios de negociação de forma rápida ou contínua.

Dito isso, listamos os 5 benefícios que uma ferramenta de market data em tempo real pode trazer para empresas vinculadas com o universo de investimentos.

1. Curto tempo de resposta e alta velocidade

Com a alta volatilidade do mercado de ações, acompanhar as flutuações com atualizações imediatas oferece uma grande vantagem competitiva para suas estratégias de negócios.

2. Análise de dados

Com cada vez mais indicadores essenciais, a análise de dados do mercado financeiro está mais complexa, e com os dados em tempo real pode te colocar à frente de outros negociadores.

3. Melhor qualidade de serviço

A alta confiabilidade e precisão dos dados em tempo real permite que a prestação de serviços de uma empresa passe mais confiança aos clientes, trabalhando com maior rapidez do que com dados históricos.

4. Otimização do fluxo de trabalho

A instantaneidade dos dados não só reduz o tempo de resposta como reduz os riscos, com maior precisão e eficiência das atividades.

5. Custos reduzidos

O uso de dados real-time traz consigo automações que reduzem o tempo de operação em inúmeras atividades, tornando a rotina de atividades mais estratégica, e reduzindo o custo de implementação para operações manuais. Isso possibilita até mesmo otimizar a rotina da equipe de desenvolvimento.

Conheça o Market Data Cloud

No momento de escolher o seu fornecedor de dados, tenha em mente que ele precisa ser de confiança, ter os melhores recursos para a realização das análises e pesquisas e oferecer alta velocidade e precisão na oferta dos dados.

O Market Data Cloud é a solução da Cedro Technologies que surgiu para oferecer dados do mercado financeiro em tempo real, com baixa latência e alta estabilidade, por meio de uma API da bolsa de valores que pode ser integrada com qualquer interface.

Com essa solução, você acessa não somente informações, como preços de ações de outras empresas e conta com uma diversidade de indicadores da B3, funcionalidades, relatórios e inúmeras opções de integração, para você escolher a ideal para seus objetivos.

Confira todas as APIs e fale com nossos especialistas para saber qual é a melhor solução para sua empresa!

Recomendados para você

Banner da Gradual 360°
Gradual Investimentos implementa plataforma de negociação Fast Trade ...
Homem analisando gráfico exibido na tela de computador
Histórico e cenário brasileiro no mercado de capitais. ...
Telas de computador da plataforma Fast Trade
BOVESPA e BM&F em DMA ...