Bolsa de valores: você acompanha do jeito certo?

Bruno Zago

17 agosto 2022 - 09:00 | Atualizado em 12 abril 2023 - 18:03

bolsa-de-valores-voce-acompanha-do-jeito-certo

Acompanhar as principais movimentações e dados da bolsa de valores como a flutuação de preço de ativos financeiros não é uma tarefa simples. Isso porque é preciso que o investidor esteja atento a todos os fatores que possam influenciar de alguma forma o cenário do mercado.

Felizmente, as novas tecnologias têm agregado muito neste processo, trazendo informações em tempo real sobre as movimentações na bolsa de valores do Brasil (B3). Porém, mesmo com novas tecnologias para apoiar nesse acompanhamento, uma dúvida permanece: como acompanhar a bolsa de valores de maneira correta?

Pensando nisso, o Market Data Cloud preparou um guia completo para que você tenha maior assertividade no acompanhamento da bolsa e saiba a importância dos dados de mercado em tempo real para suas estratégias. Confira!

Como funciona a bolsa de valores?

Antes de abordar a maneira correta de fazer o acompanhamento de dados da B3, é preciso entender o que é a bolsa de valores de fato.

A bolsa de valores é a principal instituição do mercado de capitais, um mercado organizado para negociação de ativos como títulos, contratos, commodities, entre outros. Comumente conhecidas como ações, seu principal produto são ativos populares, por vezes partes de uma empresa, que podem ser adquiridos por outras empresas ou por pessoas jurídicas, tornando o comprador um acionista, ou seja, um pequeno sócio do negócio.

No Brasil, ela é conhecida como B3 — ou seja, Brasil, Bolsa, Balcão —, Bolsa de Valores de São Paulo, BOVESPA e até mesmo BM & FBOVESPA. Ela funciona no horário comercial brasileiro, das 09h30 até às 18h e, enquanto está operante, é possível fazer negociações e acompanhar as variações dos preços de ativos.

Vale ressaltar que a B3 é uma empresa de capital aberto e regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), responsável também por regular diferentes instituições financeiras, como bancos, comércios de metais preciosos e corretoras.

Como acompanhar a Bolsa de Valores?

Hoje, realizar o acompanhamento da Bolsa de Valores em tempo real e 100% online é uma realidade. Para conseguir acessar, basta entrar no sistema home broker, do próprio site da B3, além de diversos outros sites de corretoras e jornais que fazem a reprodução destas informações.

Para entender melhor, é preciso estar atento ao valor que aparece em destaque na cotação de cada uma das ações, chamado de “último” — responsável por passar uma rápida indicação se o preço subiu (cor verde) ou caiu (cor vermelha).

Além disso, vale estar atento a outros dados da bolsa de valores, como os valores mínimos e máximos negociados ao longo do dia, juntamente com o valor percentual variado e quantidade negociada.

Por que acompanhar a Bolsa de Valores ao vivo?

O mercado financeiro sofre impactos a todo tempo, por isso, investidores e operadores devem estar atentos às movimentações que ocorrem no dia. Dessa forma, é possível garantir compras mais assertivas, ainda que sofram alterações em sua cotação.

Na hora de acompanhar a Bolsa de Valores ao vivo, é preciso ter atenção em três principais pontos:

1. Preço do Mercado

Ao abrir um aplicativo de acompanhamento de ações da Bolsa de Valores, é possível ver o código da ação, juntamente com seu preço de mercado — ou seja, qual foi o último valor negociado para aquela ação. Dessa forma, o operador conseguirá ter uma média aproximada para realizar as próximas transações.

2. Variação do Preço Ativo

Para entender a variação de preço ativo, basta entender o fluxo do pregão, que funciona das 10h às 17h. Ou seja, a variação será apresentada pela porcentagem da diferença do ativo de um dia para o outro.

3. Melhor compra e melhor venda

Além dos benefícios já apontados, os aplicativos de acompanhamento da Bolsa de Valores também podem indicar os melhores valores de compra e venda. Como o nome já indica, o preço de melhor compra na Bolsa de Valores indica quanto o melhor comprador está disposto a pagar por determinada ação naquele momento.

Por outro lado, a melhor venda na Bolsa de Valores indica por quanto o melhor vendedor estará disposto a vender ações durante aquele período.

Como comprar e vender ações em tempo real na Bolsa de Valores?

O processo para investir na Bolsa de Valores inicia-se com a pesquisa de dados de cotação. Para fazer uma cotação em tempo real, basta acessar o portal da B3 e verificar o gráfico do histórico de preços. Dessa forma, é possível ver a tendência de valores para os próximos minutos, fazendo com que sua escolha seja a mais assertiva possível.

Hoje, a melhor forma de fazer a cotação das ações na Bovespa Online é acompanhar a média e o ritmo das negociações. Ao acessar dados de cotação diária, será possível ter acesso às seguintes informações:

  • Data e horário da última atualização;
  • Variação percentual do preço atual (em relação ao valor de abertura, indicado em vermelho e verde se está positivo ou negativo);
  • Preços mínimos e máximos negociados no dia; 
  • Volume (em reais) negociados no dia;
  • Quantidade de ações negociadas (em números de títulos);
  • Entre outras informações. 

>> Confira: Volume At Price: o que é e como pode ajudar no day trade?

5 Ferramentas para acompanhar a Bolsa de Valores

Se você quer começar a acompanhar a Bolsa de Valores ou já tem experiência dentro do segmento, separamos algumas ferramentas para ajudar a ter as informações da forma mais rápida e assertiva possível. Veja a seguir!

Fundamentus

Com um banco de dados completo sobre a administração e acionista, a Fundamentus é um sistema gratuito com um resumo completo sobre a B3. Dentro da plataforma, é possível consultar o histórico de cotações, diferentes indicadores, além de diversos dados que são exibidos de maneira simplificada.

Investing

Para fazer acompanhamento em tempo real, a Investing traz atualizações sobre as ações da B3 e ações estrangeiras, com informações inclusive do mercado de criptomoedas. Além disso, para quem gosta de assuntos relacionados ao segmento, o site conta com diferentes notícias do mercado financeiro.

Status Invest 

Para quem já tem experiência com operações no mercado financeiro, a Status Invest se apresenta como uma das melhores opções. Isso porque traz diferentes dados históricos e gratuitos sobre ações, com informações de mercado financeiro como um todo, ações, fundos imobiliários, tesouro direto e mais. 

A Status Invest é, além disso, uma boa opção para realizar comparações entre empresas do mesmo setor, analisando diferentes dados ao mesmo tempo, indicando eficiência, endividamento, rentabilidade, entre outras informações. 

>> Leia também: Como fazer análises de investimentos por meio das APIs da B3?

Suno Analítica

Por sua vez, a Suno é uma plataforma com os principais indicadores para a B3, contendo a cotação atualizada e a explicação de cada ferramenta. Além disso, são colocadas demonstrações de balanços contábeis, junto a gráficos com os principais indicadores de desempenho. 

Tradingview

Um dos sites mais utilizados por especialistas do mercado financeiro, a Tradingview também está disponível em formato de aplicativo, trazendo  gráficos com a cotação em tempo real e indicadores técnicos. Outro diferencial é em relação aos ativos brasileiros, que aparecem em uma lista personalizada de índices globais para que o investidor consiga ter a visão mundial,

Bônus: Conheça a solução de Market Data Cloud

Uma das funcionalidades mais em alta entre ferramentas para dados da B3 é o acompanhamento em tempo real. Apesar disso, não são muitas as empresas que oferecem uma estrutura de qualidade nesse recurso.

Para gerar relatórios de acompanhamento com alta precisão, baixa latência e maior assertividade na oferta de dados do mercado financeiro, é preciso oferecer uma tecnologia de ponta.

Por isso, a Cedro Technologies desenvolveu o Market Data Cloud, uma ferramenta que faz a integração de dados da bolsa de valores com outras plataformas ou interfaces como sites e aplicativos.

Com esse sistema, empresas e pessoas envolvidas com investimentos têm vasta disponibilidade para obter informação privilegiada do mercado financeiro, com dados de compras e vendas de ações e até mesmo possibilitando a previsão de novos negócios.

Confira como você pode se beneficiar desses dados e elaborar estratégias de curto a longo prazo, para melhorar sua competitividade diante do mercado. Entre em contato com nossos especialistas de Market Data e veja as vantagens!

Recomendados para você

Pessoas em mesa de reunião analisando folhas com gráficos
Market Data para Aplicativos e Cotações da BOVESPA (B3) ...
Homens analisando gráficos em um tablet
Tecnologia e Software para DTVM e Corretoras ...
Tela de computador exibindo dados sobre variações de ações
Excel com cotações da Bovespa e BMF ...