APIInvestimentos e Mercado de Ações

Saiba como automatizar a análise de investimentos usando APIs

Avatar do Vitor Precioso

Por Vitor Precioso

29 junho 2022 - 10:36 | Atualizado em 12 abril 2023 - 18:03


automatizar-a-analise-de-investimentos
5
(1)

Nos últimos anos, o mercado financeiro deixou de ser um bicho de sete cabeças para muitos brasileiros. E o crescimento de cadastros na B3 comprova isso. 

Em 2021, a bolsa de valores do Brasil teve um salto de 43% de novas pessoas físicas cadastradas e conforme a instituição, a B3 atingiu a marca recorde de 5 milhões de investidores em 2022.

Vários fatores podem ter influenciado essa alavancagem. Maior acesso à informação, necessidade de diversificar a renda, sonho de enriquecer e até mesmo mudanças no comportamento da população tornaram o mercado de investimentos muito mais atrativo.  

No entanto, muitos ainda têm dificuldades para realizar investimentos. Seja pelo pouco conhecimento na área, escassez de tempo para estudar o mercado ou pouco raciocínio lógico para fazer análises.

Acompanhar a grande quantidade de informações relacionadas ao mercado, assim como todas as oscilações possíveis podem dificultar (e muito) o trabalho do investidor experiente. Inclusive da pessoa que está fazendo as primeiras aplicações.  

Em vista disso, muitas pessoas estão recorrendo a soluções modernas e tecnológicas para automatizar a análise de investimentos. Tecnologias que, por exemplo, criam protocolos e padrões de acordo com o perfil do investidor

Ao longo desse artigo você vai entender como os recursos tecnológicos e integrados com APIs podem facilitar a rotina dos traders no mercado financeiro.

Boa leitura!

 

Robôs para automatizar a análise de investimentos

Uma das grandes dificuldades dos traders está na falta de tempo para aprender mais sobre o mercado financeiro e operar na bolsa. Mas você sabia que, hoje, a tecnologia pode ajudar?

Soluções tecnológicas como os robôs, por exemplo, já fazem parte do cotidiano das pessoas. E suas funcionalidades se mostraram muito diferentes das idealizadas pelo cinema e livros de ficção.

Claro que, dentro do mundo real ou fictício, a finalidade dos robôs é a mesma: facilitar a vida humana. Usados por indústrias, pelo exército em aeronaves não tripuladas ou no aspirador de pó em casa, hoje eles também estão presentes na medicina, em algoritmos de redes sociais e até na bolsa de valores. 

Exatamente isso que você leu… Agora é possível investir no mercado financeiro através de programas que utilizam inteligência virtual e criam protocolos estipulados previamente. E, assim, realizar análises técnicas de gráficos para determinar a melhor estratégia.

Quem já está a algum tempo operando na bolsa, sabe que o esgotamento físico e mental pode, às vezes, prejudicar uma boa avaliação. Portanto, automatizar a análise de investimentos surge como alternativa para sanar essa dificuldade 

Um investidor humano precisa passar o dia observando oscilações do mercado, volumes, indicadores e padrões gráficos para fazer a projeção futura e executar sua estratégia. Entretanto, isso não precisa mais funcionar desse jeito. Todos os processos podem ser feitos de maneira automatizada por softwares, diminuindo assim o estresse e os riscos de avaliações equivocadas.

Você pode, por exemplo, configurar seu setup trader no modo automático e a ferramenta passa a cuidar do restante. 

 

Dados de mercado financeiro para sua empresa
Acelere o seu projeto no mercado financeiro com as APIs Cedro

Como automatizar esse processo

Os robôs traders não se parecem com as máquinas representadas em filmes. São, na verdade, programas que utilizam a inteligência artificial e algoritmos que seguem um padrão estabelecido para analisar dados e identificar o melhor momento para operar. 

O software funciona alinhado com as táticas definidas pelo trader, fazendo que o investidor, não perca tempo examinando gráficos antes de tomar uma decisão. Isso porque basta acionar o sistema. 

Automatizar a análise de investimentos significa usar o processo de algotrading, que inclui diversas áreas de estudo como computação, matemática, finanças e machine learning. E que transforma o trabalho pesado de análise em um processo lógico que facilita e agiliza o entendimento das tendências do mercado.

Esses algoritmos são assimilados, interpretados e executados por um único software que, ao receber os sinais do trader, disparam ordens de compra e venda para a Bolsa de Valores. 

Usando APIs (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicação), as ordens são enviadas instantaneamente para o mercado. Realizando, assim, operações sem atrasos.

Assim que acessa o sistema,  o trader pode definir regras que vão instruir o robô. Portanto o controle estratégico continua sendo do próprio investidor. 

Inclusive na escolha de qual tipo de robô se enquadra melhor no seu estilo, se trader ou advisor.

O Robô advisor, por exemplo, é indicado para perfis de poupadores e não especuladores. Ele ajuda na escolha da melhor forma de aplicações (renda fixa ou variável), e também vai realizar a alocação, o gerenciamento e o rebalanceamento da carteira. 

O Robô trader, por sua vez, é indicado para quem pretende investir na Bolsa de Valores, trabalhando com ações, opções e futuro no curto prazo.

 

APIs para automatizar a análise de investimentos

Para conseguir trabalhar no mercado financeiro e automatizar a análise de investimentos por meio de robôs, é preciso existir uma ponte para fazer essa conexão. E é aí que entra o uso de APIs para interligar os sistemas .

São os parâmetros e estratégias definidos pelo usuário por meio da integração com a API que vão automatizar o robô, tornando a gestão manual desnecessária. 

 

É possível confiar em um robô para automatizar a análise de investimentos?

Ainda que reduzir a interferência humana em análises possa assustar alguns investidores, é possível confiar em um robô trader. Já faz algum tempo que a inteligência artificial é usada para cirurgias neurológicas, então porque o uso no mercado financeiro seria problema? 

Você confiaria em um sistema para realizar um procedimento cirúrgico, pois eles são mais precisos que a mão humana, concorda?  

A tecnologia robótica tende a ser mais rápida, precisa e segura que os humanos. E mesmo que robôs traders estejam sujeitos às oscilações do mercado, seus diagnósticos ainda serão mais precisos que a mente do investidor, que está sujeita a altos níveis de estresse e preocupações. 

Se você quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar seus investimentos, continue acompanhando nosso blog.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

+ posts

Especialista em Marketing de performance, mídia digital e profissional Certificado Google. Graduado em Comunicação Social com hab. em Publicidade, Propaganda e Marketing. Pós-Graduado em Gestão de Marketing. Ampla vivência em marketing empresarial e marketing digital de performance. Hoje é Head de Marketing na Cedro Technologies responsável pelo planejamento de Marketing e Growth.

Comentários: