O que é uma API financeira e como ela funciona?

Vitor Precioso

21 setembro 2022 - 13:17 | Atualizado em 12 abril 2023 - 18:03

api-financeira

Tecnologias de integração de dados como a API financeira surgem no mercado financeiro para facilitar o dia a dia de trabalho e dar mais acessos a dados e informações que podem ser de muita ajuda na hora de elaborar uma estratégia de investimentos para sua empresa.

Nesse meio, surgem inúmeros tipos de APIs, com diferentes finalidades, cada uma ideal para um planejamento diferente, desde acompanhar ações em tempo real até gerar relatórios com grandes bases de dados históricos de longos períodos.

Entenda mais sobre o que significa API financeira e qual seu papel para empresas!

O que significa API financeira?

O termo API vem do inglês e é uma abreviação para Application Programming Interface, que significa Interface de Programação de Aplicativos. Assim, APIs são ferramentas de integração de dados responsáveis por dar autorização de uso a um ou mais softwares para fazer a conexão entre seus sistemas ou interfaces e realizar transferências de informações, automação de tarefas, manipulação de dados, entre outras permissões.

A API financeira é, portanto, um recurso de tecnologia utilizado para fazer a conexão entre sistemas financeiros, para conectar dados abertos de entidades como instituições financeiras, bancos, fintechs, e-commerces ou lojas virtuais, empresas negociadas na bolsa de valores e qualquer outra empresa que utilize de algum recurso financeiro digital, como pagamentos digitais e acompanhamento de investimentos on-line.

Uma API financeira é muito útil para pessoas ou empresas com interesses no mercado e que lhes seja de alguma utilidade obter dados financeiros de empresas para orientar tomadas de decisão, estratégias de investimento ou iniciativas internas.

Alguns tipos de API financeira são:

  • API para banco: Essa categoria engloba API open banking, muito utilizada por Fintechs; e API para banco digital, para bancos com presença integral ou parcialmente digital.
  • API de pagamento: Esse tipo de API pode englobar a API de consulta de crédito, API pagamento boleto ou API emissão de boleto, todas muito utilizadas por e-commerces e lojas virtuais que oferecem serviços de pagamento pela própria plataforma.
  • API para mercado financeiro: Essa categoria engloba alguns tipos de API, como a API B3, que puxa dados que a própria bolsa de valores oferece; API para ações financeiras, para monitorar e realizar aplicações no mercado financeiro; e API cotações para acompanhar cotações da bolsa em tempo real.

Como funciona a API para mercado financeiro?

A API financeira funciona tornando a rotina de tratamento de dados mais objetiva e automatizada, levando dados de forma acessível e favorecendo análises de dados brutos do mercado.

Uma API para ações financeiras, por exemplo, pode ser uma ferramenta muito útil para previsão de negociações de produtos financeiros. Ela te oferece instrumentos financeiros como ações, moedas, índices, fundos e books de ofertas, que podem ser atualizados em tempo real ou dados históricos.

Algumas das informações que podem ser acessadas são: preços (máximo e mínimo), movimentações e negociações da concorrência, aberturas, liquidez, volumes, volatilidade, entre outros. Essas informações podem basear tomadas de decisões sobre investimentos e negócios futuros para garantir maior assertividade e fundamentação em dados.

A análise da base de dados históricos permite conhecer tendências do mercado e elaborar estratégias de negociação a longo prazo, e o acompanhamento de ações em tempo real oferece o necessário para tomar decisões de curto prazo.

Uma API de dados financeiros funciona, portanto, como uma forte aliada na prevenção de riscos, acompanhamento de tendências e elaboração de estratégias para seus usuários, que podem ser pessoas físicas ou empresas.

>> Saiba mais: Bolsa de valores: você acompanha do jeito certo?

4 motivos para usar uma API em aplicações do mercado financeiro

A princípio, a maior motivação para implementar uma API é trazer mais agilidade e segurança para transferências de dados de qualquer nicho. No caso dos dados de mercado financeiro, ela pode ser um facilitador para inserir dados de cotação em primeira mão em sites, aplicativos, planilhas ou interfaces que possam ser conectadas via API e permitir aos seus clientes acompanhar ações em tempo real.

Entre os benefícios de implementar uma API financeira, estão:

  1. Acessibilidade: Menos burocracia nos serviços financeiros e no acesso a dados privilegiados do mercado.
  2. Fácil usabilidade: Melhor experiência e mais autonomia para o usuário acessar essas informações em sua plataforma, além de fácil uso para seus colaboradores.
  3. Melhorias para o mercado: Digitalização de operações financeiras e aumento da competitividade entre empresas.
  4. Autoridade da empresa: Maior confiabilidade do seu negócio frente ao mercado e aos clientes.

Agora que você sabe os pilares que são otimizados com o uso de ferramentas de integração de dados do mercado de capitais, conheça um pouco mais sobre os tipos de API e como o Market Data Cedro, tecnologia da Cedro Technologies, as oferece em suas soluções.

Por dentro da API de acompanhamento de ações

Como foi dito, algumas das informações às quais o usuário tem acesso com a implementação de uma API de dados privilegiados para cotação da bolsa de valores em tempo real são dados quantitativos, como preços, volumes e indicadores de negociação.

Porém, algumas informações estratégicas também são oferecidas, como notícias do mercado financeiro e de capitais, gráfico de ações em tempo real, análises históricas e relatórios personalizáveis de acordo com os indicadores mais relevantes para sua análise.

Tudo isso pode ser visualizado ou gerado a partir de uma tela que unifica e organiza todas as informações: o Market Data Feed. Abaixo você confere um exemplo da visualização dessas informações:

Conheça as APIs do Market Data Cledro

Existem algumas especialidades técnicas entre as APIs voltadas para a oferta de dados da bolsa de valores que as diferenciam entre si, apesar de terem a mesma finalidade. Os tipos mais conhecidos são: API Rest, FTP e TCP.

A primeira é o tipo mais comum de API da B3 aplicada para esse fim, já que ela oferece os dados em tempo real e de forma rápida. Para planejamentos de curto a médio prazo, essa API é a mais recomendada. A API Rest do Market Data Cedro, por exemplo, é um web service que oferece dados de cotação em formato HIT, ou seja, por requisição e resposta.

No segundo caso, as APIs por FTP fornecem dados de final de dia. A API End-of-Day do Market Data é ideal para investidores satisfeitos com a velocidade padrão e sem a necessidade de atualização imediata, já que fazem planos a longo prazo.

As APIs por protocolo TCP (chamadas também de soquete de fluxo) são recomendadas para aqueles que demandam maior velocidade na atualização dos dados para seus planejamentos. Nessa API, não há solicitação para obter os dados. As APIs Streaming Socket e WebSocket do Market Data Cloud fazem uso desse protocolo e oferecem o sinal com maior velocidade e baixa latência.

Além disso, o Market Data Cloud também conta com a API de Dados Fundamentalistas, que é recomendada para estratégias de mercado, possibilitando um estudo baseado no histórico de dados, com visão a longo prazo.

Em resumo, essas APIs se diferenciam pela velocidade de conexão, tempo de atualização e latência, e a escolha ideal pode variar de acordo com os seus objetivos de negócio. Para descobrir qual é a melhor para seu business, entre em contato com os especialistas do Market Data Cedro e saiba mais!

Recomendados para você

Mão de pessoa clicando em ícone projetado de gráfico
O que é API? Significado ...
Projeto arquitetônico de um edifício
Crystal Data Feed: solução para distribuição de Market Data ...
Telas de exibição de telas da Faste Trade
Bovespa e BM&F Online ...