Quais os tipos de API financeira e como escolher a mais adequada para o seu negócio?

Gustavo Ribeiro

07 setembro 2022 - 09:00 | Atualizado em 12 abril 2023 - 18:03

quais-os-tipos-de-api-financeira-e-como-escolher-a-mais-adequada-para-o-seu-negocio

Com as tecnologias financeiras em ascensão, é natural perceber um avanço do mercado financeiro, tanto em soluções novas que surgem, quanto em desenvolvimento econômico e estrutural, como um todo. Nesse cenário, um dos recursos em alta entre as empresas envolvidas com o mercado financeiro são as APIs financeiras.

Essa tecnologia, que surgiu para facilitar o acesso a dados, tem um papel fundamental na digitalização de operações financeiras, na melhoria da experiência do usuário e no retorno de seu investimento às empresas que as implementam.

Saiba mais sobre API mercado financeiro, o que significa e quais os tipos disponíveis no mercado!

O que é API financeira?

Traduzindo do inglês, Application Programming Interface ou API significa Interface de Programação de Aplicativos. Ela é responsável por fazer a conexão entre sistemas, softwares e aplicativos, trocando dados entre diferentes fontes para automatizar processos manuais.

Uma API financeira é a ferramenta que faz a conexão entre dados do mercado financeiro, lojas virtuais, aplicativos, sistemas de pagamento, informações e notícias da bolsa de valores da bolsa de valores, entre muitos outros dados. Seu objetivo é facilitar o acesso e compartilhamento de dados do mercado para consumidores, empresas ou mesmo APIs de terceiros.

Muito utilizada por fintechs, bancos e instituições financeiras, a API financeira oferece maior segurança e qualidade na prestação de serviços para os clientes, já que facilita os processos burocráticos e simplifica as operações financeiras.

Sem uma API financeira, consumidores que desejassem acessar dados de troca precisariam desenvolver códigos complexos para analisar dados brutos diretamente. Além de ser um processo difícil, por conta do volume de dados durante as trocas, existem diversos métodos de transferência de dados. As APIs tornam a entrega desses dados muito mais precisa, com dados para uso imediato e em pouco tempo de espera.

Por que usar uma API financeira?

Uma solução flexível, que pode ter sua implementação em sites, aplicativos ou soluções financeiras tanto para o consumidor direto quanto para empresas, o uso de API para o mercado financeiro nas empresas traz muitos benefícios além da segurança e agilidade nas transações.

Algumas das vantagens de usabilidade que esse recurso proporciona são:

  • Melhoria na experiência do usuário.
  • Soluções mais simples e de custo reduzido.
  • Autonomia para o usuário na gestão dos dados.
  • Alta compatibilidade na integração entre sistemas.
  • Personalização dos produtos ou serviços pela própria empresa.
  • Soluções mais acessíveis e práticas para quem usa e quem implementa.

O surgimento dessas APIs já impactou diversas áreas, com o surgimento, por exemplo, do Open Banking e o Internet Banking, com recursos de pagamentos, transferências e outras operações financeiras totalmente digitalizadas, fazendo com que o setor evoluísse ainda mais.

Com isso, ferramentas com APIs financeiras trazem vantagens também para seu mercado, como:

  • Digitalização dos processos financeiros.
  • Maior diversidade de produtos e serviços disponíveis no mercado.
  • Maior competitividade entre as empresas que as utilizam.
  • Desburocratização do acesso a serviços ou dados financeiros.

>> Confira: APIs da B3: O que são e por que utilizar nos investimentos

Quais são os tipos de API?

Existem diversos tipos de API disponíveis no mercado para as empresas escolherem, variando entre si nas suas características, como velocidade de captação e oferta de dados, tipo de dado coletado ou ofertado, entre outros.

A escolha da melhor solução varia conforme a área de atuação da empresa, o tipo de sistema que será implementado e a finalidade do recurso. Conheça agora 6 tipos de API para o mercado financeiro e para quem eles são recomendados!

1. API de pagamento

A API de pagamento é implementada para otimizar o processo de pagamentos em plataformas e oferecer maior objetividade e segurança nessas operações. Isso melhora o fluxo do negócio, reduz os custos operacionais, reduz o risco de erros, permite trabalhar com meios digitais de pagamento e integra os clientes com uma oferta de serviços feita de forma digital e omnicanal.

Ideal para empresas com e-commerces, lojas virtuais ou aplicativos, a API de pagamento pode auxiliar os negócios no envio de informações bancárias, na gestão de comprovantes de transações, validação de dados e pagamentos, entre outros.

2. API de consulta de crédito

A API de consulta de crédito permite que o software faça a consulta em instituições como o Serasa. Ela facilita o processo do cliente de sair de um sistema para consultar seu crédito, economizando o tempo do usuário e oferecendo alternativas para casos de negativação.

Esse recurso é recomendado também para empresas com e-commerces, lojas virtuais ou aplicativos, mas que ofereçam consulta a crédito, formas de pagamento e negativação de CPF ou CNPJ pelo próprio sistema.

3. API de emissão de boleto

A API pagamento boleto surge para fazer a entrega de emissão de boletos de forma automatizada, diretamente do software. Ela pode oferecer bancos para trabalhar com o cliente e tirar a necessidade de fazer os processos manualmente, sem burocracias ou tempo de espera.

Essa API pode ser implementada por e-commerces, empresas com lojas virtuais ou aplicativos de compra que queiram oferecer a emissão de boleto pelo próprio software e ampliar o leque de bancos ofertados no pagamento.

>> Leia também: Saiba como automatizar a análise de investimentos usando APIs

4. API de Open Banking

A API Open Banking permite que uma interface de programação seja implementada pelos participantes do sistema para fazer o compartilhamento de dados e serviços de clientes.

Essa é uma API específica para empresas que buscam o compartilhamento de dados e a conexão entre os sistemas de outros bancos, fintechs e empresas.

Com ela, bancos e instituições financeiras têm suas bases de dados abertas com os clientes do mercado, frente a uma autorização dos próprios consumidores. Nesse caso, o compartilhamento de dados pode ir além das instituições que o cliente tem alguma relação, podendo ser cliente ou não.

5. API de banco digital

A API para banco digital é responsável por permitir que empresas entreguem serviços ou produtos bancários como contas digitais, cartões pré-pagos ou outros serviços do setor.

Recomendada para empresas que, mesmo sem pertencer ao ramo financeiro, conhecem bem seu público e querem se destacar de outros bancos tradicionais utilizando esse recurso.

6. API de dados financeiros

Por fim, temos a API de dados financeiros, voltada para a oferta de dados da bolsa de valores (chamado também de Market Data da B3) para acompanhamento em tempo real ou do histórico de movimentações de instrumentos financeiros. Nesse tipo de integração, oferece-se por meio da API dados abertos para cotação de ações da bolsa de valores.

Esse recurso é altamente benéfico para empresas envolvidas com o mercado de ações e querem elaborar uma estratégia competitiva e se destacar de seus concorrentes, com dados privilegiados de alta precisão, além de relatórios e análises robustas.

Confira abaixo os principais tipos de APIs oferecidos pelo Market Data Cloud, solução da Cedro Technologies voltada para a integração de base de dados bolsa de valores:

  • API Rest: Web service de sinal de Market Data para outras interfaces.
  • API Socket: Integração em tempo real de dados da B3 para cotações em curto período de tempo.
  • API WebSocket: Faz a conexão entre navegador e servidor de dados de aplicações da B3, moedas e indicadores.
  • API Tick by Tick: Leva arquivos FTP com atualizações intra-diárias das negociações.
  • API End-of-Day: Com base ajustável, também leva em arquivos FTP dados das negociações e pode ser usada conforme a necessidade.
  • API Fundamentalista: Entrega dados financeiros sobre empresas, indicadores, relatórios de dados e históricos. Conheça um pouco mais sobre essa API no vídeo abaixo!

Agora que você conhece as APIs do Market Data Cloud, fale com um especialista para descobrir qual é a ideal para sua empresa. Comece a utilizar os dados de mercado para elaborar a melhor estratégia de investimento o quanto antes!

Recomendados para você

Homem analisando dados em tela de computador com celular na mão
Guia de como escolher uma API de investimentos para sua empresa ...
Letreiro exibindo dados
Webservice API para Dólar, Euro, Libra e outras moedas – Cotações e Dados ...
Tela exibindo dados de ações
Como integrar Market Data BM&FBOVESPA (B3) via web services REST em XML/JSON ...