Tecnologia

O que é Hackathon e como ela pode ajudar a sua empresa?

Por Vitor Precioso

31 maio 2017 - 14:04 | Atualizado em 02 fevereiro 2023 - 10:28


o-que-e-hackathon-e-como-ajudar-sua-empresa

Você sabe o que é hackathon? A primeira edição aconteceu em 1999, nos Estados Unidos. A palavra, que combina “hack” (o ato de programar com excelência) e “marathon” (de maratona), é conhecida em português, também, como maratona de programação.

O objetivo desse tipo de competição é estimular o pensamento, o planejamento e a execução de projetos com inovação. Por esse motivo, é frequente em startups e empresas de tecnologia, como o Facebook e o Google.

A ideia é exercitar a criatividade dos colaboradores e, ao mesmo tempo, obter soluções para o dia a dia. No Brasil, a prática também vem crescendo e se tornando cada vez mais popular.

Qual a vantagem, porém, de investir em um evento como esse em sua empresa? Confira no post de hoje!

O que é hackathon?

O hackathon é uma maratona de conhecimento, integração, desempenho, otimismo e aprendizado. Ou seja, ele vai além da programação e, por isso, pode ser bastante benéfico para a empresa e ainda incentivar a motivação, a superação e o trabalho em equipe.

Como parte do planejamento para o hackathon, é importante identificar os problemas comuns no cotidiano da empresa para definir seu briefing. A ideia deve ser clara, compreensível e inspiradora. Deve-se, ainda, escolher a plataforma (suficientemente estável para minimizar erros) e as APIs.

É fundamental lembrar que os participantes vão trabalhar ininterruptamente por muitas horas e, por isso, o local deve ser confortável e deve haver boa alimentação. Além disso, é preciso pensar em como garantir seus momentos de descontração, confraternização e descanso.

Uma forma de trazer mais motivação para quem participa de um hackathon é oferecer um prêmio. Pode ser dinheiro ou também uma experiência. E não se esqueça de estabelecer critérios de avaliação transparentes e de conhecimento geral para os projetos.

Vantagens de promover um hackathon em sua empresa

As empresas têm muito a ganhar quando promovem hackathons. Conheça algumas das vantagens:

Contribui para tornar o ambiente mais criativo

Normalmente, as decisões pessoais são baseadas em percepções superficiais, já que cada um tem padrões próprios. Um dos maiores valores do hackathon é unir esforços para que ideias inovadoras fluam e atinjam sua maturação mais rapidamente.

Numa hackathon, por sinal, os participantes colaboram em um grupo e esbarram em colegas que têm padrões mentais e percepções diferentes dos seus. Cria-se, então, o ambiente para que as ideias inovadoras sejam melhor desenvolvidas — e a empresa se torna mais ágil, integrada e preparada para lidar com desafios.

Aumenta a motivação

Quando é bem organizada, a hackathon motiva e transforma a forma de pensar, seja dentro ou fora da empresa. Tenha em mente que a finalidade do processo é contribuir, participar e evoluir.

Incentiva a inovação

No cenário atual, em que a inovação é crucial, um hackathon pode ajudar a criar e/ou reforçar a cultura de inovação na empresa.

Facilita o recrutamento de profissionais

Um hackathon traz para a empresa a oportunidade de atrair bons programadores, se houver participantes que não estão no quadro de funcionários. Eles podem ser convidados ou recrutados em faculdades, portais e até redes sociais.

Geralmente, os participantes são jovens universitários e com pouca experiência, mas muito dispostos a aprender e criar.

Potencializa os resultados

Outros benefícios incluem: valorização do foco em resultados de curto prazo, auxílio na identificação de diferentes soluções (e protótipos) para um mesmo problema, geração de oportunidades de negócio e estímulo à integração.

Em outras palavras, o hackathon é um acelerador de ideias. São encontros que fomentam a criatividade individual, acostumam os participantes ao pensamento rápido e ao desenvolvimento ágil, e ampliam a capacidade de comunicação entre as equipes enquanto despertam o lado competitivo dos integrantes.

Agora que você já sabe o que é hackathon, quer ficar por dentro de mais dicas e novidades? Siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Twitter, no YouTube e no LinkedIn!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.