Google API: entenda as principais funções

Rogério Marques

06 abril 2017 - 14:40 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:39

Pessoa utilizando tablet com página do Google sendo exibida

Você pode até não saber o que é um API, mas com certeza já utilizou um. Essa sigla está por trás do funcionamento de softwares, sites, blogs, redes sociais e muitas outras mídias.

O que é API? Se não conhece o conceito acesse aqui.

Atualmente, um dos mais famosos é o Google API. Mas, antes de falar sobre ele, vamos saber mais sobre o que significam essas três letrinhas?

O que é um API?

A sigla API significa Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos, em português. Trata-se do conjunto de aplicações que permitem a construção de uma interface inteligente.

Traduzindo: o API é o motor dos aplicativos que você utiliza. Ele é quem faz a ligação de todos os recursos necessários para que um software funcione bem para o usuário.

Portanto, enquanto você está lendo este texto, uma série de conexões entre aplicações diversas está trabalhando para garantir a interface que você está vendo. Este é o trabalho do API.

Como funciona um API?

Seu funcionamento se dá pela combinação e comunicação entre diversos códigos. Eles definem o comportamento dos componentes da interface, de acordo com a programação estabelecida pelo profissional de TI responsável.

O API pode interligar diversos códigos no mesmo site, o que torna possível que a aplicação reúna muitas funcionalidades em um só ambiente.

Um exemplo de um bom funcionamento de API é o cadastro em sites específicos. Em vez de usar um formulário próprio de cadastro, o site “pega emprestado” as suas informações do Facebook, com o seu consentimento.

Isso só é possível devido à atuação do API, interligando as duas funcionalidades. Mas um API pode trazer possibilidades diversas como ampliar o acesso a bolsas de valores, para quem é investidor.

Quais as funcionalidades do Google API?

Dentre os vários APIs que o Google oferece, um dos principais destaques é o Google Maps API. Trata-se de um serviço gratuito que pode ser utilizado em qualquer site. Também existem versões pagas, com mais recursos, mas o API livre já possui funcionalidades suficientes para que sua empresa possa se tornar mais conhecida.

Por meio do Google Maps API, você pode incorporar várias funcionalidades ao seu site ou aplicação, dependendo da necessidade da sua empresa. Veja algumas possibilidades:

  • é possível incorporar um mapa do Google na sua página. Além disso, com a ajuda de outros APIs dentro do sistema, você consegue adicionar conteúdo ao mapa;
  • se você quiser proporcionar uma melhor visualização do mapa no seu site, é possível incorporar uma versão 3D, utilizando um aplicativo baseado em Flash;
  • para ampliar a experiência do cliente, o Google Maps API permite que você inclua um globo digital em 3D no seu site;
  • é possível incluir rotas e informações relevantes que levem o cliente à sua empresa pelo caminho mais rápido;
  • além disso, você consegue adicionar, no próprio Google Maps, informações da sua empresa, localização, sinalização com logomarca e muito mais!

Viu só quantas possibilidades de utilização possui o Google API? Agora que você já conhece este aplicativo, compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais e deixe que eles também conheçam mais sobre o assunto!

Recomendados para você

Pessoas tendo reunião em escritório
Como ser um testador no Agile? ...
Ilustração de várias pessoas apontadas para uma engrenagem
Data-driven marketing: uma solução em tempos de crise ...
Homem sentado analisando gráficos de ações em computador
Uso de tecnologia financeira: saiba quais erros você precisa evitar ...