Estratégias para criar um aplicativo de investimentos para corretoras

Thamara Araujo

12 março 2024 - 10:55 | Atualizado em 25 março 2024 - 14:03

Corretoras que querem se destacar no mercado, alcançar rapidamente seus objetivos, melhorar suas operações e oferecer uma experiência de excelência aos seus clientes precisam reconhecer a importância da tecnologia. Uma das formas de conseguir isso é criar um aplicativo de investimento personalizado.

Um aplicativo de investimento personalizado moderniza as operações de uma corretora e otimiza a vida do investidor, que pode se valer de diversos recursos para fazer aplicações financeiras. 

Nesse artigo, explicamos a importância de construir um aplicativo de investimentos e um guia para a sua criação. Acompanhe!

Por que investir em um aplicativo de investimentos personalizado

De acordo com a pesquisa da FGV, a média é de dois dispositivos digitais por brasileiro. Isso evidencia que é praticamente impossível encontrar alguém que não utilize celular nos dias de hoje. 

Essa disseminação da tecnologia faz um produto computacional, como um aplicativo de investimentos, ser a escolha ideal para a modernização do mercado financeiro.

Mas essa não é a única razão. Veja outros motivos para criar um aplicativo de investimento para corretoras:

  • Eficiência: a automação, recurso presente em um aplicativo de investimentos, agiliza processos, otimizando o gerenciamento dos investimentos pelos clientes. Os corretores podem fornecer negociação e gerenciamento de contas eficientes, por exemplo.
  • Escalabilidade: os aplicativos de investimento podem ser personalizados para atender a uma ampla gama de clientes, desde investidores individuais até grandes instituições.
  • Experiência do usuário: as soluções são projetadas focando no usuário. Elas oferecem interfaces intuitivas, navegação tranquila e fluxos de trabalho simplificados, garantindo uma experiência amigável para investidores iniciantes e experientes.
  • Insights baseados em dados: tal tecnologia gera relatórios e análises detalhadas, oferecendo aos clientes uma visão abrangente de seus portfólios de investimentos e desempenho;
  • Integração: permite a conectividade com bancos de dados e portais de clientes existentes. Isso simplifica o processo de integração e garante uma vivência unificada para os investidores e/ou traders.
  • Manutenção e melhoria: as soluções são modulares, reduzindo custos de desenvolvimento e facilitando a integração de novas funcionalidades. 

Etapas para criar um aplicativo de investimento

Dada a importância da solução para modernizar as operações do seu negócio, é provável que você esteja se perguntando como criar um aplicativo de investimentos para corretoras. Abaixo, estão as principais etapas envolvidas na criação da tecnologia: 

Etapa 1: Defina seus objetivos

Qual é o objetivo do seu aplicativo de investimento? Ele é direcionado a investidores de varejo ou clientes institucionais? Portanto, a primeira etapa é definir seu público-alvo e os principais recursos que seu aplicativo deve oferecer. 

Normalmente, esse é um passo simples, pois basta levar em conta o público-alvo da corretora e o interesse do seu negócio em conquistar novos perfis de clientes. 

Etapa 2: Faça uma pesquisa de mercado

Pesquise as preferências e necessidades dos seus potenciais usuários e adapte a funcionalidade do seu aplicativo, de forma que atenda aos anseios mapeados.

Além disso, fazer uma pesquisa de mercado ajuda sua corretora a mapear outros aplicativos de mesma natureza, auxiliando na descoberta de novas ideias.

Etapa 3: Projete seu aplicativo

Crie um design de aplicativo detalhado, incluindo os elementos da interface do usuário (UI) e da experiência do usuário (UX). Considere como os usuários navegarão no aplicativo, visualizarão os dados e interagirão com eles. 

Certifique-se de que seu design seja responsivo, ou seja, adaptado para vários dispositivos (tablet, celular etc.).

Etapa 4: Escolha as tecnologias

Selecione as ferramentas de desenvolvimento, linguagens de programação e tecnologias que melhor se adequam ao seu projeto. Considere fatores como compatibilidade entre plataformas, segurança e escalabilidade. 

Para um aplicativo de investimento robusto, você pode optar por uma combinação de tecnologias web e móveis.

Etapa 5: Desenvolva o back-end

Essa etapa trata do gerenciamento de dados, autenticação de usuários e lógica de negócios. Certifique-se de que seu back-end seja seguro e capaz de lidar com dados em tempo real. 

Etapa 6: Crie interfaces de front-end

Com base no design que você criou, implemente princípios de design responsivo para garantir uma experiência de usuário perfeita em diferentes dispositivos. Concentre-se na criação de interfaces fáceis de usar para gerenciamento de contas, visualização de dados e negociação.

Etapa 7: Implemente recursos de segurança

Esses recursos incluem criptografia, autenticação e autorização para proteger os dados do usuário e as transações financeiras. Por exemplo, considere o logon único (SSO) por conveniência. Implemente protocolos de autorização para controlar os níveis de acesso do usuário.

Etapa 8: Teste e garantia de qualidade

Teste rigorosamente seu aplicativo em busca de bugs, vulnerabilidades e usabilidade. Conduza testes unitários e de integração para garantir a estabilidade e segurança do aplicativo.

Etapa 9: Realize a implementação

Prepare seu aplicativo para publicação na plataforma escolhida. Certifique-se de cumprir as diretrizes e regulamentos específicos da plataforma.  

Etapa 10: Capacite o usuário

Forneça materiais e recursos de treinamento para ajudar os usuários a se familiarizar com seu aplicativo. Forneça canais de suporte ao cliente para qualquer assistência que ele possa precisar.

Etapa 11: Promova melhorias 

Reúna continuamente feedback e dados dos usuários para melhorar seu aplicativo. Desenvolva novos recursos para se manter competitivo e atender às crescentes expectativas dos usuários.

Acelere o desenvolvimento do seu aplicativo de investimentos com a Cedro 

A Cedro Technologies é a parceira ideal para ajudá-lo a desenvolver aplicações para investidores e/ou traders. Para isso, oferece duas ótimas soluções: 

Home Broker

A plataforma Home Broker oferece uma experiência de investimento abrangente e personalizada. Além de segura e estável, fornece recursos avançados que podem ser customizados para atender às necessidades do seu negócio. 

A solução é robusta, escalável e preparada para lidar com grandes volumes de transações, proporcionando a realização de operações de investimento ágil e eficiente.

Cedro WebView

O Cedro WebView oferece módulos simplificados para renda variável, como carteira, pedidos, cotações e negociações, acelerando o desenvolvimento do seu aplicativo de investimento e tornando-o mais ágil e moderno. 

Simplifique com a Cedro

Independentemente das suas necessidades, a Cedro Technologies está pronta para ajudar no desenvolvimento de um aplicativo que atenda às expectativas dos investidores.

Com nossa experiência e tecnologias avançadas, você terá o suporte necessário para criar uma plataforma de investimento com a qualidade e personalização que seus clientes merecem.

A criação de um aplicativo de investimentos personalizado é uma estratégia fundamental para a corretora que quer alcançar seus objetivos rapidamente. Com a solução, as corretoras não apenas facilitam transações, mas também se estabelecem como parceiros de confiança na jornada de investimento de seus clientes.

A Cedro Technologies quer ser sua aliada nessa jornada rumo ao sucesso no mercado de investimentos. Entre em contato conosco!

Recomendados para você

confira-como-melhorar-a-sua-analise-tecnica-do-mercado-financeiro
Confira como melhorar a sua análise técnica do mercado financeiro ...
Integração com Tesouro Direto (B3) via Crystal Broker ...
Homem em traje social na frente de prédio com mulher analisando folha em segundo plano
13 dicas para profissionais de finanças se diferenciarem ...