Segurança Digital: tudo o que você precisa saber!

Bruno Zago

06 dezembro 2022 - 11:00 | Atualizado em 13 julho 2023 - 18:58

tudo-sobre-seguranca-digital

Os dados são o ouro do século XXI e isso é inegável. Fundamental para criar estratégias de vendas, tomada de decisões do negócio e gestão de pessoas. Afinal, o mundo está cada vez mais digitalizado, movimento acelerado ainda mais pela pandemia do COVID-19.

Logo, assim como o ouro físico, o digital precisa ter alguns cuidados e atenção básica. Afinal, invasões que atacam dados e fazem eles serem vazados podem prejudicar – e muito – a imagem da sua empresa e até gerar danos financeiros graves e irreversíveis.

Por isso, é importante estar ciente de algumas boas práticas de segurança digital, para aplicar no seu negócio e evitar problemas futuros.

Boas práticas para segurança digital

Uma empresa lida com infindáveis informações diariamente e, grande parte delas, são considerados dados sensíveis – ou informações sigilosas. Informações de fornecedores, clientes, contratos, dados de funcionários e inúmeras outras.

E o cerco com essas informações vem se fechando cada dia mais, em especial depois da introdução da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Agora, a responsabilidade com esses dados fica ainda mais delicada e pode gerar grandes riscos jurídicos para as empresas. 

Abaixo separamos algumas dicas para que a sua empresa tenha a cultura de segurança digital, garantindo a proteção desses dados. 

Leia também: LGPD e atendimento digital: o que muda?

mão tocando ícone de segurança digital

1. Construa a sua segurança digital seguindo a LGPD

A LGPD não é opcional ou apenas mais uma lei que pode ser burlada. Diversas empresas, entre elas grandes nomes de diversos setores – como Leroy Merlin, Centauro, Cyrela e até o Uber – já sofreram multas milionárias por mau tratamento das informações, o que gerou vazamento de dados sensíveis.

Outro fator que está gerando punições severas as companhias, é o uso indevido das informações e venda desses dados para outras empresas. Isso era comum em empresas de marketing, que pegavam dados de bancos comprados e disparavam campanhas sem que a pessoa tivesse se cadastrado ou autorizado essa divulgação. 

Então, ao montar sua estratégia de segurança digital, tenha as normas da Lei Geral de Proteção de Dados apoiando essa construção. Afinal, isso reduzirá drasticamente o risco de ir contra as normas pré-estabelecidas e as chances de receber uma dura multa. 

Leia também: Segurança Digital: tudo o que você precisa saber!

2. Escolha um bom servidor para os dados em nuvem

A famosa tecnologia Cloud – ou nuvem – veio para facilitar o armazenamento de dados. Tanto no ponto de vista de segurança da informação, quanto nos custos para que essas informações sejam armazenadas.

Antes, para ter armazenamento de informações, requer grandes custos com compra de servidores, manutenção do equipamento e adaptação de um local físico próprio para deixá-los. Além dos riscos de ataques e até vírus, que podiam ser implementados internamente.

Outra grande vantagem do Cloud Computing, é a possibilidade de acessar dados em tempo real, de qualquer lugar e qualquer dispositivo. Isso facilita e muito a troca de informações entre departamentos e acesso a dados importantes de forma simples e rápida.

Porém, esse sistema também sofre grandes riscos de ter seus dados vazados, ainda mais por conta de concentrar dados base de diversos clientes. Ainda assim, as vantagens superam os possíveis riscos.

Na hora de escolher, entretanto, é preciso se atentar ao que aquele servidor oferece para o seu negócio: quais são os serviços, níveis de segurança e controle de riscos que vão garantir que as informações da sua empresa estão em “boas mãos” e seguros.

3. Efetue o backup

O backup é fundamental para garantir a segurança dos dados e também evitar perda de informações importantes. Mesmo com servidor em nuvem, pode-se ocorrer problemas de integração nesse servidor, quedas no serviço, picos de energia e até atualizações mal sucedidas. 

Por isso, contratar um sistema de armazenamento em nuvem que de um ótimo armazenamento de dados para backup, com segurança e proteção de dados.

 

dedo indicador toca ícone digital

4. Crie uma política de uso para os dispositivos móveis

Os dispositivos móveis – principalmente celulares – já fazem parte de nós. Usamos para cada atividade do dia-a-dia e isso impacta na segurança digital das empresas. Em especial se existe a possibilidade de conectar contas de e-mail, sistemas e até o Wi-Fi da organização. 

Isso se deve ao fato que esses dispositivos não possuem os mesmos mecanismos de segurança, aumentando consideravelmente as chances de ataques cibernéticos. Além disso, correm o risco de serem roubados na rua. 

Evitar 100% o risco é difícil, a não ser que exista uma política bem restrita de uso do celular no trabalho e utilização das ferramentas corporativas no aparelho pessoal. De qualquer forma, é importante ter bem descrita a política de segurança digital para funcionários, definindo quais são as responsabilidades e consequências de possíveis exposições de dados sensíveis da empresa.

A utilização de dispositivos móveis pelos colaboradores é uma realidade nas empresas. Porém, eles são muito vulneráveis a riscos e podem afetar diretamente a segurança digital da organização.

Outra tática importante é criar dispositivos de controle das máquinas e computadores da empresa. Bloqueio de USB, rastreio de aplicativos instalados na máquina e instalação de antivírus em todos, é uma das boas práticas para garantir a segurança dos dados.

5. Tenha treinamento de segurança digital para os colaboradores

Investir em treinamento não é gasto, ainda mais quando o assunto é segurança das informações. Querendo ou não, o maior fator de risco para exposição de dados sensíveis são os funcionários e, muitas vezes, ocorre de forma acidental.

Os e-mails corporativos são fonte de ataque de alguns mecanismos que tentam fisgar dados sensíveis ou implantar vírus através de algumas táticas. 

Grande parte desses ataques ocorrem por falta de conhecimento e atenção dos usuários. Por isso, investir nesse treinamento aumenta a conscientização e reduz os riscos de essas falhas ocorrerem.

Saiba tudo sobre segurança digital na Cedro!

 Agora que você aprendeu um pouco mais sobre os sistemas de segurança digital e como isso pode beneficiar sua empresa, continue explorando o nosso blog para encontrar conteúdos completos com tudo que você precisa saber sobre antifraude e compliance e mantenha-se informado sobre as novidades e assuntos mais importantes do momento. 

Aqui na Cedro, contamos com uma equipe de profissionais especializados trabalhando para trazer os mais variados assuntos que podem te ajudar na tomada de decisões e impulsionar sua empresa. Até a próxima!

Recomendados para você

Homem utilizando celular com símbolo de rede atrás
[EBOOK] O futuro da abertura de contas digitais: mobilidade e foco na experiênci ...
Mulher com trajes sociais usando headset e utilizando o computador
Como as listas restritivas podem ajudar a reputação de uma empresa? ...
Banner de Data Engine com mulher ao fundo
Cadastro Digital: Um produto Cedro ...