Como a automação de processos e gestão empresarial pode ajudar sua empresa

Rogério Marques

14 março 2023 - 09:00 | Atualizado em 10 abril 2023 - 14:54

automacao-de-processos-e-gestao-empresarial

A automação de processos e a gestão empresarial são práticas cada vez mais comuns em empresas modernas e inovadoras.

Isso porque podem trazer múltiplos benefícios, como redução de custos, aumento da eficiência, melhoria da qualidade dos processos e otimização do tempo dos funcionários. Ou seja, o diferencial que mantém a empresa lucrativa e financeiramente saudável.

Neste post vamos mostrar que aliar a automação de processos à gestão empresarial é um método que pode aumentar a eficiência do seu negócio e acelerar o alcance dos seus objetivos. Acompanhe! 

O que é gestão empresarial?

Gestão empresarial é o nome dado às estratégias e/ou ações adotadas por uma empresa para alcançar seus objetivos. Esse processo tem como foco maximizar a eficiência operacional e garantir a saúde financeira da organização.

A gestão empresarial utiliza uma variedade de técnicas e práticas para atingir seu propósito, como planejamento estratégico, ações de marketing, automatização de processos, qualificação dos colaboradores, acompanhamento de vendas e outras.

O que é automação de processos?

Automação de processos refere-se ao uso de tecnologias para automatizar tarefas que antes eram feitas manualmente. Essa automação, além de poder ser aplicada em diversos departamentos e áreas da empresa, permite que os colaboradores foquem em tarefas mais complexas e estratégicas do negócio.

Por exemplo, enviar e-mail marketing e emitir boletos são atividades manuais que podem ser automatizadas.

Vantagens de combinar automação de processos e gestão empresarial

Ao combinar essas duas estratégias, além de poder ter um ambiente de negócios mais eficiente, uma empresa pode aproveitar as seguintes vantagens:

1- Redução de custos 

A automação de processos pode reduzir a necessidade de mão de obra humana para tarefas repetitivas, como consultar produtos em estoque. Com isso, a empresa reduz custos com recursos humanos.

Além disso, a automação de processos reduz a incidência de erros normalmente cometidos por humanos. Dessa forma, a organização reduz prejuízos financeiros causados por retrabalhos.

2- Aumento da produtividade e eficiência

Outro benefício é o aumento da eficiência dos processos, o que eleva a produtividade da empresa.

Por exemplo, organizações que possuem uma tecnologia de gestão integrada não precisam inserir seus dados operacionais em planilhas diariamente. O próprio sistema faz isso no dia a dia, o que ajuda a monitorar processos como vendas e pagamentos.

3- Foco em atividades estratégicas para a empresa

Ao usar softwares que lidam com tarefas repetitivas, os colaboradores têm mais tempo livre para focar em atividades estratégicas visando o crescimento da empresa. Como resultado, ela pode atingir seus objetivos rapidamente, como expandir-se no mercado. 

4- Diferencial competitivo

A combinação da automação de processos com as técnicas da gestão empresarial possibilita que a organização execute suas demandas de forma mais rápida e eficiente. Como consequência, isso resulta em uma vantagem competitiva em relação às concorrentes que não usam essas estratégias. 

5- Modernização da empresa

Aderir às principais tendências da transformação digital é uma forma de garantir que a empresa produza mais gastando menos. Além disso, a modernização da marca a torna mais adaptável às mudanças do mercado, possibilitando que ela se mantenha competitiva perante a concorrência.

6- Satisfação do cliente 

A melhoria dos processos ocasionada pela combinação desses dois fatores permite que a empresa forneça produtos e serviços de melhor qualidade e mais rapidamente. Isso contribui para a satisfação do cliente, aumentando a chance de que ele volte a fazer negócios com a marca.

Setores em que a automação de processos pode ser implementada

Na gestão empresarial, é importante integrar todas as áreas e departamentos da empresa para que trabalhem em conjunto visando seu crescimento.

A automação de processos ajuda sua organização a conseguir isso, pois pode ser implementada em setores como:

  • Produção e manufatura: a automação de processos pode ser usada para automatizar tarefas de produção e manufatura, como montagem de produtos, embalagem e inspeção de qualidade.
  • Finanças e contabilidade: entre as tarefas contábeis e financeiras que podem ser automatizadas, estão as contas a pagar e a receber, conciliação bancária e folha de pagamento, por exemplo.
  • Atendimento ao cliente: tarefas como atendimento ao cliente, triagem de chamadas, resposta a e-mails e processamento de pedidos podem ser automatizadas.
  • Recursos humanos: a tecnologia pode ser usada no gerenciamento da folha de pagamento, admissão e demissão de funcionários, controle de benefícios, além da gestão de férias e licenças.
  • Marketing e vendas: estratégias de marketing como e-mail marketing, segmentação de audiência, análise de dados e outras podem ser automatizadas. 

Como vimos, aliar automação de processos e gestão empresarial é uma estratégia que pode garantir diversos benefícios para uma empresa. Entre eles estão redução de custos, modernização de processos, competitividade e aumento de produtividade.

Gostaria de ter acesso a mais conteúdos como este para ajudar sua empresa a crescer e se tornar mais competitiva no mercado? Fique ligado em nosso blog para mais tendências de gestão empresarial!

Recomendados para você

Pessoa interagindo com inteligência artificial no celular
Como a inteligência artificial ajuda a retenção de clientes? ...
Homem com camisa social utilizando computador
Porque você deve substituir seu portal de investimentos por um novo, mais comple ...
Mulher utilizando computador com cartão na mão
Entenda qual o impacto das fintechs no sistema bancário ...