Como a automação de processos e gestão empresarial pode ajudar sua empresa

Rogério Marques

14 março 2023 - 09:00 | Atualizado em 10 abril 2023 - 14:54

automacao-de-processos-e-gestao-empresarial

A automação de processos e a gestão empresarial são práticas cada vez mais comuns em empresas modernas e inovadoras.

Isso porque podem trazer múltiplos benefícios, como redução de custos, aumento da eficiência, melhoria da qualidade dos processos e otimização do tempo dos funcionários. Ou seja, o diferencial que mantém a empresa lucrativa e financeiramente saudável.

Neste post vamos mostrar que aliar a automação de processos à gestão empresarial é um método que pode aumentar a eficiência do seu negócio e acelerar o alcance dos seus objetivos. Acompanhe! 

O que é gestão empresarial?

Gestão empresarial é o nome dado às estratégias e/ou ações adotadas por uma empresa para alcançar seus objetivos. Esse processo tem como foco maximizar a eficiência operacional e garantir a saúde financeira da organização.

A gestão empresarial utiliza uma variedade de técnicas e práticas para atingir seu propósito, como planejamento estratégico, ações de marketing, automatização de processos, qualificação dos colaboradores, acompanhamento de vendas e outras.

O que é automação de processos?

Automação de processos refere-se ao uso de tecnologias para automatizar tarefas que antes eram feitas manualmente. Essa automação, além de poder ser aplicada em diversos departamentos e áreas da empresa, permite que os colaboradores foquem em tarefas mais complexas e estratégicas do negócio.

Por exemplo, enviar e-mail marketing e emitir boletos são atividades manuais que podem ser automatizadas.

Vantagens de combinar automação de processos e gestão empresarial

Ao combinar essas duas estratégias, além de poder ter um ambiente de negócios mais eficiente, uma empresa pode aproveitar as seguintes vantagens:

1- Redução de custos 

A automação de processos pode reduzir a necessidade de mão de obra humana para tarefas repetitivas, como consultar produtos em estoque. Com isso, a empresa reduz custos com recursos humanos.

Além disso, a automação de processos reduz a incidência de erros normalmente cometidos por humanos. Dessa forma, a organização reduz prejuízos financeiros causados por retrabalhos.

2- Aumento da produtividade e eficiência

Outro benefício é o aumento da eficiência dos processos, o que eleva a produtividade da empresa.

Por exemplo, organizações que possuem uma tecnologia de gestão integrada não precisam inserir seus dados operacionais em planilhas diariamente. O próprio sistema faz isso no dia a dia, o que ajuda a monitorar processos como vendas e pagamentos.

3- Foco em atividades estratégicas para a empresa

Ao usar softwares que lidam com tarefas repetitivas, os colaboradores têm mais tempo livre para focar em atividades estratégicas visando o crescimento da empresa. Como resultado, ela pode atingir seus objetivos rapidamente, como expandir-se no mercado. 

4- Diferencial competitivo

A combinação da automação de processos com as técnicas da gestão empresarial possibilita que a organização execute suas demandas de forma mais rápida e eficiente. Como consequência, isso resulta em uma vantagem competitiva em relação às concorrentes que não usam essas estratégias. 

5- Modernização da empresa

Aderir às principais tendências da transformação digital é uma forma de garantir que a empresa produza mais gastando menos. Além disso, a modernização da marca a torna mais adaptável às mudanças do mercado, possibilitando que ela se mantenha competitiva perante a concorrência.

6- Satisfação do cliente 

A melhoria dos processos ocasionada pela combinação desses dois fatores permite que a empresa forneça produtos e serviços de melhor qualidade e mais rapidamente. Isso contribui para a satisfação do cliente, aumentando a chance de que ele volte a fazer negócios com a marca.

Setores em que a automação de processos pode ser implementada

Na gestão empresarial, é importante integrar todas as áreas e departamentos da empresa para que trabalhem em conjunto visando seu crescimento.

A automação de processos ajuda sua organização a conseguir isso, pois pode ser implementada em setores como:

  • Produção e manufatura: a automação de processos pode ser usada para automatizar tarefas de produção e manufatura, como montagem de produtos, embalagem e inspeção de qualidade.
  • Finanças e contabilidade: entre as tarefas contábeis e financeiras que podem ser automatizadas, estão as contas a pagar e a receber, conciliação bancária e folha de pagamento, por exemplo.
  • Atendimento ao cliente: tarefas como atendimento ao cliente, triagem de chamadas, resposta a e-mails e processamento de pedidos podem ser automatizadas.
  • Recursos humanos: a tecnologia pode ser usada no gerenciamento da folha de pagamento, admissão e demissão de funcionários, controle de benefícios, além da gestão de férias e licenças.
  • Marketing e vendas: estratégias de marketing como e-mail marketing, segmentação de audiência, análise de dados e outras podem ser automatizadas. 

Como vimos, aliar automação de processos e gestão empresarial é uma estratégia que pode garantir diversos benefícios para uma empresa. Entre eles estão redução de custos, modernização de processos, competitividade e aumento de produtividade.

Gostaria de ter acesso a mais conteúdos como este para ajudar sua empresa a crescer e se tornar mais competitiva no mercado? Fique ligado em nosso blog para mais tendências de gestão empresarial!

Recomendados para você

Banner de Insurtech com ícones diversos
O que as insurtechs têm a ensinar quanto à transformação digital? ...
Banner escrito BLOCKCHAIN com mapa dos continentes em segundo plano
Blockchain: O que significa e quais são as suas possibilidades? ...
Pessoas analisando gráficos em tela de tablet
7 técnicas essenciais para um planejamento eficaz ...