Por que contratar empresa de software com setor de qualidade

Rogério Marques

16 julho 2020 - 16:42 | Atualizado em 12 abril 2023 - 18:48

Pessoas em escritório utilizando computadores

A qualidade de um produto voltado para a sua transformação digital começa desde antes do seu desenvolvimento, quando a empresa de software e a equipe que trabalhará no projeto são definidas. Esse time terá vários desafios durante a criação da solução, mas precisa ter o apoio de especialistas voltados para o controle da qualidade com suporte adequado para que tudo funcione perfeitamente.

A área da qualidade tem entre suas responsabilidades garantir boa usabilidade das ferramentas, estabilidade da plataforma, manutenção das funcionalidades, identificação de falhas, entre outras tarefas que permitem garantir a integridade do produto e dos dados utilizados.

Esses são alguns motivos que mostram a importância de se certificar que a empresa de software tenha um setor de qualidade para acompanhar o funcionamento correto das soluções contratadas. Para você entender melhor esse impacto, explicamos neste artigo por que o setor deve estar presente nos serviços do seu fornecedor!

Como funciona o controle de qualidade?

O controle de qualidade acompanha o desenvolvimento do projeto e suas evoluções. O objetivo principal é evitar que os serviços sejam entregues com falhas nas funcionalidades ou até riscos de segurança, para que o cliente se sinta mais seguro na utilização.

Soluções digitais passam por atualizações constantes, mesmo quando os clientes já estão utilizando os serviços. Com isso, a atenção e o cuidado para evitar falhas precisam ser redobrados. Antes de implementar as atualizações no software, o setor de qualidade atua para conferir os sistemas e ferramentas. Para isso, duas estratégias são essenciais: a aplicação de testes e a análise de indicadores de avaliação.

Realizando testes

Os testes de qualidade devem ser feitos constantemente, idealmente entre cada ciclo de entregas. Atualmente, a maioria é realizada de forma automatizada, a partir de códigos que avaliam as funcionalidades.

Cada alteração a ser aplicada na plataforma precisa passar por esse procedimento, pois é uma forma de identificar se as mudanças podem prejudicar o funcionamento. Se houver algum problema, deverá aparecer no resultado.

A equipe de qualidade deve ter a habilidade necessária para rodar esses testes na solução sempre que necessário. Dessa forma, evita o surgimento de bugs e garante a consistência do produto.

Avaliando os indicadores

O sucesso do projeto depende não só identificação de erros, mas na busca por processos que evitem essas falhas. Para isso, é necessário contar com métricas que apontam os pontos fortes e fracos do desenvolvimento da solução.

Os indicadores de qualidade permitem aplicar melhorias nas entregas, na produtividade e na agilidade de todo o processo de criação. A constante evolução do ecossistema de inovação é uma forma de garantir um trabalho cada vez melhor e livre de erros.

Conheça os benefícios de uma empresa de software com área de qualidade

A área de qualidade traz vários benefícios para o desenvolvimento dos produtos. Além de levarem reforço para o bom funcionamento das soluções, os profissionais desse setor cuidam para que as funcionalidades atendam às solicitações realizadas e garantam uma boa experiência do usuário.

As necessidades do cliente precisam estar bem alinhadas com os serviços contratados na empresa de software. Nesse sentido, algumas vantagens se destacam para ambos os lados da parceria, como apontamos a seguir.

Redução de custos

Quando um problema é identificado tardiamente, muito provavelmente já ocasionou vários danos e prejuízos nos processos, tanto para o cliente como para o fornecedor. Enquanto o mau funcionamento da solução afeta o desempenho das atividades do contratante, a contratada tem mais dificuldade para contornar as falhas.

Consequentemente, há um custo maior na correção do problema, que poderia ser evitado ainda na fase inicial do desenvolvimento da solução. A área de qualidade atua para garantir uma detecção precoce, levando à redução de custos dos processos de criação, manutenção e suporte dos sistemas.

Prevenção de falhas

As consequências negativas dos defeitos na plataforma podem ser desastrosas, não só em termos de custos, mas na integridade de dados. Isso pode até mesmo arruinar a reputação de uma empresa.

A prevenção de falhas é realizada nos ciclos de testes, identificando os defeitos antes de liberar o uso dos sistemas pelos clientes. É uma forma de diminuir a possibilidade de ocorrer erros críticos nas situações mais inesperadas.

Rápida correção de erros

Identificar as falhas cedo permite mais facilidade na correção dos problemas, pois eles têm menos impacto na cadeia geral do software. Enquanto o cliente ainda não passou a utilizar uma funcionalidade, a pressão para as correções normalmente são menores.

Imagine se a sua empresa contrata uma plataforma e um erro crítico interrompe as atividades de todo o negócio. A correção deverá ser feita o mais rápido possível, mas nem sempre isso acontecerá.

Quando mais um erro avançar no desenvolvimento da solução, mais difícil será para identificar a sua origem. Logo, a correção também será mais demorada. Por outro lado, uma equipe de qualidade com as melhores ferramentas para testes automatizados consegue impedir a presença tardia de problemas.

Produtividade da equipe

Há uma forte relação entre a produtividade dos desenvolvedores no projeto e a correção de erros. Afinal, quanto menos problemas surgirem na construção das funcionalidades, melhor a equipe poderá investir seu tempo.

A sinergia entre as equipes de criação e de teste, bem como outros atuantes do processo, traz bons resultados para reduzir o retrabalho e aumentar a produtividade de todos. Além disso, também evita a recorrência de erros já conhecidos, otimizando as tarefas. É uma forma de adotar as melhores estratégias para um desenvolvimento sadio e eficiente da solução.

Confiança no produto

A redução de defeitos na solução ajuda a construir um relacionamento de confiança entre cliente e a empresa de software. Quando os sistemas funcionam adequadamente, a sua organização se sente mais segura para adquirir serviços e soluções de um parceiro.

Somente um fornecedor com equipe específica para acompanhar a qualidade das soluções e aplicar testes constantes pode proporcionar essa segurança dos processos.  Os produtos se tornam mais consistentes e estáveis, levando à melhor satisfação do usuário.

A Cedro Technologies se preocupa em fornecer os melhores serviços para o seu processo de transformação digital. Por isso, estamos atentos para a importância de um bom desenvolvimento dos nossos produtos, que passam por testes rigorosos de validação. Agora que você já sabe a importância de um setor de qualidade em uma empresa de software, conheça os nossos serviços e veja como podemos ajudar o seu negócio!

Recomendados para você

Mulher sorrindo e utilizando o celular e o computador
Progressive Web App: o que é e quando implementar? ...
Tela de computador com ícones de upload para o cloud na frente
TI como serviço: do desenvolvimento ao consumo ...
Homem com camisa social utilizando computador
Porque você deve substituir seu portal de investimentos por um novo, mais comple ...