Transformação digital: equipe interna ou externa para ajudar?

Rogério Marques

31 julho 2018 - 10:00 | Atualizado em 12 abril 2023 - 19:04

Pessoas trabalhando sobre uma mesa de reunião

O mercado financeiro está se reinventando. O momento é de disrupção, inovações e mudanças significativas. Nesse cenário, investir em modernização e transformação digital é cada vez mais urgente.

Os líderes da área já têm ciência da importância desse tipo de projeto. Segundo dados da 17ª edição da pesquisa IT Leaders, 61% dos CIOs disseram que seus orçamentos de TI para 2018 serão maiores que os de 2017.

A estimativa contraria o cenário anterior, antes marcado por recursos enxutos para projetos de TI para o mercado financeiro. Agora, as novas perspectivas são muito mais amplas e positivas e devem impulsionar o crescimento das organizações.

Mas, embora as expectativas sejam as melhores possíveis, o momento é especialmente desafiador para os líderes e CIOs porque não existe um caminho já traçado, que garanta o sucesso desse movimento de incentivo à tecnologia para o mercado financeiro. É exatamente por isso que a jornada rumo à transformação digital se torna mais difícil e complexa quando a organização decide fazê-la de maneira independente, sem o apoio de um parceiro especializado no assunto.

Mas, então, qual seria a melhor forma de conduzir a implementação de novas tecnologias? Qual tipo de suporte pode fazer a diferença e simplificar esse processo de mudanças e inovações, fornecendo mais segurança e tranquilidade ao gestor? Como as empresas do setor financeiro vêm se apropriando das novas tecnologias e incorporando-as às suas estruturas?

A seguir, são apresentadas algumas respostas para estas e outras questões relevantes nesse contexto.

O apoio indispensável de uma equipe externa

A transformação digital é um grande desafio proposto às organizações do mercado financeiro e, também, aos seus times. Em uma área onde tudo é novo, os profissionais envolvidos encaram um ciclo de aprendizado que, muitas vezes, se baseia em tentativa-erro-acerto. Mas nem sempre a organização tem condições de esperar que esse ciclo se complete.

Por isso, uma das alternativas mais simples e viáveis, que evita desgastes e acelera a transformação, é promover o engajamento do time interno, mas, ao mesmo tempo, contar com o suporte de uma equipe externa, especialista no assunto. Aliás, essa tem sido a escolha de muitos gestores.

De acordo com resultados da pesquisa realizada pela Cedro Insights, que fornece informações estratégicas para o setor financeiro sobre os negócios digitais, 66,67% dos 100 executivos entrevistados estão compondo os projetos com equipes internas e externas. Enquanto isso, 24,24% deles preferem terceirizar a tecnologia para o mercado financeiro. Apenas 9,09% são corajosos o suficiente para criar tudo internamente.

Tais números confirmam que há, sim, uma complexidade envolvida nas soluções tecnológicas para o setor financeiro. Mas, em contrapartida, existem também empresas parceiras provedoras das melhores ferramentas que podem simplificar (e muito!) todo esse processo.

Investimento crescente em tecnologia

Para fortalecer o movimento de transformação digital é fundamental que os CIOs das instituições financeiras tenham total clareza sobre a importância dos investimentos em tecnologia. A maioria deles já têm noção da importância de acreditar na TI para o mercado financeiro.

Na pesquisa Cedro Insights, 65,31% dos executivos entrevistados declararam que seu orçamento para investimentos em tecnologia está maior do que o do ano anterior. Já 26,53% mantiveram o mesmo orçamento de 2017. Na contramão, somente 8,16% diminuíram os recursos para a área em 2018.

Sabendo o tipo de investimento feito pelos executivos, a Cedro elaborou um ranking que apresenta, por ordem de prioridade, do primeiro ao oitavo lugar, os principais investimentos dos executivos em relação à tecnologia para o mercado financeiro.

A abertura de APIs se destaca como uma das soluções tecnológicas mais comuns entre as instituições financeiras. Também conhecido como Open API ou Open Banking, este movimento impulsiona a jornada rumo à transformação digital, porque permite que terceiros possam desenvolver soluções e aplicações em torno das organizações financeiras.

Nesse ritmo colaborativo, instituições e empresas terceiras (fintechs/financial technology) contribuem para o crescimento em escala de serviços financeiros inovadores e para a geração de riqueza.

Ranking de prioridades referente aos investimentos em tecnologia

Transformação digital: equipe interna ou externa para ajudar?

As vantagens de ter um parceiro especialista no assunto

Se é fato que contar com uma equipe interna e outra externa para conduzir esse movimento é a melhor alternativa, como ter a certeza de escolher um bom parceiro? Afinal, muito além de conhecer as especificidades tecnológicas, é preciso que a empresa contratada seja especialista também no desenvolvimento de estratégias inteligentes para garantir que esse movimento leve, de fato, a um novo lugar.

Para classificar um bom parceiro, avalie se ele tem as cinco virtudes abaixo:

  1. Foco em inovação: sele parceria com uma empresa que tenha estrutura, filosofia e time afinados para encontrar modos diferentes e melhores de dar conta dos desafios do mercado. Somente um parceiro com DNA inovador pode te oferecer os serviços e estratégias mais atuais, pensados sob-medida para seu negócio.
  2. Equipe capacitada: com uma equipe de engenheiros e desenvolvedores especializados em tecnologia, a empresa parceira oferece os melhores recursos humanos para que você acompanhe a revolução tecnológica, sem fazer grandes investimentos em infraestrutura.
  3. Excelência no atendimento ao cliente: conte com um parceiro especialista em fazer soluções que realmente impactem de forma positiva os seus serviços ou produtos. Muito além do atendimento, o interesse que o parceiro tem de descobrir novas formas de contribuir para o negócio é o que faz toda a diferença nesse processo colaborativo.
  4. Melhores técnicas de desenvolvimento: avalie as opções disponíveis no mercado e opte por parcerias que ofereçam a customização e a autonomia como característica do produto e também uma boa plataforma de gerenciamento de chatbots. É fundamental ter autonomia para efetuar processos como manutenção, atualização de diálogos e inserções de botões e carrosséis, que ajudam seu bot a pensar sozinho.
  5. Prioridade para a usabilidade: o parceiro ideal para que esse movimento aconteça na sua empresa deve focar na usabilidade. Somente assim a sua equipe interna terá condições de conduzir o robô digital à melhor forma que ele pode ter.

A parceria certa para a sua transformação

Para toda e qualquer organização do setor, o investimento em TI para o mercado financeiro é indispensável. Afinal, são as novas soluções tecnológicas e os serviços cognitivos que permitem a oferta de serviços de alto valor agregado.

Além disso, também fornecem condições para que a organização mantenha um ritmo constante de amadurecimento, acompanhando as tendências do mercado e transformando digitalmente o seu negócio.

Para dar suporte à jornada, as instituições protagonistas devem ter uma estratégia de atuação completa e um parceiro especialista em tecnologia para o mercado financeiro, com experiência e sucesso no desenvolvimento de projetos na área. Nesse contexto, a Cedro Technologies é sempre a primeira e melhor opção quando o assunto é a escolha da parceria que levará sua empresa a dar o próximo passo com destino a esse novo lugar: muito mais tecnológico e eficiente.

Com vários projetos de sucesso no portfólio, a Cedro Technologies apoia o movimento de fintechs, bancos, corretoras de seguros e seguradoras.

O Banco Daycoval, por exemplo, com 48 anos de história, já oferece um processo de abertura de conta de modo totalmente automatizado a um custo muito baixo, com uma experiência positiva para o cliente. Já para a BTG Pactual, a Cedro Technologies desenvolveu o homebroker da plataforma, com a possibilidade de ofertar crédito para os clientes que estão operando financiarem as ações.

Quer conhecer mais sobre outros cases de transformação digital? Clique aqui!

Ao somar a força do seu time interno com o potencial da Cedro Technologies, a sua estratégia ganhará muito mais amplitude. Experimente e surpreenda-se com o poder da tecnologia para o mercado financeiro.

Recomendados para você

Pessoas tendo uma reunião analisando dados em um tablet
Agentes Autônomos de Investimentos transformam ideias em Fintechs ...
Pessoas em mesa de reunião analisando folhas com gráficos
Market Data para Aplicativos e Cotações da BOVESPA (B3) ...
Pessoa utilizando celular com símbolos digitais projetados
Banco 4.0: Brasil se prepara para receber o Open Banking ...