Conheça as 6 ferramentas essenciais para DevOps

Rogério Marques

08 maio 2020 - 18:27 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:38

Homem trabalhando em mesa com computadores exibindo dados

O DevOps é um processo de desenvolvimento e entrega de software que ajuda a enfatizar a comunicação junto com a colaboração entre profissionais de gerenciamento de produtos, desenvolvimento de software e operações.

Ela já está na agenda da sua empresa?

Neste post organizamos uma lista das principais ferramentas de DevOps. Sem mais delongas, conheça mais sobre cada uma delas!

As 6 principais ferramentas de DevOps

Existem várias ferramentas de DevOps que ajudam a garantir uma implementação eficaz, além da mudança para uma cultura transformadora. No entanto, encontrar as melhores requer testes e experimentação contínuos. A cadeia de ferramentas do DevOps pode ser dividida em vários estágios do ciclo de vida, conheça as aplicações dedicadas para cada um:

Planejamento

Esta é a fase essencial que ajuda a definir o valor e os requisitos do negócio.

1. Git

Amplamente utilizado em todos os setores de software, o Git é uma ferramenta distribuída de SCM (gerenciamento de código-fonte). Permite que você acompanhe facilmente o andamento do seu trabalho de desenvolvimento, onde também é possível salvar versões diferentes do código-fonte e retornar ao anterior, conforme e quando necessário.

Requer um repositório hospedado, como o Github ou o Bitbucket, que oferece repositórios privados ilimitados (para até cinco membros da equipe). Gratuita e de código aberto, suporta a maioria dos recursos de controle de versão de check-in, mesclagem, etiquetas, confirmações, ramificações, etc.  

Compilação de software

Durante esta fase você gerencia várias compilações e versões de software. Isso é feito com a ajuda de ferramentas automatizadas que auxiliam tanto na compilação como no empacotamento de código para liberação futura na produção.

2. Docker

Precursor da conteinerizaçã/o, o Docker é uma das ferramentas de desenvolvimento mais usadas do DevOps. É conhecida por fornecer segurança integrada de contêiner independente da plataforma e operações ágeis para aplicativos herdados e nativos da nuvem.

É capaz de automatizar facilmente a implantação de aplicativos e facilita o desenvolvimento distribuído. Os contêineres do Docker suportam ambientes de máquina virtual e são independentes de plataforma. 

Teste

É a fase de teste contínuo que garante a qualidade ideal do código.

3. Vagrant

Vagrant é uma ferramenta popular do DevOps que pode ser usada em conjunto com várias outras de gerenciamento para permitir que os desenvolvedores criem ambientes de máquina virtual no mesmo fluxo de trabalho. Um número crescente de organizações começou a usar o Vagrant para ajudar na transição para a cultura DevOps.

Pode trabalhar com diferentes sistemas operacionais, incluindo Windows, Linux e Mac. Pode ser facilmente integrada e usada juntamente com outras ferramentas do DevOps como Chef, Puppet, Ansible, etc. 

Implantação

Essa é a fase de gerenciamento, agendamento, coordenação e automação de vários lançamentos de produtos na produção.

4. Jenkins

Jenkins é uma excelente ferramenta de automação do DevOps. É essencialmente um servidor de código aberto que ajuda a automatizar os diferentes estágios do pipeline de entrega. A popularidade é atribuída ao seu grande ecossistema de plugins (mais de 1 mil), sendo integrada a um grande número de outras ferramentas do DevOps.

Permite que você configure e personalize o pipeline de CD conforme as necessidades individuais. É executado no Windows, Linux e macOS X, o que facilita a introdução.

5. Kubernetes

Ideal para equipes grandes, a Kubernetes foi criada com base no que a Docker iniciou no campo da conteinerização. É uma ferramenta poderosa que pode agrupar contêineres por categorização lógica. 

Pode ser implantada em vários computadores por meio de distribuição automatizada. É a primeira ferramenta de contêiner de orquestração.

Monitoramento

O monitoramento é a fase de identificação e coleta de informações sobre diferentes problemas após o lançamento do software na produção.

6. Nagios

Ferramenta de monitoramento de DevOps gratuita e de código aberto, a Nagios permite monitorar sua infraestrutura em tempo real para facilitar a identificação de ameaças à segurança, além de detectar interrupções e erros. 

Fornece relatórios e gráficos, permitindo o monitoramento da infraestrutura em tempo real. Com ela também é possível acompanhar aplicações Windows, UNIX, Linux e Web. 

Para garantir a implementação bem-sucedida do processo do DevOps é essencial planejar uma estratégia sólida. Para saber mais sobre este assunto continue lendo o Blog da Cedro Technologies!

 

Recomendados para você

Pessoas em mesa de escritório analisando projetos em folha
Tecnologia aumenta a produtividade dos corretores de seguros ...
Pessoa utilizando o email num computador em uma sala de reunião
A importância da Governança da Sustentação no processo de melhoria de serviços e ...
Mulher desenvolvedora de Java trabalhando
Como será a carreira de TI nos próximos 5 anos e em que apostar? ...