A implementação do DevOps já está na agenda da sua empresa?

Rogério Marques

10 junho 2019 - 10:45 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:47

Homem olhando para tela exibindo códigos de algoritmo

A cultura DevOps está crescendo no mercado como uma estratégia para melhorar o ambiente de interação entre as equipes de TI num cenário cada mais mais disruptivo e rumo à transformação digital. E na sua empresa: já começaram a planejar a implementação dessas práticas?

O ponto inicial de DevOps é o estímulo à a colaboração entre as equipes de desenvolvimento (Dev) e de operações (Ops). Para isso, é preciso entender que esse mindset exige uma grande mudança na cultura organizacional e, assim, se refletir em todas os setores do negócio.

Se antes a ideia era prezar pela estabilidade operacional e governança de TI, com a necessidade de modelos em constante inovação agora conflitos internos ficam mais aparentes. DevOps confronta essa mentalidade para que haja mudanças de prioridades.

Executivos de TI têm um papel fundamental nessa jornada, que passa por uma proximidade muito maior do Core Business do negócio e precisam do trabalho em conjunto de todo o time em prol desse novo paradigma.

Por onde começar com DevOps?

A implementação das práticas de DevOps trazem diversos benefícios para qualquer negócio, como alinhamento ao Core Business e melhor gerenciamento de trabalhos não planejados. No entanto, é preciso planejamento para conquistá-los.

Se você ainda não teve contato com DevOps mas está pensando em como incorporar essas práticas na sua empresa, separamos algumas dicas para começar:

1. Conheça e aplique metodologias ágeis na sua empresa

Do inglês Agile Software Development, as metodologias ágeis agregam um conjunto de práticas aplicadas para acelerar o ritmo de desenvolvimento de software. Com isso, o objetivo é alcançar resultados como qualidade, possibilidade de customização, previsão de cronograma e custos, evoluindo de acordo com a demanda.

Conheça mais sobre as metodologias ágeis!

2. Integração Contínua (Continuous Integration)

A Integração Contínua permite facilmente a transferência de conhecimento e experiências entre as áreas de Desenvolvimento, Operações e Apoio. É uma prática de desenvolvimento de software em que os desenvolvedores centralizam suas alterações de código num repositório frequentemente. Desta forma, o ambiente de testes e de qualidade podem avaliar durante o processo.

3. Aplique testes automatizados

Os testes automatizados exercem um papel fundamental para garantir a qualidade de determinado software. Por isso, utilize nos processos da sua empresa: testes de interface, testes de performance, testes integrados, entre outros.

Com a programação de suas aplicações, é possível utilizar ferramentas e estratégias para comparar os resultados esperados com o que o software de fato está entregando. A ideia é retirar o envolvimento humano de atividades repetitivas, otimizar o tempo da equipe de testes e reduzir o custo final.

4. Estude DevOps mas vá com calma

Não existe exatamente um jeito correto de aplicar DevOps e nem um única maneira. Por isso, quando começar a estudar as práticas, veja que existem diversas soluções e ferramentas. Não busque implementar tudo simultaneamente pois não irá funcionar.

Procure encontrar o que gera mais dificuldades e problemas para sua empresa, seja por ser repetitivo ou exigir muito tempo manual. Comece aplicando dessa forma.

5. Não monte uma equipe “DevOps”

DevOps é um mindset que deve perpassar todo o time de TI e não ser a função de uma equipe. Por isso, busque contar com facilitadores para guiar a equipe nessas práticas.

Conte com um apoio especializado

Como vimos, DevOps traz inúmeras vantagens para conquistar melhores resultados com as equipes de TI. No entanto, é preciso conhecimento e planejamento para construir um novo mindset.

Quer conhecer sua aplicação mais a fundo? Entre em contato com os consultores da Cedro Technologies e saiba como contar com apoio especializado para melhorar o aproveitamento das equipes de desenvolvimento e operações.

Recomendados para você

Homem utilizando computador com celular na mão
Conheça os impactos do setor de TI no mercado financeiro ...
Mulher utilizando computador e verificando dados em folha de papel
10 tendências de TI para o mercado financeiro ...
Pessoas discutindo projetos em escritório
Cinco principais desafios do CIO de mercado financeiro ...