Descubra como a cultura DevOps pode transformar sua empresa

Rogério Marques

15 fevereiro 2019 - 14:33 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:39

Telas de computador com código fonte

Parece batido e repetitivo dizer que a transformação digital transformou o mundo, mas não é. Você já parou para pensar como a tecnologia se alterou nos últimos 10 anos? Conceitos como cloud computing, Big Data e inteligência artificial revolucionaram a maneira como se consome e gera conhecimento.

Hoje, os software não apenas apoiam atividades corporativas e humanas. Eles se tornaram uma parte fundamental para o funcionamento de empresas e pessoas.

Todo este histórico disruptivo faz pensar que a maneira como os sistemas são construídos também precisa evoluir para acompanhar os novos tempos. Entre tantas novas metodologias uma que tem se destacando é a DevOps.

Sua importância é tanta que dedicamos um post no Blog da Cedro para falar especialmente sobre ela. Continue lendo!

O que é DevOps?

A expressão DevOps simplesmente é resultado da junção das abreviações das palavras Development (dev) e Operations (ops): desenvolvimento e operação em português. É um conjunto de boas práticas que une e automatiza os processos entre equipes de desenvolvimento tanto de software como de TI (Tecnologia da Informação).

O conceito de DevOps tem como base criar a colaboração entre equipes que desde sempre atuaram em silos diferentes. Juntas elas são capazes de criar, testar e liberar software de maneira mais rápida e confiável.

Na sua essência ela vai muito além de uma metodologia. É um misto de cultura, movimento e filosofia que une os times de desenvolvimento e operações trazendo mudança de mentalidade e maior integração.

As duas equipes podem atuar separadas, mas com coesão, ou combinadas em uma só. Todos trabalham durante 100% do ciclo de criação do software, desde o desenvolvimento e testes à fase de implantação e operações. E o mais importante: os membros realizam diversas funções.

Quais os benefícios da sua implantação?

Organização, eficiência operacional, aumento da satisfação dos clientes e redução de custos em TI. Estes são alguns dos maiores benefícios alcançados quando uma empresa coloca em prática a metodologia DevOps.

Confira mais sobre as vantagens de aplicar o conceito de DevOps:

1. Alinhar TI e negócios

Um dos principais objetivos do DevOps é criar empatia em todas as equipes de uma organização de modo que o valor comercial seja trazido para o primeiro plano de todos os departamentos, especialmente de TI. Todo esforço empreendido é projetado para encurtar os ciclos de feedback, focar em melhorias contínuas e, acima de tudo, colocar as necessidades do usuário final ou do cliente antes de tudo.

2. Trazer mais agilidade

A adoção do DevOps permite que as empresas digitais acelerem o go-to-market, permitindo implementar novos recursos para os clientes em frequências muito mais altas. Além disso, reduz drasticamente o tempo que se leva para responder a falhas.

3. Viabilizar mudanças mais seguras

A TI tradicional pode temer a mudança, uma das principais causas da maioria dos problemas operacionais. Uma maneira de minimizar esses impactos era envolver os processos de entrega com vários fluxos de trabalho de revisão, avaliação e aprovação.

No entanto, hoje, a mudança não é apenas inevitável, mas necessária para proporcionar a velocidade esperada pelas empresas. A transição para o DevOps e a automação de todo o ciclo de vida da mudança como um processo integrado de ponta a ponta minimizam o risco das alterações introduzidas e, ao mesmo tempo, aceleram o ritmo das mudanças.

4. Empoderar a equipe

Um componente crítico na execução do DevOps é a confiança em todos que contribuem para a cadeia de entrega contínua. Uma cultura de confiança significa empoderamento de cada indivíduo, resultando em funcionários mais motivados, produzindo resultados melhores e mais oportunos.

5. Otimizar processos

O desenvolvimento e a entrega de software são processos-chave de negócios, responsáveis por criar diferenciação da concorrência. Assim, o benefício do DevOps vai além de “simplesmente” conseguir que o desenvolvimento e as operações funcionem de maneira mais harmoniosa. Trata-se de otimizar um dos processos de negócios mais importantes da organização.

6. Gerenciar melhor o trabalho não planejado

Trabalho não planejado é uma realidade que todas as equipes enfrentam e que costuma afetar a produtividade da equipe. Com processos estabelecidos e priorização clara, os times de Desenvolvedores e Operações podem gerenciar melhor o trabalho não planejado enquanto continuam a focar das atividades já programadas.

Comece, agora mesmo, a adotar um modelo de DevOps de sucesso

Se fosse possível resumir o movimento DevOps em uma palavra, seria “colaboração”. Em duas: colaboração interfuncional. Isso quer dizer que o primeiro passo para implantá-lo na sua empresa é desenvolver uma cultura de responsabilidade compartilhada, transparência e feedback rápido.

É necessário pensar em DevOps como Agile, mas incluindo as Operações. Formar times orientados por projeto ou produto substituindo equipes baseadas em funções é outra etapa na direção certa. Cada necessidade específica terá um grupo diferente que envolva pessoas de desenvolvimento, gerenciamento de produto e projetos, design e até marketing.

Poucas coisas promovem mais a colaboração do que compartilhar uma meta em comum e ter um plano para atingi-la juntos. Mas é preciso ir com calma e dar passos pequenos, um por vez.

Você pode, e deve, convidar membros da equipe para participar de sessões de planejamento e demonstrações de Sprint. É uma maneira orgânica de acompanhar o andamento dos projetos, ideias e dificuldades uns dos outros.

O tempo investido com a troca de conhecimento em áreas específicas compensa quando for necessário resolver problemas. Começar o envolvimento de times multidisciplinares aos poucos, até conceber um projeto do zero.

É sempre bom saber mais sobre DevOps

Se realmente o assunto DevOps vai fazer parte do seu cotidiano este ano vale a pena continuar se informando sobre o assunto. E tanto no Brasil como no exterior não faltam bons conteúdos sobre o assunto.

Sempre há algo novo a aprender! Reunimos abaixo algumas fontes interessantes para turbinar seus conhecimentos.

  • Quer explicar para alguém o conceito de DevOps mas está difícil? Assista (ou envie) este vídeo;
  • Se quer mergulhar de cabeça o time de DevOps da opensource.com fez uma lista (em inglês) com 13 opções bem interessantes de livros sobre o tema.  
  • Toda hora é hora de aprender. E a transformação digital não restringe mais o local. O podcast 10 deploys, em português, traz conteúdos para divertir e informar quem se interessa sobre o assunto.
  • A plataforma Udemy, especialista em cursos online, oferece diversas capacitações que envolvem o universo DevOps. Confira todas elas aqui.
  • O Blog da Cedro sempre traz o que há de mais disruptivo em tendências de tecnologia. Se você deseja conhecer o conceito de DevOps Testing e se aprofundar sobre o assunto leia este artigo.

Não será tão cedo que a transformação digital vai parar de nos surpreender. Tenha ao seu lado um parceiro pronto para atender todas as suas necessidades corporativas. Entre em contato com a Cedro Technologies agora mesmo!

Recomendados para você

Sala com muitas máquinas de servidores
Compute on Demand-Infraestrutura Datacenter Bovespa ...
Pessoa utilizando celular
Transforme o atendimento ao cliente com o uso de chatbots ...
Computador e caderno com caneta em cima
7 motivos para se investir em gestão de TI dentro das empresas ...