Como implementar a governança de TI em sua empresa

Rogério Marques

27 junho 2023 - 09:00 | Atualizado em 16 junho 2023 - 10:04

como-implementar-a-governanca-de-ti-em-sua-empresa

A governança da tecnologia da informação (TI) tornou-se uma parte essencial de qualquer estratégia de negócios. Isso porque ela desempenha um papel vital: melhorar a eficiência e aprimorar os processos de uma organização.

Além disso, assegura que as ações de TI estejam alinhadas com as metas de negócios, resultando em maior eficiência, menor risco e melhores resultados para a organização.

No post abordamos tudo o que você precisa saber a respeito da governança de TI. O que é, princípios, benefícios e como implementar são tópicos que verá. Acompanhe! 

O que é governança de TI?

A governança de TI refere-se ao conjunto de processos, políticas e procedimentos que garantem o uso eficaz e eficiente da tecnologia para atingir os objetivos de negócios.

É um elemento-chave da governança corporativa. Isso porque ajuda a alinhar as estratégias de TI com: 

Por exemplo, ao usar a governança de TI, as empresas podem garantir que os projetos de implementação de sistemas de software atendam às suas metas gerais, operem com eficiência e forneçam os benefícios esperados, minimizando os riscos.

Áreas de governança de TI

As áreas de governança de TI podem variar dependendo da estrutura ou modelo usado. Conheça, abaixo, as mais comuns: 

  • Gerenciamento de riscos: visa identificar e gerenciar os riscos associados às atividades e sistemas de TI;
  • Gerenciamento de recursos: busca garantir que os recursos de TI (pessoas, tecnologia e informações) sejam usados ​​de forma eficaz e eficiente;
  • Administração de operações de TI: promove o gerenciamento das atividades diárias necessárias para manter os sistemas de TI funcionando;
  • Gerenciamento de conformidade: garante que as atividades de TI estejam em conformidade com as leis, regulamentos e padrões do setor relevantes;
  • Administração de segurança: protege ativos e dados de TI contra acesso, uso, divulgação, interrupção, modificação ou destruição não autorizados.

Princípios de governança de TI 

Os princípios de governança de TI referem-se a um conjunto de diretrizes e práticas recomendadas que as organizações seguem para garantir que seus sistemas e infraestrutura de TI estejam alinhados com suas metas e objetivos de negócios. Conheça os principais:

  • Alinhamento com a estratégia de negócios: a TI deve estar alinhada com as metas e objetivos gerais de negócios da instituição para garantir que a tecnologia seja usada para impulsionar seu sucesso;
  • Entrega de valor: os investimentos em TI devem ser gerenciados para entregar o valor ideal para a organização;
  • Medição de desempenho: o desempenho de TI deve ser medido e avaliado para garantir que atenda aos objetivos da empresa e para identificar áreas de melhoria;
  • Conformidade: a TI deve cumprir os requisitos legais e regulamentares, incluindo proteção de dados e privacidade;
  • Transparência: o gerenciamento de TI deve ser transparente e responsável, fornecendo atualizações e relatórios regulares sobre o desempenho, riscos e problemas enfrentados pelo setor. 

Benefícios da governança de TI

A governança de TI oferece vários benefícios para as organizações, ajudando-as a alcançar seus objetivos. Conheça, abaixo, os principais: 

Aprimora a tomada de decisão 

Ao alinhar as ações TI com os objetivos de negócios, as organizações podem tomar decisões informadas, ágeis e estratégicas, o que pode melhorar seus resultados. 

Melhora a gestão de riscos 

Ajuda a identificar e gerenciar os riscos associados às operações de TI. Com isso, é possível reduzir a ocorrência de problemas como violação de dados, falha em sistemas e outros. Além disso, a gestão de riscos auxilia na padronização dos processos e no monitoramento contínuo deles. 

Aumenta a eficiência do uso das tecnologias

Promove o uso eficiente das tecnologias usadas na empresa. Dessa forma, é possível aumentar sua produtividade, além de sua competitividade no mercado. 

Melhora a comunicação interna

Também fornece uma estrutura organizada para tomada de decisões e comunicação, que promove a colaboração e alinhamento entre departamentos e equipes de uma organização.

Aumenta a satisfação dos clientes 

Ao garantir que os recursos de TI estejam alinhados com os objetivos de negócios, a governança de TI ajuda a melhorar a qualidade e a confiabilidade dos produtos e serviços oferecidos pela organização, resultando no aumento da satisfação dos clientes. 

Promove o crescimento seguro da empresa

Outro benefício é que fornece uma abordagem estruturada de TI para gerenciamento de riscos e conformidades, o que ajuda a organização a crescer de forma segura. 

Melhores práticas para implementar a governança de TI

A implementação da governança de TI requer o conhecimento necessário para que isso seja feito de forma eficaz. A seguir, conheça as melhores práticas para aplicar essa solução em sua empresa:

Identificar e avaliar os riscos: em primeiro lugar, é preciso identificar e avaliar os riscos associados aos sistemas e processos de TI da instituição. Por exemplo, violação de dados, sistemas frágeis, processos desalinhados ou não padronizados, etc. 

Defina objetivos e/ou metas: é com base na definição dos objetivos que a empresa pode elaborar de forma mais clara ações estratégicas e direcionadas. Na realização dessa tarefa, leve em conta os objetivos gerais da organização, bem como os riscos identificados na etapa anterior. 

Definir políticas e procedimentos: definir as políticas e procedimentos para mitigar os riscos identificados é outro passo essencial. Por exemplo, se a violação de dados foi um risco identificado, é importante elaborar regras que controlem o acesso a esses dados. 

Desenvolver uma estrutura de governança: não menos importante que a etapa anterior é definir os processos e políticas necessárias para uma governança de TI eficaz. E ela precisa ser conhecida dentro da empresa para que alcance os resultados esperados. 

Monitore e avalie o desempenho: simplesmente implementar a governança de TI não é suficiente. É necessário monitorar os processos e políticas estabelecidos. Isso para verificar seu desempenho e facilitar a aplicação de melhorias. 

A governança de TI é uma estratégia importante para as organizações que buscam alinhar as ações de TI com os objetivos de negócios. Não só isso, pois também ajuda a gerenciar riscos e garantir que a empresa cumpra os regulamentos legais aplicáveis ao seu campo de atuação.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos que podem melhorar a gestão de sua empresa? Acompanhe as publicações em nosso blog!

Recomendados para você

Pessoas utilizando celular com ícones de redes sociais sendo exibidos em suas telas
A importância de se projetar para a experiência do usuário ...
Pessoa utilizando Iphone com ícones de redes sociais sendo exibidos
Atendimento ao cliente: vantagens ao centralizar os canais de comunicação. ...
Tudo o que você precisa saber sobre ecossistema de inovação ...