10 tendências de TI para o mercado financeiro

Rogério Marques

19 dezembro 2016 - 10:50 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:46

Mulher utilizando computador e verificando dados em folha de papel

Instituições financeiras costumam estar à frente no uso a tecnologia, seja no manejo de informação ou na estrutura como se comunicam com seus clientes. Hoje, transações que antes exigiam a presença do cliente numa agência já podem ser feitas em tempo real e de forma segura a partir de quase todo tipo de dispositivo.

Leia também:

8 prioridades para corretoras de ações e distribuidoras de títulos (DTVMs)

Ebook gratuito: Fintechs e a transformação do mercado financeiro

O mercado financeiro é campo fértil para as inovações. Nesse contexto, algumas tendências de TI já se destacam nesse cenário. Você sabe quais são elas? Não? Então, continue lendo e descubra agora!

1 – As fintechs serão cada vez mais importantes

Fintech é o nome dado às startups de serviços financeiros que chegam para quebrar a exclusividade dos bancos em diversos setores. Essas empresas oferecem serviços similares aos dessas instituições, mas com estrutura bem mais enxuta, reduzindo custos para fornecedores e clientes.

Um bom exemplo é o Lending Club, que conecta via internet pessoas que precisam dinheiro e quem deseja emprestar. Apenas em 2015, a startup conseguiu aportes na casa dos US$ 800 milhões e já figura na décima quinta posição entre as mais de oitocentas instituições financeiras que operam nos Estados Unidos.

2 – A realização de grandes parcerias entre bancos e empresas de tecnologia

De olho na tendência de crescimento das fintechs, soluções surgem para unir os bancos e serviços criados por terceiros. É o caso do Everyday Bank, da Accenture.

O Everyday Bank pensa na experiência do usuário e em como intensificar sua relação com a instituição bancária, que não fica completamente responsável pelo desenvolvimento de tecnologia, se integrando a aplicativos de terceiros de forma segura. Assim, é possível que os bancos prestem cada vez mais serviços gastando menos na hora de desenvolver tecnologia.

3 – O triunfo da informação

Quando pensamos em malha digital (ou malha de dispositivos, um extenso conjunto de pontos utilizados para o acesso a aplicativos e informações), vemos que tudo está integrado. Wearables, smartphones, tablets e o seu computador oferecem acesso constante às soluções bancárias e já podem ser vistos em ação, como no aplicativo do Itaú para o Apple Watch.

A tendência é que as estratégias utilizadas em todos esses dispositivos consigam ser compartilhadas para oferecer serviços cada vez mais precisos. Garantindo a competitividade no setor, a integração de diversas soluções digitais têm potencial inclusive para incluir aqueles que ainda não tem banco, por serem simples de entender e operar.

4 – Cloud Computing como aliada na redução custos em TI

A computação em nuvem está chegando ao tempo de sua maturação, podendo oferecer maior segurança, e tornando-a viável para aplicações bancárias. O mercado de cloud computing está crescendo mais rapidamente que o restante da indústria de tecnologia e no mercado financeiro será uma carta na manga, possibilitando que as empresas vejam a TI como um custo variável.

A redução de gastos proporcionada pelo cloud computing é o ambiente ideal para fomentar a inovação, possibilitando que diferentes tecnologias sejam desenvolvidas e implementadas a um custo menor.

5 – Aplicativos continuam em destaque no mercado financeiro

O uso de aplicativos continuará sendo uma tendência, principalmente no sentido de desbancarizar operações, como a administração de cartões de crédito. A primeira solução completamente digital para emissão de cartões no Brasil ocorreu por meio da NuBank.

Operando diretamente do celular, desde o cadastro de novos clientes até o recebimento da fatura, esse tipo de serviço usa o potencial mobile para cortar custos que seriam repassados ao cliente e oferecer benefícios, como anuidade zero.

Os bancos brasileiros estão entre os mais tecnológicos do mundo, tendo começado a investir em inovação ainda na década de 1970. Essa modernização, feita inicialmente visando a diminuir os impactos da inflação, trouxe vantagens para o setor, como o aumento da produtividade e a melhora do relacionamento com os clientes.

6. A expansão da inteligência artificial

Há muito se ouve falar em inteligência artificial, porém, o que antes parecia apenas coisa de filmes de ficção, hoje já está se tornando realidade.

O mercado financeiro reserva algumas surpresas quanto ao uso desse tipo de tecnologia. A AI (artificial intelligence) é, sem dúvida alguma, uma das tendências para os próximos anos. A aplicação desse conceito potencializa o desenvolvimento de sistemas e produtos altamente interativos e capazes de antever as necessidades humanas e até de se adaptarem a uma nova condição, de maneira totalmente autônoma.

7. A utilização da realidade virtual

Atualmente, os computadores, tablets, smartphones, smart TVs e uma infinidade de outros aparelhos eletrônicos tomaram conta das nossas vidas. Eles são responsáveis por auxiliar em diversas tarefas e nos deixar a par de tudo que ocorre ao nosso redor.

Contudo, uma tendência que promete se intensificar no futuro é a realidade virtual ou aumentada. Tal conceito reformula a nossa maneira de interagir com os objetos, serviços e softwares.

A partir dele passará a existir uma imersão muito maior em tarefas do nosso dia a dia, além de proporcionar uma maior integração entre o ambiente e os dispositivos, por meio da internet das coisas.

8. A consolidação da internet das coisas

Esse já é um conceito que vem se intensificando de forma acelerada com o passar do tempo. Contudo, essa é uma tendência que certamente irá se consolidar no futuro.

Não é difícil imaginar como o mercado financeiro fará uso desse conceito. Se com o nível conectividade que possuímos hoje, já temos tantas soluções tecnológicas à disposição, imagine só o que será possível quando praticamente todos os objetos puderem se comunicar uns com os outros e com o usuário.

Os serviços bancários, por exemplo, poderão migrar definitivamente para meios virtuais, além de ampliar o número de dispositivos capazes de realizar as operações.

9. Ampliação da utilização de aplicativo de malha

Essa é uma tendência baseada em outras bem comuns nos dias de hoje: conectividade e integração.

O aplicativo de malha é, na verdade, uma maneira de unir aplicativos móveis, aplicativos para desktops e aplicativos para a web, em uma verdadeira malha com outros serviços secundários, onde o usuário é capaz de ver todo esse emaranhado de aplicações como sendo uma única.

10. A popularização do Crowdfunding

Essa parece ser uma forte tendência do mercado financeiro em um futuro próximo. O Crowdfunding, que nada mais é do que uma espécie de financiamento coletivo, basicamente funciona a partir da obtenção de capital por meio da união monetária de diferentes fontes de financiamento, sites, aplicativos, etc.

Tal conceito já é bastante comum no levantamento de capital para pequenos negócios e startups — mas também tem outras finalidades. Nele, os investidores aplicam seu dinheiro em troca de uma participação no negócio.

As plataformas de crowdfunding se posicionam como alternativas às Bolsas de Valores e ao mercado financeiro. Nesse contexto, surgem também novos métodos de pagamentos baseados em moedas virtuais, o que afasta ainda mais a dependência dos bancos e instituições financeiras e se vale da TI para operacionalizar grande parte dos serviços.

Por fim, como ficou claro, a tecnologia é, marcadamente, uma grande aliada para o surgimento de novas tendências de TI.

Assim, inovar é criar um futuro diferente, mas pra isso é preciso estar atento às tendências de TI. E agora que já conhece algumas delas, o que acha de compartilhar essas informações nas suas redes sociais? Elas também podem ser úteis aos seus contatos!

Recomendados para você

Homem utilizando computador com telas exibindo códigos de programação
Como integrar DevOps, ciência de dados e machine learning? ...
Pessoas fazendo sistema de engrenagens rodar
5 vantagens na correta alocação de recursos em TI ...
Pessoa utilizando computador
Fique por dentro de como criar aplicativos pelo Xamarin! ...