Análise de documentos: como identificar riscos e oportunidades

Bruno Zago

06 junho 2023 - 09:00 | Atualizado em 08 maio 2023 - 13:52

analise-de-documentos-como-identificar-riscos-e-oportunidades

A análise de documentos é uma parte importante de qualquer processo de due diligence, incluindo fusões e aquisições, investigações internas e auditorias de conformidade.

Trata de um procedimento que inclui revisar e avaliar vários tipos de documentos, como contratos, registros financeiros e regulatórios, políticas e processos internos, por exemplo, para encontrar possíveis irregularidades ou fraudes.

Como sua empresa faz a análise de documentos? Este post mostra como ela pode ajudá-lo a identificar riscos e oportunidades e garantir que sua empresa esteja em conformidade. Também fornece etapas para colocá-la em prática. Acompanhe! 

Como a análise de documentos identifica riscos e oportunidades e ajuda no compliance

A análise de documentos é uma ferramenta importante para garantir que sua organização esteja em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. Isso porque ela ajuda a identificar riscos e oportunidades. Veja, com alguns exemplos, como isso é feito: 

  • Fornece informações sobre processos e documentos que podem melhorar a tomada de decisão e garantir diferencial no mercado;
  • Identifica riscos financeiros. Por exemplo, contratos financeiros ou comerciais podem conter cláusulas que podem dar origem a disputas ou litígios futuros;
  • Analisa transações financeiras suspeitas ou fraudulentas;
  • Ajuda a conhecer riscos relacionados à divulgação de informações não permitidas;
  • Identifica documentos que não estão em conformidade com os regulamentos e leis válidos. Por exemplo, a lei de proteção ao consumidor defende que as empresas celebrem contratos claros e legais em suas operações comerciais, como evitar cláusulas abusivas;
  • Possibilita que as empresas sejam mais transparentes sobre seus processos e informações. Por exemplo, ajuda a classificar documentos e selecionar quais deles podem se tornar públicos. Medida esta que pode contribuir para atrair investidores e assegurar a saúde financeira do negócio;
  • Permite que as organizações reconheçam documentos mal elaborados e contrários às leis trabalhistas, tributárias, ambientais, etc. Com base nisso, é possível corrigi-los e garantir a conformidade do seu negócio. 

Etapas da análise de documentos

Em cinco etapas é possível fazer a análise de documentos da sua empresa. Veja como é fácil e simples: 

1- Identificação de riscos e oportunidades

Em primeiro lugar, é necessária uma análise dos documentos para identificar potenciais riscos e oportunidades que podem ser exploradas pela empresa. 

Por exemplo, um contrato comercial elaborado em desacordo com a legislação aplicável pode comprometer o acordo feito entre a empresa e o consumidor. É um risco que pode gerar problemas financeiros e afetar a imagem da organização no mercado.   

2- Categorização dos documentos

Em seguida, é importante classificar os documentos com base em sua natureza e importância para o negócio.

Essa categorização permite que as organizações priorizem a análise dos documentos mais relevantes, como aqueles que apresentam maior impacto nos negócios. 

Uma dica é considerar e classificar os documentos com base em seus riscos e oportunidades. Assim, é possível simplificar a análise de cada um. 

3- Revisão detalhada 

Classificar os documentos não é suficiente. Cada um também deve ser revisado em detalhes para garantir que reflita verdadeiramente os riscos e oportunidades inicialmente identificados.

Usar a tecnologia e formar uma equipe para realizar a análise detalhada de documentos é fundamental para simplificar esse processo. 

4- Avaliação dos resultados obtidos

O quarto passo é avaliar os resultados da análise documental. Dessa forma, os gestores corporativos podem tomar as medidas necessárias para mitigar os riscos e capitalizar as oportunidades identificadas.

5- Documentação do processo

Ao documentar o processo de análise de documentos, você pode criar um banco de dados que pode ser consultado para criar medidas visando garantir a conformidade de sua organização. 

Além disso, a empresa pode utilizar as informações geradas para melhorar a realização do procedimento.

O uso da tecnologia na análise de documentos

Você sabia que a tecnologia pode agilizar a análise de documentos? Ela permite a consulta e validação de documentos em tempo real, tornando esse processo não apenas mais rápido, mas também mais seguro.

 Além disso, tem as seguintes vantagens:

  • Aumento da produtividade;
  • Integração de dados;
  • Redução de custos;
  • Padronização de processos;
  • Automatização das operações;
  • Melhoria no processo de tomada de decisão.

Hoje, diversas tecnologias estão disponíveis no mercado para agilizar a organização e análise de documentos, entre elas está o Data Engine Cedro. Trata-se de uma ferramenta 100% digital focada na validação de dados cadastrais, prevenção de fraudes e compliance. 

Quer saber mais sobre nossa solução e como ela pode auxiliar sua empresa na análise de documentos? Agende uma reunião com nossos especialistas!

Recomendados para você

Imagem com holograma open banking
Open Banking e LGPD: veja as dúvidas do público no webinar ...
Consulta CPF Receita Federal C# ...
Threat Intelligence: o que é e sua importância para empresas ...