Squad as a service: o que é, quais os benefícios e quando adotar

Patrícia Mourão

11 julho 2023 - 09:00 | Atualizado em 18 julho 2023 - 10:45

desenvolvedores em frente ao computador em uma empresa

A procura pela maturidade digital é um desafio constante para as empresas em um mundo cada vez mais tecnológico. Para alcançar esse objetivo, é fundamental formar equipes de tecnologia altamente capacitadas, sendo que o Squad as a Service é uma das estratégias mais úteis nesse processo.

Neste artigo, mostraremos como esse modelo funciona, os benefícios desse serviço e como ele pode acelerar os projetos de desenvolvimento e impulsionar a excelência da sua empresa. Acompanhe!

O que é squad as a service?

Squad as a service é um modelo de negócio que permite a contratação de um time multidisciplinar de profissionais altamente qualificados para auxiliar no desenvolvimento de um projeto. 

Ou seja, você pode ter à disposição do seu negócio uma equipe de trabalho completa com habilidades complementares, garantindo a execução do projeto com máxima eficiência.

Essa ideia vem ganhando destaque no mercado por permitir o aumento na produtividade sem mexer de forma significativa o quadro de funcionários da empresa. Dessa forma, é possível garantir a maximização dos resultados e a entrega dentro dos prazos estabelecidos.

No geral, os squads contratados incluem especialistas em diferentes tecnologias de programação e tipos de profissionais, como desenvolvedores, engenheiros de software e arquitetos de sistemas. Os especialistas formam uma equipe entrosada, trabalhando de forma ágil e colaborativa.

Como funciona o squad as a service?

Geralmente, as equipes multidisciplinares são contratadas por meio de empresas especializadas, conhecidas como fornecedoras de Squad as a Service. Elas possuem times completos, em diversas áreas do conhecimento, prontas para atuar em todos os tipos de projeto. 

Ao optar pelo serviço, a empresa contratante descreve suas necessidades e objetivos específicos e a provedora monta um time com os melhores profissionais para atender à demanda do cliente. Uma vez formada a equipe, ela passa a se dedicar exclusivamente ao projeto do cliente.

Momento certo para adotar squads as a service

Esse modelo pode ser útil em diversos momentos de um negócio, tendo destaque para os três casos abaixo:

Projetos curtos: quando o prazo de entrega é curto, a empresa contratante pode precisar de ajuda especializada para garantir a entrega a tempo, sem que haja perda na qualidade do serviço;

Falta de talentos no time interno: outra utilidade é quando a empresa não possui colaboradores com os requisitos indispensáveis para uma tarefa. Nesse caso, recorrer a esse modelo é uma forma de garantir que as necessidade do projeto serão atendidas;

Dificuldade em encontrar experts: em alguns casos, pode ser difícil encontrar especialistas em determinadas áreas. Em momentos como esse, o Squad as a Service oferece profissionais com qualificações e experiência, garantindo resultados satisfatórios.

Vantagens desse modelo de oferta

As principais vantagens na contratação de um modelo squads as service incluem: 

  • Times altamente qualificados, acostumados a trabalhar com prazos curtos e alta demanda;
  • Um equipe entrosada, que consegue desenvolver suas funções de forma colaborativa;
  • Flexibilidade para escolher profissionais que se adaptem exatamente às necessidades do negócio;
  • Facilidade em não precisar correr atrás de talentos ou fazer longos processos seletivos para garantir a escolha correta;
  • Não há necessidade de treinamento para o novo time, pois os integrantes já são experientes;
  • Oportunidade de ter acesso a talentos especializados em diferentes áreas.

Diferença entre squads as service e outsourcing de TI

Mesmo que haja diferenças entre os dois conceitos, o Squad as a Service pode ser considerado uma forma de outsourcing de TI. Isso quer dizer que, no outsourcing de TI, a empresa contrata uma equipe terceirizada para gerenciar todo um setor da empresa, possivelmente de modo contínuo. 

Já nesse modelo, a contratação do time multidisciplinar costuma ser focada na execução de um projeto em específico. De modo geral, o outsourcing de TI é mais adequado para tarefas rotineiras e atividades de suporte, enquanto o Squad as a Service é indicado para empreendimentos inovadores que requerem expertise profissional.

Motivos para escolher o Outsourcing de TI da Cedro Technologies 

O Outsourcing de TI da Cedro Technologies é um dos mais completos do mercado, oferecendo diversos diferenciais, como:

  • Gerenciamento dos profissionais: Monitoramento e envolvimento em todas as etapas do projeto, garantindo qualidade na entrega;
  • Personalização de cada projeto: Amplo entendimento das nuances do projeto para alocação dos melhores profissionais e proposta personalizada;
  • Experiência de 18 anos: Atendimento a grandes instituições financeiras e vasta experiência em linguagens de programação complexas;
  • Profissionais de ponta: Seleção de perfis adequados às metodologias de trabalho, atualizados com o mercado e conhecedores das principais linguagens de programação;
  • Metodologia Ágil: Trabalho dentro da metodologia SCRUM para entregar valor em todas as etapas do projeto no menor tempo possível;
  • Personalização de acordo com a demanda: Escuta atenta às ideias e necessidades do cliente para selecionar o melhor profissional que atenda às expectativas.

Viu como a nossa solução é completa em todos os aspectos? Então não deixe essa oportunidade passar e agregue valor ao seu negócio. Conheça o Outsourcing de TI da Cedro Technologies!

Recomendados para você

Homem com trajes sociais realizando apresentação para plateia
Digitalização de processos: por que investir? ...
Pessoa utilizando celular na rua com símbolo de rede projetado
Push Notification Geolocation: o que é e como implementar no app ...
Pessoa utilizando computador exibindo gráficos
4 passos para construir cultura organizacional voltada para dados ...