O que a Inteligência Artificial pode fazer para o atendimento da sua empresa

Vitor Precioso

30 janeiro 2019 - 08:20 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:48

Mão robotica usando um tablet

Inteligência artificial (IA) é uma área da tecnologia que busca simular a capacidade humana de pensar, tomar decisões, apresentar soluções, aprender… Por muitas vezes, o público pode ter uma expectativa equivocada, considerando a forma que é apresentada nas narrativas cinematográficas e que ainda está distante da realidade.

No entanto, já contamos com excelentes exemplos. Gigantes da tecnologia já colocam esse conhecimento em prática com assistentes pessoais vinculados aos seus sistemas operacionais/aparelhos, como a Siri da Apple, a Alexa da Amazon, a Cortana da Microsoft e o Google Assistant da Google.

IA pode ser aplicada em diversas situações no cotidiano da sua empresa, para tornar os processos mais rápidos, processar grande volume de informações e otimizar o trabalho da sua equipe. A seguir, mostramos algumas maneiras de aplicar essa tecnologia na área de atendimento da sua empresa. Confira:

Assistentes virtuais

Chatbots são uma das principais tendências de tecnologia e trazem um novo mindset para a gestão de atendimento, relacionamento e comunicação para as empresas. Será cada vez mais comum que o usuário inicie seu contato através de um assistente virtual. Essa ferramenta poderá sanar suas dúvidas rapidamente, ajudar a resolver problemas simples e fazer o transbordo de determinados tópicos para atendimento humano.

A inteligência artificial permite que os bots aprendam o comportamento, as preferências e novas expressões do usuário, entregando ainda melhores resultados no atendimento. Com serviços cognitivos e machine learning, o assistente virtual pode ser treinado para apresentar um tom de conversa cada vez mais natural e preparado para entender as formas diversas como um mesmo tema é abordado pelo usuário.

Big Data

Big Data também pode ser utilizado para gerar conhecimento e elevar a qualidade do seu atendimento. Com o registro e armazenamento do fluxo de informações que temos contato  cotidianamente, sua empresa também pode também acessar  fontes externas.

Utilizando técnicas avançadas de estatística, captura e processamento de dados, sua empresa pode criar rotinas de análise que combinam performance, velocidade,  e escalabilidade. Assim, uma grande variedade de informações é avaliada continuamente, criando insights precisos para a área de atendimento da sua instituição.

Esses insights são excelentes ferramentas para conhecer melhor o seu cliente (Know Your Client, KYC), encontrar pontos fracos no seu processo e  fidelizar seu público.

PEOPLE

Pensando nas enormes vantagens da aplicação da inteligência artificial, a Cedro Technologies desenvolveu uma plataforma completa de atendimento omnichannel. Essa solução combina a criação e gerenciamento de chatbots utilizando serviços cognitivos e conta com novos módulos para atendimento humano – SAC e Service Desk, por exemplo.

Utilize uma plataforma completa de atendimento omnichannel para a comunicação da sua empresa

Quer conhecer melhor o PEOPLE? Entre em contato com nossos consultores e saiba como uma plataforma de atendimento omnichannel pode transformar a experiência de comunicação da sua empresa.

 

Recomendados para você

Homem utilizando computador com papel e caneta
Conheça os benefícios do atendimento automatizado ...
Pessoa apanhando robô com as mãos
Chatbot poliglota: conheça a funcionalidade multi-idiomas do PEOPLE ...
Pessoa utilizando um iphone e olhando a pasta de mídias sociais
O futuro das transações financeiras via WhatsApp ...