Chatbots Cedro mais completos com proposta omnichannel

Vitor Precioso

01 outubro 2019 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:44

Homem com tiracolo mexendo no celular

Um dos desafios dos gestores que optam pelo uso de chatbots é, sem dúvida, dar um tom humanizado ao atendimento. Uma pesquisa realizada pela NeoAssist, em parceria com o Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), aponta que 87% dos clientes esperam que as empresas ofereçam a possibilidade de canais automáticos de atendimento, sem precisar contar com a intervenção humana.

Mas, ao mesmo tempo, deixá-los sem uma resposta convincente porque o chatbot não está programado pode ser desastroso. Neste cenário, é fundamental ter uma plataforma de transbordo, ou seja, que leve o cliente do diálogo com o bot para a conversa com o profissional.

Um outro estudo mostra ainda que os usuários querem ser atendidos no local onde estão, seja no Whatsapp, Facebook, Messenger ou até mesmo no Skype.

Pensando nisso, a Cedro desenvolveu uma plataforma de atendimento digital sob medida para suprir essa demanda. O People permite a criação e o gerenciamento de bots voltados para o atendimento a clientes e baseado em serviços cognitivos. Os Bots podem ser publicados em diferentes canais como Facebook, Whatsapp (utilizando o Whatsapp Business API), Skype e dezenas de outros canais. Agora, além de atender de modo automatizado de acordo com as interações programadas, a ferramenta também poderá direcionar para o atendimento, sempre que preciso. Ou seja, o chatbot está ainda mais completo. Conheça mais sobre essa funcionalidade a seguir.

O diferencial de um chatbot com recursos avançados

Ao investir em uma ferramenta como essa, a empresa ganha condições de se manter próxima ao seu cliente e ainda otimizar seus recursos. É possível manter a plataforma acessível 24 horas, diminuir as taxas de abandono, estimular a interação mobile sem desenvolvimento de aplicativo e ainda reduzir os custos de atendimento.

Por que pensar em uma plataforma de atendimento omnichannel?

Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), as empresas têm buscado diversificar a oferta de atendimento, mas nem sempre feita de maneira eficiente. O estudo concluiu que 100% das empresas entrevistadas possuem atendimento por telefone e 96% delas oferecem e-mail e redes sociais como uns dos canais de comunicação. Apenas 64% desses negócios oferecem o atendimento via chat.

Apesar dos esforços para melhorar a experiência do usuário, o principal desafio é a integração. É preciso partir de uma proposta multichannel para omnichannel.

A abordagem omnichannel compreende a noção de que os clientes desejam interagir com empresas em várias plataformas diferentes. Essas plataformas podem ser online e offline. E, para além da pluralidade de canais, é preciso que o cliente tenha uma continuidade, não importando a origem do contato. Ele precisa enxergar o mesmo padrão de qualidade por qualquer meio.

Através dessa proposta, a empresa pode conhecer melhor os seus clientes, saber quais as origens das suas interações, entender suas preferências e quais são os seus comportamentos.Por isso, um chatbot permite que seu negócio atenda em vários canais simultaneamente, com interações rápidas e diretas, mantendo o padrão de qualidade.

Sua marca padroniza o seu atendimento, independente do canal escolhido pelo usuário e, também, reduzir custos.

Neste cenário, um cliente pode encontrar o produto no site de uma empresa, iniciar uma interação em um chatbot, conversar com um atendente via chat e fechar a compra em uma plataforma e-commerce.

A importância da função de transbordo para a experiência omnichannel

Pensando justamente em ajudar as empresas a oferecer esse atendimento completo aos clientes, a Cedro incorporou ao People a função de transbordo. Ou seja, o atendimento que antes era feito apenas pelo chatbot agora pode ser direcionado para o atendente humano via chat.

A funcionalidade supre as lacunas entre os diferentes pontos de interação e melhora a jornada e a experiência fornecendo aos clientes o serviço e as respostas de que precisam. Além disso, remove as etapas desnecessárias que um cliente teria que passar para receber o suporte que busca.

Chatbot com função de transbordo apoia o supervisor

A função de transbordo da plataforma de atendimento digital fornece informações para que o supervisor possa ser mais assertivo em sua gestão. É possível, por exemplo, visualizar os atendimentos, gerir as filas, acessar indicadores e emitir relatórios.

A partir daí, ele pode criar filas customizadas, agilizando o atendimento e dimensionando corretamente a demanda de cada profissional.

Recursos de transbordo do People

Na plataforma de atendimento digital da Cedro a função de transbordo oferece um dashboard para gerenciamento das interações. Já  indicadores sistematizados permitem visualizar a demanda e o desempenho de cada profissional. A interface amigável também simplifica o acesso dos clientes e facilita as interações.

O objetivo é oferecer uma experiência omnichannel, acessível, completa e eficaz. Mover-se para ofertar este tipo de atendimento significa muito mais do que ampliar o número de canais: é estar presente para uma conversa com o cliente no seu canal preferido.

Chatbot com transbordo e experiência omnichannel

O investimento em uma plataforma de atendimento digital  representa um avanço significativo para qualquer empresa. É uma forma de estar disponível e presente, atendendo o cliente quando ele mais precisa e mantendo uma relação de proximidade.

Com uma plataforma como o PEOPLE, que oferece, inclusive, o serviço de transbordo para o atendimento humano, é possível oferecer uma experiência completa ao cliente, mostrando eficiência e agilidade do começo ao fim.

O recurso de transbordo é fundamental para ofertar uma experiência de omnichannel, ou seja, uma jornada de clientes conectados com os meios de contato, as plataformas e as ferramentas usadas por ele: tudo está disponível e acessível.

Para qualquer organização, o desafio é planejar a incorporação de novas ferramentas e soluções para agilizar os processos, melhorar o fluxo de trabalho e, principalmente, otimizar os recursos e melhorar os resultados. Daí, a importância de ter um parceiro especialista no assunto.

A Cedro Technologies é a melhor opção porque, além de fornecer uma ótima solução, pode se tornar uma verdadeira parceira da sua empresa. Veja como diferentes setores podem explorar chatbots para inovar no atendimento

Conheça o PEOPLE e surpreenda-se!

 

Recomendados para você

Mascote Olívia da empresa Cargil
Cedro Technologies apoiou no desenvolvimento de chatbot da Cargill Prev ...
Homem utilizando celular em frente a computador
Chatbots são a evolução dos sistemas de cobrança ...
Mãos ao redor de um robo
7 razões para os chatbots substituírem os aplicativos ...