Levantamento de requisitos: como manter o foco no que importa?

Rogério Marques

16 maio 2023 - 09:00 | Atualizado em 17 maio 2023 - 11:37

Levantamento de requisitos

O levantamento de requisitos é uma atividade que pode ser bastante desafiadora. No entanto, é essencial para transmitir com exatidão as demandas de clientes e patrocinadores de projetos à equipe de desenvolvimento. Ignorar ou não realizar essa etapa do modo ideal pode proporcionar entregas fora da expectativa. 

Por isso, é uma das principais boas práticas que desenvolvedores de todos os níveis devem conhecer. Assim, fica mais simples manter o foco e conquistar bons resultados mesmo em projetos desafiadores e/ou inovadores.

 

Afinal, o que é o levantamento de requisitos?

Basicamente, o levantamento de requisitos é um trabalho que visa compreender as necessidades reais do cliente antes de iniciar o desenvolvimento de software. Assim, é possível manter o foco nas expectativas do cliente durante o projeto e garantir que a solução criada atendará de fato ao esperado.

É a primeira ação a ser realizada no desenvolvimento de softwares e possibilita definir quais funções o sistema precisará executar e sob quais situações isso ocorrerá.

Os métodos para coletar as informações imprescindíveis em cada projeto são variados. Realizar abordagens individuais, grupos de discussão ou dinâmicas com diversos participantes são apenas alguns tipos de métodos. 

Independentemente do escolhido, há questões de escopo do projeto, prazos, expectativas do cliente, riscos e recursos, entre outras, que são essenciais de serem respondidas.

 

10 perguntas essenciais para o levantamento de requisitos

Com poucas perguntas, o analista responsável pelo projeto consegue delimitar adequadamente o projeto. O objetivo dessas perguntas é tornar a condução de um processo de levantamento de requisitos mais eficaz e evitar problemas comuns.

As questões são bastante objetivas e simples de compreender, confira abaixo:

1- Qual o objetivo do projeto?

Entender qual é o ponto de chegada do projeto é o primeiro passo para começar a desenvolver o trabalho. É agora que o analista deve compreender o que o cliente demanda. 

Isso não engloba apenas uma nova aplicação ou atualização de algo antigo. É mais amplo: é necessário alcançar também os benefícios aguardados, como simplificar os processos, melhorar a segurança ou aumentar a produtividade.

As demais questões auxiliam a atingir o resultado esperado dentro das condições existentes. 

2- Quais os entregáveis ou requisitos?

Os entregáveis são os trabalhos que serão recebidos de modo mais palpável, por assim dizer. Pode ser um novo portal de internet ou um software aprimorado para contar com maior acessibilidade.

3- Qual o orçamento disponível para o projeto?

Desenvolver um amplo projeto que contemple a fundo diferentes necessidades é algo que pode cativar o cliente em um primeiro momento. No entanto, tende a trazer frustração para ele se o valor de execução for mais alto que o orçamento disponível. 

A atividade deve, da melhor forma possível, atender ao esperado e, ao mesmo tempo, manter-se dentro do budget.

4- Quais os prazos envolvidos no projeto?

A limitação de prazos, junto com a financeira e tecnológica, são desafios que precisam ser considerados. Cada uma dessas restrições é definidora de potencial do projeto, que deve funcionar adequadamente mesmo com esses obstáculos. 

5- Quais os recursos envolvidos/disponíveis?

Nem só o prazo, a tecnologia e a parte financeira devem ser observados para o levantamento de requisitos. O trabalho em si também conta com obstáculos mais cotidianos. 

Por exemplo, um profissional que o analista de requisitos decide entrevistar para avaliar demandas pode ter pouco tempo para participar de uma conversa. Para lidar com esse desafio, fazer uma preparação prévia informando o que vai ser dialogado e a importância do encontro ajuda o colaborador a se motivar e se preparar para ser objetivo. Assim, todos os envolvidos ganham.

Ao realizar o levantamento de requisitos, é válido focar sempre nos detalhes que impactam no trabalho – indo do orçamento à disponibilidade da equipe.

6- Quais requisitos são dispensáveis e quais são prioritários?

Ao elencar todas as necessidades identificadas durante um projeto e as restrições impostas ao trabalho por motivos financeiros ou outros, é hora de definir quais requisitos são dispensáveis. E que outros, de nenhuma forma, devem ficar de fora do entregável.

7- O que está fora do escopo?

Depois da análise mencionada acima, o que não será incluído no trabalho final? Entender o que ficou fora do escopo e manter essa informação em mente é algo interessante para garantir o foco no que realmente importa.

8- Quem são os decisores/stakeholders fundamentais?

Em um mesmo projeto, as pessoas envolvidas podem ter diferentes visões. Por vezes, esses pontos de vista chegam a ser até mesmo antagônicos. 

Por isso, antes de realizar o levantamento de requisitos, é essencial ter em mente quem são os principais decisores. Afinal, em caso de conflitos, são as demandas destes que irão prevalecer.

No entanto, avaliar com atenção as possibilidades de atender ao maior número de demandas possíveis é sempre interessante. É que pessoas de diferentes perfis profissionais vão dispor de necessidades variadas. Gestores tendem a não conhecer a fundo aspectos operacionais, enquanto profissionais técnicos nem sempre consideram aspectos estratégicos. 

Na dúvida, buscar conciliar ao máximo os interesses é sempre algo positivo. 

9- Quem será o aprovador das mudanças?

Na mesma linha de observar quem são os decisores, ter uma atenção especial sobre quem decidirá sobre quaisquer mudanças solicitadas no projeto é fundamental. Afinal, é esse profissional que eventualmente permitirá ou não alterações que trarão grandes impactos ao entregável.

10- Quais os principais riscos do projeto?

O surgimento de imprevistos durante o projeto, bem como o desenvolvimento de planejamentos financeiro e de prazos não realísticos, estão entre os riscos potenciais. No entanto, estes são apenas dois tipos de obstáculos que eventualmente surgem.

Outros exemplos são: conflitos de demandas vindas pelas diferentes pessoas envolvidas, ambiguidades e imprecisão no registro do conteúdo apurado – o que prejudica atividades futuras. 

Por isso, é necessária a atenção constante do analista para a percepção sobre quaisquer situações que possam levar a falhas no projeto.

Ao realizar essas perguntas, o profissional responsável pelo levantamento de requisitos aumentará suas chances de realizar um diagnóstico bastante rico. Ou seja, oferecendo custo e prazo adequados e informação sobre os principais riscos e soluções possíveis.

Gostou desse conteúdo e quer continuar por dentro das tendências no mundo da tecnologia? Continue acompanhando nosso blog!

Recomendados para você

Homem em escritório interagindo com computador exibindo dados na tela
Open Banking: um panorama do mercado financeiro ...
Homem utilizando computador com celular na mão
Conheça os impactos do setor de TI no mercado financeiro ...
Homens analisando requisitos em uma tela de computador
Como realizar o Levantamento de Requisitos no desenvolvimento de software ...