Push Notification Geolocation: o que é e como implementar no app

Rogério Marques

05 setembro 2016 - 13:21 | Atualizado em 12 abril 2023 - 19:04

Pessoa utilizando celular na rua com símbolo de rede projetado

Publicamos recentemente em nosso blog um artigo sobre o conceito Push Notification. A tecnologia de Push Notification possibilita o envio de mensagens para smartphones e computadores, baseado na Internet, onde a requisição não parte do destinatário e sim de uma transação iniciada pelo publicador, ou seja, o conteúdo é “empurrado” ao usuário mesmo sem a sua solicitação, daí a explicação do próprio nome.

Já o Push Notification Geolocation é uma derivada do Push Notification que permite o envio de mensagens a usuários que estejam baseados em determinada posição geográfica (por coordenadas, rua, bairro, cidades etc) ou que entrem em determinada região.

Como implementar Push Notification Geolocation

Para implementar um serviço de push notification geolocation em um app proprietário, os desenvolvedores precisam capturar a posição geográfica em background de seus usuários, transmitir estas posições para um servidor e criar algum serviço de publicação por geolocalização que consiga filtrar os usuários que deveriam receber o push e fazer o disparo.

O push notification geolocation não é um serviço nativo provido pelas lojas Apple, Google ou Windows Phone, portanto requer uma implementação própria de cada desenvolvedor ou então o uso de algum serviço provido por terceiro, como é o caso da plataforma Anywhere desenvolvida pela Cedro Technologies.

Utilizar serviços de Push Notification Geolocation no seu aplicativo

A plataforma Anywhere provê dezenas de serviços de base tecnológica em APIs (Application Programming Interfaces) e dentre eles o Push Notifcation Geolocation. Por meio de APIs e serviços embarcados em seu aplicativo, você rapidamente pode passar a publicar conteúdos (texto, imagem, vídeo, áudio, documentos etc), notificações e serviços por geolocalização.

A plataforma Anywhere provê ainda uma interface CMS (Content Management System) que permite o envio manual de conteúdos e notificações por geolocalização, por usuário, grupos e diversas outras segmentações.

Conheça melhor a plataforma Anywhere e como os seus serviços podem acelerar o desenvolvimento e time to market dos seus aplicativos.

case de aplicativo

Plataforma gratuita possibilita a entrega de dados e notificações por geolocalização

Caso não precise utilizar o serviço de push notification geolocation em seu aplicativo próprio, você pode considerar o uso da plataforma MyPush, desenvolvida pela Cedro Technologies. O MyPush é uma plataforma desenhada para a entrega de serviços, conteúdos e notificações em dispositivos móveis.

Há diversos serviços nativos disponíveis no MyPush app (dentre eles, o push notification geolocation) que provê o envio de dados e notificações por geolocalização. As notificações podem ser enviadas instantaneamente para quem estiver em determinada região ou podem ser previamente programadas para enviar aos usuários que chegarem a determinado local.

Entenda como você pode utilizar gratuitamente os serviços do MyPush para entrega seus conteúdos e notificações por geolocalização.

Centenas de organizações, cidades, empresas e usuários já adotaram a plataforma para comunicação, serviços, notificações e notificações geolocalizadas.

Recomendados para você

Pessoa utilizando computador com outras pessoas na mesma sala
Panorama da transformação digital no mercado financeiro ...
Robô utilizando ferramentas em hologramas
Bot Framework: serviço operado pela Microsoft ...
Homem utilizando celular enquanto caminha
Startup e tecnologia: entenda o futuro das cidades inteligentes ...