Como proteger sua empresa do risco de fraude documental?

Vitor Precioso

14 outubro 2021 - 12:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:37

Atualmente é comum ver notícias sobre fraudes documentais e golpes desde pequenas empresas até grandes corporações.

Ou seja, as fraudes documentais aumentaram com a transformação digital e saber como proteger sua empresa e prevenir esses tipos de situações é essencial. 

Por isso, abaixo, vamos te dar dicas de como proteger seu negócio de fraude documental. Confira.

 

Por que atualmente é mais fácil fraudar?

Antigamente, para se fazer uma fraude documental era preciso impressões com alta qualidade, sofisticação nos detalhes, gastos mais elevados e tudo isso não era tão fácil de conseguir e nem bancar.

Entretanto, isso tudo mudou com a transformação digital e a digitalização que facilitou a prática desse tipo de crime.

Ou seja, hoje, qualquer pessoa pode editar um documento no Photoshop e/ou outros editores de imagem, é fácil fraudar documentos, assinaturas e para fazer isso, só é preciso ter acesso a um computador e a internet.

Além disso, é possível, na rede, ter modelos de documentos como RG e CNH, o que torna as fraudes escaláveis e mais frequentes.

Outra preocupação que também se tornou frequente são os vazamentos de dados que acabam ampliando ainda mais os riscos de fraude documental. 

Para isso, as empresas devem oferecer uma proteção aos seus clientes. Essa proteção é prevista em lei pela Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD que já está em vigor no país.

 

Como proteger sua empresa de fraudes documentais?

Para proteger sua empresa do risco de fraude documental é preciso validar as documentações que clientes, fornecedores e colaboradores entregam para sua empresa.

Dessa forma você pode:

Estabelecer programas de compliance

Um programa de compliance pode ser uma maneira de proteger sua empresa, pois as boas práticas de conformidade devem descrever de forma clara quais são os códigos de ética da empresa e como segui-los.

Documentoscopia 

A técnica garante a autenticidade dos documentos recebidos na sua empresa. Trata-se de uma ciência forense que se dedica ao estudo de documentos e à análise de seus dados para validação judicial.

Software antifraude 

Esse tipo de plataforma faz a validação cadastral das informações de forma automática, indicando o nível de risco que sua empresa pode correr.

O Data Engine é uma plataforma que faz esse tipo de validação. Ou seja, o software automatiza todo o processo de Validação Cadastral, Antifraude e Background Check. 

Além de oferecer funcionalidades como: Face Match, Criação de Dossiê Reputacional, Consultas Hierárquicas, Teia Societária e verificação de dados OCR.

Clique aqui e saiba mais sobre o Data Engine.

 

Utilize o certificado digital

O certificado digital consiste em uma identidade eletrônica que mantém a privacidade e integridade dos documentos por meio de chaves criptografadas. 

Ele é utilizado por pessoas físicas e jurídicas para garantir transações online autênticas e reconhecidas eletronicamente.

Pronto, agora que você sabe o que deve fazer para proteger sua empresa de fraudes documentais, não perca tempo e implante a melhor técnica para prevenir seu negócio de ataques e golpes.

Quer saber mais sobre o Data Engine, clique aqui e saiba tudo sobre a nossa plataforma!

Recomendados para você

Pessoas realizando uma transação monetária mediante contrato
Problemas com compliance? Veja como o Data Engine pode te ajudar ...
Fachada do prédio da Receita Federal
API para validar CPF ou CNPJ ...
Homem utilizando tablet e gráficos ao fundo
9 instituições financeiras que já permitem a abertura de contas online ...