Tipos de OCR: entenda quais são e diferentes aplicações

Vitor Precioso

12 outubro 2021 - 12:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:34

Duas pessoas assinando contrato

Você sabe como usar o OCR a favor do seu negócio?

O Optical Character Recognition (OCR), no português “reconhecimento óptico de caracteres”, é uma ferramenta que vem cada vez mais sendo utilizada como parte da rotina de empresas que precisam validar os documentos e dados dos seus clientes. 

Trata-se de uma tecnologia poderosa e, ao mesmo tempo, simples que aprimora o modo como os negócios armazenam e utilizam suas informações, sem falar que oferece mais segurança aos processos. 

O OCR possui mais de uma funcionalidade. Todas com o objetivo de levar eficiência e agilidade para os negócios. 

Quer saber mais sobre essa ferramenta, sua importância, benefícios e os tipos de OCR que existem? Acompanhe esse artigo até o final. Boa leitura!

 

O que é o OCR?

O OCR é uma tecnologia que identifica caracteres a partir de documentos de diferentes formatos, os transformam em um conteúdo legível e que pode ser editado. 

A ferramenta realiza a conversão de arquivos em PDF, imagens, documentos escaneados, dentre outros. Depois de coletados, os dados são armazenados em um computador ou outro dispositivo e podem ser pesquisados e editados por usuários. 

 

Por que o OCR é importante?

O OCR é uma tecnologia que automatiza e otimiza os processos de cadastro, consulta e validação de dados, aumentando o índice de precisão nos resultados.

Isso porque a transcrição das informações de modo manual pode ser um desafio, já que os documentos enviados não possuem um padrão de formato, de fontes e muito menos de qualidade. Por isso, as chances de ocorrerem erros são maiores. 

O OCR atua justamente para reduzir a incidência de erros, já que ele traduz de forma automática as informações para um computador. 

Além disso, a ferramenta fornece maior escalabilidade, já que é capaz de extrair um enorme número de dados em simultâneo. 

 

Tipos de OCR

Atualmente, existem 4 tipos de OCR que auxiliam de forma significativa a tornar a rotina das empresas muito mais produtiva e eficiente. Além de melhorar significativamente a experiência dos usuários.  São eles:

Full Text OCR

O Full Text é o mais utilizado entre os tipos de OCR. Com ele, é possível converter um arquivo inteiro em texto e ainda escolher o seu formato final. 

Dessa forma, as informações são editáveis, auxiliando no preenchimento de cadastros, por exemplo. 

OCR Zonal

Nem todos os tipos de OCR conseguem lidar com a falta de padronização dos arquivos. Esse é o caso do OCR Zonal que atua como um Text Finder, identificando as áreas de texto que precisam ser convertidas. 

No entanto, para que a ferramenta consiga selecionar o que precisa ser extraído, é preciso seguir um padrão. Por exemplo, documentos como Carteira Nacional de Habilitação e RG que sempre terão as informações alocadas nos mesmos lugares. 

OMR

Já o OMR é o único entre os tipos de OCR que não tem a função de reconhecer textos. Essa ferramenta é utilizada para reconhecer qual opção está marcada, sendo muito utilizado em loterias, correção de gabaritos e formulários impressos de múltipla escolha. 

ICR

O ICR (Intelligent Character Recognition) é o que possui a tecnologia mais complexa entre os tipos de OCR. Isso porque ele é utilizado para reconhecer textos escritos a mão, que não possuem padrão algum, o que torna o processo mais complicado.

Geralmente, os software que usam essa tecnologia utilizam também o Machine Learning, para que o computador consiga aprender os diferentes estilos de escrita e fontes. 

Além disso, o ICR também é muito utilizado para a extração de números manuscritos. 

 

OCR traz agilidade para as empresas

Como vimos, cada um dos tipos de OCR tem sua funcionalidade específica. Mas, de forma geral, eles contribuem muito para tornar o cadastramento e a validação de dados muito mais ágil para empresas. 

No entanto, o OCR de forma isolada pode ainda não ser completo ou rápido o suficiente. Principalmente se o seu negócio tem um grande volume de consultas diárias. 

Neste cenário, o ideal é contar com uma plataforma como o Data Engine, que possui alta eficiência no processo de abertura de contas e na implantação de práticas de compliance.

Com o Data Engine, você consulta e valida os dados em tempo real. Além disso, também é possível fazer a vinculação do OCR com o Face Match, permitindo comparar as informações da foto com as do documento. 

Dessa forma, sua empresa fica muito mais segura contra fraudes e golpes e os seus clientes têm uma boa experiência na plataforma, já que os dados são utilizados para preencher os campos de cadastro automaticamente. Dessa forma, o usuário economiza um bom tempo e passa a valorizar mais a empresa.

Mude a forma com a qual sua empresa lida com os dados dos clientes. Torne sua equipe muito mais produtiva e o seu negócio mais seguro. Conheça o Data Engine, da Cedro Technologies.

Recomendados para você

Homens no ambiente de trabalho analisando gráficos
Inteligência de dados: um novo conceito sobre dados ...
Pessoas utilizando computador
API PEP – Pessoa Exposta Politicamente ...
Mulher com celular e cartão na mão utilizando computador
7 motivos para seu e-commerce realizar a análise de crédito ...