Ferramentas para cloud coding

Rogério Marques

11 junho 2018 - 13:12 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:41

Ilustração de um computador, celulares e bits 0 e 1

Olá, como vai? Me chamo Cecília e sou umas das mais novas autoras do blog da CEDRO. A partir de agora você perceber um conteúdo ainda mais rico, com informações importantes e enriquecedoras em conhecimentos.

Sendo este o meu primeiro artigo para o portal, gostaria de falar sobre o *Cloud Coding*, ou “programação nas nuvens” como gosto de chamar.

Enquanto programadores, nem sempre conseguimos gerir em nossos computadores todos os recursos necessários para a utilização de uma linguagem, framework ou biblioteca, dado que cada um deles requer um conjunto diferente de funcionalidades e é nesse momento que sites com ambientes completos, que abrangem diversos compiladores e interpretadores vêm ao resgate!

Aqui estão as seis mais usadas no meu dia-a-dia:

## [JDoodle] (https://www.jdoodle.com/)

Seu lema é “Uma forma fácil e rápida de executar programas online (Easy and Quick way to run Programs Online)”. Suporta mais de 60 linguagens interpretadas e compiladas. Oferece também uma API que possibilita a execução de aplicações através do ambiente JDoodle com planos custando entre 0 e 1000 dólares por mês. É simples e de interface intuitiva.

## [Repl.it](https://repl.it) (meu preferido)

Um portal completo que está em constante atualização. Com o nome advindo da expressão *Read–eval–print loop* que significa “Ler, executar, imprimir em ciclo”, o ambiente faz aquilo que propõe, suportando desde linguagens a frameworks WEB, por exemplo: React, Ruby on Rails, NodeJS, Python, dentre outros. O site conta também com um sistema de cadastro e autenticação de usuários, assim como salas de aula, através de planos de assinatura, para professores receberem trabalhos e provas de seus alunos.

## [Tutorialspoint] (https://www.tutorialspoint.com/index.htm)

Dentre os ambientes de desenvolvimento online, este é o que oferece a maior quantidade de recursos, contando não somente com a execução de código, mas também com tutoriais, vagas de emprego, espaço para *quadro branco* juntamente com outras funcionalidades. Ele, assim como os anteriores, possibilita incorporar (*embed*) o seu conteúdo e ferramentas em outras sites dispostos na WEB.

## [C9.io] (https://aws.amazon.com/cloud9/?origin=c9io)

Outro portal que gosto muito o C9.io, que é um computador virtual. O mesmo foi comprado pela Amazon e agora ocupa um espaço entre os serviços da empresa. Aqui, cada usuário dispõe de uma quantidade finita de ambientes de trabalho, porém, com um terminal Linux e uma interface muito amigável, tudo é possível. Comandos como “*cd*” e “*ls*” são mais que bem-vindos e você pode escolher ainda qual conjunto de configurações deseja usar: Python, Ruby, dentre outros.

Por fim, quero trazer outros dois sites que seguem a mesma proposta do C9.io, o Codetasty e o Codenvy, confesso que estes dois não utilizei muito por não serem o meu foco principal: super máquinas e ambiente grandes para desenvolvimento, porém, eles chamaram a minha atenção.

## [Codetasty] (https://codetasty.com/)

O Codetasty se intitula uma IDE poderosa com ferramentas que somente uma aplicação nas nuvens poderia entregar. O mesmo conta com *live-reload* e suporta mais de 40 linguagens. Aceita também o uso de extensões, por entender as necessidades do desenvolvedor e me lembra muito o Sublime, o que é ótimo já que este é um dos meus editores preferidos. Oferece planos de assinatura que vão de 0 a 40 dólares por mês.

## [Codenvy] (https://codenvy.com/)

Comprado pela RED HAT o Codenvy oferece suporte fácil ao Docker e a equipes de desenvolvimento. Possibilita ser instalado ou utilizado na nuvem. Construído a partir do software Eclipe Che é um potente editor de texto e IDE focado em grupos desenvolvedores. Também trabalha com planos que fluem entre custo livre e custo empresa.

—————
Bem, por hoje é só! Espero que tenha gostado e nos encontramos no próximo post. Tchau, tchau!
<!–stackedit_data:
eyJoaXN0b3J5IjpbMTAyMDE2MTA2NCwtMTEyNTYxNDQ2N119

Recomendados para você

Imagem para botão de cidades inteligentes
Cidades inteligentes: entenda a tecnologia envolvida ...
Pessoa escrevendo em caderno utilizando o celular
React Native: o que é e como construir aplicações ágeis ...
Pessoa com trajes sociais clicando em ícone projetado de Agile
ITIL e as metodologias ágeis podem coexistir? ...