Python: conheça as vantagens dessa linguagem de programação

Thamara Araujo

12 março 2024 - 10:55 | Atualizado em 25 março 2024 - 14:03

Num mar de diferentes linguagens e paradigmas de programação, é preciso escolher alguma para começar ou até mesmo expandir o conhecimento quando tratamos de solução de problemas.

Nesse quadro, a linguagem Python se destaca pela sua simplicidade, tanto de aprendizado quanto de implementação, isto é, o tempo e esforço gasto para prover uma feature simples tende a ser menor.

Aprendizado

Podemos destacar que seu código é altamente “verboso”, ou seja, muitas linhas de código serão uma sequência de palavras-chave que fazem sentido tanto na sintaxe da linguagem quanto na sintaxe da língua inglesa, tornando a escrita mais intuitiva.

Ao unir essa característica com sua flexibilidade, tendo em vista que não é uma linguagem “tipada”, e sua limpeza – sem caracteres de fim de linha ou abertura de escopo -, o aprendizado da linguagem se torna bem mais rápido.

Um fator menor, porém relevante, é que a indentação é que separa os escopos, logo, não é possível criar um código mal indentado, algo que poderia gerar confusão e lentidão no momento de sua interpretação.

Facilidade de uso

Por ser uma linguagem interpretada, podemos simplesmente escrever o código num arquivo e executá-lo com 2 cliques, tornando-o uma excelente ferramenta de automação e simplificação de pequenas tarefas. Sendo assim, vários trabalhos manuais e recorrentes passam a ser facilmente resolvidos com 2 cliques, logo após escrever o código.

Para poder executar, basta instalá-lo facilmente, sem grandes downloads ou configurações adicionais, mostrando-se um exemplo de plug and play.

Comunidade

Tanto por ser Open Source, quanto por ser de fácil aprendizado, a linguagem se espalhou facilmente, e tem uma comunidade muito grande e ativa. Isso implica num grande suporte, seja para encontrar soluções e explicações online, com abundância de tópicos em diversos fóruns, quanto para que bugs conhecidos ou melhorias desejadas sejam rapidamente resolvidos.

Ampliar o leque de soluções

Por ser uma linguagem com grande suporte, sempre haverá módulos disponíveis para resolver grandes problemas de maneira simples, com poucas linhas e de fácil entendimento. Logo, alguém que tiver conhecimento das suas capacidades, irá sempre automatizar suas tarefas, economizando tempo e evitando erros humanos em várias partes do processo. Além disso, frente a problemas urgentes, será possível construir interfaces e conexões de maneira rápida.

Não somente de soluções pequenas e rápidas vive o Python. A linguagem pode também ser usada para desenvolver produtos inteiros com segurança e alta performance, principalmente quando se usa arquitetura de microsserviços.

Nichos

Bem como outras linguagens tem seus pontos fortes, Python é muito conhecido por acomodar as principais, mais famosas e utilizadas ferramentas de Inteligência artificial, engenharia e web-scraping. Além disso, possui um suporte amplo para dashboards e manipulação de relatórios, como automações em PDFs e planilhas.

Suas frameworks web também são bem estruturadas, conhecidas e utilizadas, se destacando Flask e Django como as mais populares.

Onde estão os problemas no Python?

A linguagem é tipicamente mais lenta, por ser dinâmica e interpretada. Seu uso no universo mobile é restrito e não indicado. Suas bibliotecas de bancos de dados são piores com relação às outras linguagens.

A dinamicidade pode trazer vários erros em tempo de execução do código, uma vez que não era possível prevê-los. Além disso, seu consumo de memória é tipicamente maior que outras linguagens.

A melhor forma de enxergar a linguagem nesse contexto é a seguinte: nem todas as soluções exigem uma grande estrutura, robustez, ou perfeição, pois muitas vezes, é mais rápido, fácil e prático resolver um problema com o que encontrar na “primeira gaveta”.

Pergunte a qualquer profissional quais ferramentas ele usa mais frequentemente: as mais simples ou as mais maiores, mais complexas e poderosas?

Se você gostou desse artigo, leia mais sobre linguagens de programação e tendências no desenvolvimento de software em nosso blog.

Recomendados para você

Pessoa segurando desenho de mundo sobre uma folha com símbolos de dados e redes em primeiro plano
SD-WAN: a tecnologia inovadora para garantir melhor utilização de recursos ...
Pessoa digitando em um computador com tela em realidade aumentada
Validação de Documentos: RG, CNH, Endereços, CPF, CNPJ etc. ...
Pessoa usando um notebook
Plataforma de Chatbot: People ...