O que é ESG e como impacta o mundo dos investimentos.

Leonardo Reis Vilela

24 setembro 2020 - 09:23 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:28

Miniaturas de Torres energia eólica - ESG

Este artigo é baseado no “Falando sobre I.A. EP 7 – ESG: As 3 letras que estão mudando o mundo dos investimentos, episódio do Cedro Cast. 

 O termo ESG é uma novidade no Brasil e está mudando o mundo de investimentos. Outro conceito que está muito em alta é o desenvolvimento sustentável dos negócios.  

Essa sigla, ESG, junta justamente essas duas temáticas, investimentos e sustentabilidade, e está gerando grande impacto no mundo da corretagem de ações.   

Nesse artigo, a Lucy Pamboukdjian, especialista em investimentos, nos explicou um pouco sobre o Environmental Social Governance e como isso tem impactado no mundo financeiro.  

Vamos conferir no texto abaixo. 

O que é ESG? 

ESG é a sigla para Environmental Social Governanceou, como muitos estão usando no Brasil, ASG, que podemos traduzir como Ambiental, Social e Governança Corporativa.  

Em suma, ESG, diz respeito a qualquer discussão estratégica de uma empresa no ponto de vista da sustentabilidade da empresa. 

Isso para que ela seja sustentável no longo prazo e capaz de se transformar e se adaptar frente às novas necessidades do mercado, seja do ponto de vista ambiental, de negócio ou mesmo de clientes e colaboradores. 

ESG na prática para as organizações  

De acordo com Lucy Pamboukdjian, que atuou na B3 por 20 anos e também na Bolsa de Valores de Santiago, as estratégias de ESG, dizem respeito a uma visão bem ampla. São várias iniciativas e elementos que ajudam as empresas a se adaptarem e medem os riscos dentro dessa perceptiva de Ambiental, Social e Governança Corporativa. 

É olhar para a companhia e fazer com ela tenha uma estratégia de sustentabilidade a longo prazo, que ela entregue rentabilidade para os acionistasmas também entregue valor para a comunidade que ela está inserida, seja a sociedade, clientes e colaboradores.

Cenário no Brasil

Isso ainda é novo no Brasil, foi aquecido com a crise do Coronavírus, mas já se encontrava enraizado desde sempre, nas iniciativas sustentáveis das empresas, atitudes socioeconômicas, de filantropia, doação e ajudas a ONGs. 

Tudo isso foi ampliado e integrado com a Governança Corporativa. 

Um grande exemplo brasileiro é a Natura. Muito por conta do seu próprio modelo de negócio, mas ela é uma das maioresno sentido de sustentabilidade, no Brasil.  

Algumas outras empresas foram obrigadas a adotarem práticas sustentáveis por motivos diversos, como a Vale com os episódios das barragens, ou quando os próprios acionistas fazem uma pressão nesse sentido.  

ESG e os impactos nos Investimentos

Muitas corretoras já estão disponibilizando fundos ESG, ou seja, fundos de empresas que são sustentáveis. Isso acaba fazendo com que as empresas fiquem mais atentas ao assunto. 

Existe o risco de que algumas empresas fiquem de fora de certas carteiras dessas corretoras, por não estarem em conformidade com o ESG e assim perderem investimentos.  

Existem várias iniciativas mundiais sobre esse tema de sustentabilidade, um exemplo é a Black Rock – maior gestora de ativos do mundo – que em sua carta anual enviada para as empresas que mais investem, trouxe insights alarmando que as mesmas precisam prestar atenção em relação a sustentabilidade, e vai deixar de investir em empresas que não estejam comprometidas com isso.  

Outra iniciativa é o Principles for Responsible Investment, Várias gestoras do Brasil fazem parte dessa rede de movimentos importantes em defesa a vários princípios, entre eles a sustentabilidade e está acontecendo em várias partes do mundo. 

Investimento de impacto 

O ESG se trata de uma transformação para o Brasil, estamos falando de investimento de impacto, de investir com a certeza que isso vai gerar um benefício para várias pessoas. 

Portanto, essas ações já deve estar presente na cultura e estratégia das empresas.

Para ouvir o episódio completo, basta clicar abaixo:

CedroCast ·
Investimento em Dia EP 7 – ESG 3 letras que estão mudando o investimento.

Recomendados para você

apis-da-b3-o-que-sao-e-por-que-utilizar-nos-investimentos
APIs da B3: O que são e por que utilizar nos investimentos ...
Tabela com subida e queda do valor de ações
Investir na Bolsa: veja como otimizar o processo de investimento ...
Tela do aplicativo fast trade de operações de ações na bolsa
Fast Trade – Download, Instalador e Release Notes ...