Entenda como funciona o mercado de investimentos e de renda variável

Leonardo Reis Vilela

10 setembro 2020 - 12:28 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:28

Pessoa em mesa de reunião analisando gráficos em um tablet

Este artigo é baseado no “Investimento em Dia EP 4 – Tipos de Investimentos | Renda Variável | Como funciona o mercado”, episódio do Cedro Cast. 

Nos últimos anos, muitos brasileiros têm migrado da poupança pra investimentos em renda variável na Bolsa. E isso se tornou ainda mais comum com a baixa da Selic neste ano. Mas como começar a investir em renda variável? 

De acordo com o Mário Saldanha, Analista de Valores Imobiliários, o primeiro passo é estudar sobre o mercado financeiro. E ele vem a antes de começar a ter uma conta em uma corretora.  

Depois disso, você abre uma conta, sua carteira e começa a brincar. Começa com ações e com as opções. Para operar é preciso ter conta em corretora. E qual é a melhor corretora? Aí vai de acordo com as suas necessidades e opções. Tem gente que tem muito capital e quer pagar um pouco mais caro, tem gente que quer atuar com um capital reduzido etc.”, explica 

Ao escolher uma corretora, é preciso entender qual é o seu objetivo com as operações financeiras. Assim, você vai encontrar a corretora mais adequada ao que você quer.  

Day Trade ou Swing Trade?

Antes de optar por uma das duas operações, é preciso entender como funciona cada uma delas. 

A Day Trade é para quem quer fazer uma operação de compra e venda de um produto de renda variável em um mesmo dia.  

Passou de um dia ou até uma semana, aí já é o Swing Trade. Se é curto, médio ou longo prazo, isso vai depender do investidorPor isso, essa é a opção ideal para quem não consegue acompanhar o mercado em tempo real

Mercado Futuro

Os derivativos de mercado futuro são mercados feitos entre duas partes. É uma aposta de que determinado ativo vai subir e descer em um determinado tipo de tempo.  

O mercado futuro deriva do mercado à vista. Mas há alguns riscos de se operar no mercado futuro. O nível para quem opera índice futuro é muito mais elevado. Ele não é para iniciante, porque um investidor não pode mexer com contrato futuro se ele não souber bem como é o desenvolvimento do produto à vista ao qual ele é vinculado.  

Além disso, não é recomendado investir pouco dinheiro nesse tipo de mercado, já que ele pode ter uma grande variação.  

Índice Ibovespa

O índice Ibovespa é uma média ponderada das ações com maiores volumes e quantidades de negociações no quadrimestre. Tem ações que pesam mais. Mas se todas elas sobem, a bolsa como um todo sobe e o índice futuro tende a subir. Porém, isso não quer dizer que o dólar vai cair. 

Quer entender mais sobre esse assunto? Confira o episódio completo do podcast aqui.  

Recomendados para você

Homem analisando gráficos em folha com rede dados em primeiro plano
Guia explicativo do Big Data ...
Pessoa interagindo com projeção de gráfico utilizando caneta
Análise fundamentalista: uma explicação completa sobre o assunto ...
Mulher falando ao celular numa sala de escritório
Assistentes virtuais são o futuro do atendimento aos clientes? ...