Erros em startups: 5 dicas de como evitá-los

Leonardo Reis Vilela

12 março 2024 - 10:55 | Atualizado em 25 março 2024 - 13:59

Imagem de um ángulo aereo de pessoas trabalhando em uma mesa

Os novos empreendimentos que surgem todos os dias, as startups, são grandes responsáveis pela geração de emprego no Brasil, além de possuírem o potencial de se tornarem geradoras de lucro no futuro. No entanto, muitas dessas jovens organizações acabam falhando por cometerem erros ao longo de seu desenvolvimento.

Segundo uma matéria publicada pelo portal de notícias G1, no ano de 2021, cerca de 50% das startups brasileiras não geram resultados, mesmo após o recebimento de investimentos. Grande parte desses fracassos se dão pelos erros cometidos pelos empreendedores ao longo de seus processos de gestão.

Diante desse cenário, nós da Cedro desenvolvemos esse artigo com 5 dicas de como evitar erros em startups, visando te ajudar a ter sucesso em seus empreendimentos e integrar o grupo das empresas que conseguem gerar lucro. Confira!

Como prevenir erros em uma startup

O sucesso de uma startup é definido pela sua estratégia de entrada no mercado, assim como pelo seu plano para permanecer nele. Por mais que muitos novos empreendimentos iniciem suas atividades com pleno conhecimento sobre isso, acabam cometendo alguns equívocos que os levam à ruína.

Estamos falando de falta de planejamento financeiro, negligência de mudanças no ambiente e carência de conhecimento na aquisição de novas parcerias. Esses são erros que podem desembocar na falência da corporação, independente de seu porte. É por isso que as estratégias a seguir são tão relevantes na prevenção de deslizes.

1- Defina a identidade de sua empresa: missão, visão e valores

Ter um planejamento de marketing robusto, uma estrutura financeira elaborada e uma cultura voltada para dados são fatores salutares para o sucesso da empresa, mas não são nada sem os pilares de identidade da corporação

Estamos falando de missão, visão e valores. Esses são os três fundamentos que irão definir o motivo de existência de sua empresa, qual o norte que ela deve seguir e quais são as práticas e filosofias que mais são valorizadas dentro dela.

Ao fazer a devida definição desses três fatores, as startups conseguem evitar entrar em mercados que não fazem parte de seu escopo, fechar parcerias que não estão de acordo com suas políticas e contratar pessoas que carecem de fit cultural com o empreendimento.

Para ajudá-lo a montar sua identidade empresarial, estaremos deixando abaixo o conceito de cada um dos fundamentos citados acima. Analise o que você deseja para sua startup, quais são os seus objetivos, e faça esses pilares se encaixarem nela.

  • Missão: Propósito principal ou razão de existir da organização. Guia as decisões e inspira colaboradores e stakeholders.
  • Visão: Imagem aspiracional do futuro ideal da organização. Motiva o crescimento e direciona as ações da equipe.
  • Valores: Princípios éticos e culturais que guiam as ações da organização. Fundamentais para a identidade e reputação da empresa.

2 – Monte um bom modelo de negócios

Um modelo de negócios é uma representação estruturada e abstrata que descreve como uma empresa cria, entrega e captura valor. Ele abrange a forma como a empresa gera receitas, interage com clientes, estrutura suas operações e se posiciona no mercado.

Ele é extremamente importante pois é a partir dele que o gerenciamento de recursos da corporação ocorre, o que significa que a maneira como os recursos são aplicados, e como eles são obtidos, pode ser muito mais saudável do ponto de vista financeiro quando estão alinhados com um modelo de negócios pensando, sendo um fator decisivo no sucesso de uma startup.

 

Colaboradores de startup discutindo seu modelo de negócios

 

3 – Implemente uma política de compliance robusta

Uma política de compliance robusta é de extrema importância para uma startup em seus estágios iniciais. Embora possa ser tentador focar inteiramente na inovação e no crescimento, negligenciar o cumprimento de leis e regulamentos pode acarretar consequências graves. 

Ao estabelecer uma política de compliance desde o início, a startup demonstra seu compromisso em agir de forma ética e em conformidade com as normas vigentes, o que aumenta sua credibilidade perante investidores, clientes e parceiros. 

Além disso, uma política de compliance bem implementada ajuda a reduzir riscos jurídicos, evita multas e litígios, além de criar uma base sólida para um crescimento sustentável e confiável no mercado.

4 – Desenvolva um estrutura de capital inteligente

Estrutura de capital se refere à composição do endividamento de uma empresa, ou seja, de onde ela angariou o recurso para se financiar, e quais são os juros envolvidos nesses financiamentos.

Toda empresa deve ter essa composição do financiamento extremamente bem pensada, pois determinadas decisões podem acarretar em tipos de endividamento que não poderão ser pagos no futuro, classificando a falência do empreendimento.

No mundo das startups, onde as maiores dificuldades costumam ser envolvendo dinheiro, saber onde consegui-lo e o quanto pegar são decisões de ouro que podem salvar um negócio logo em sua gênese. 

5 – Saiba aplicar os seus recursos

Uma startup conta com recursos muitas vezes limitados, precisando aplicá-los de forma estratégica para maximizar suas chances de sucesso. Primeiramente, é fundamental focar em sua proposta de valor, direcionando recursos para o desenvolvimento e aprimoramento do produto ou serviço. 

Em seguida, investir em marketing digital e ações de divulgação direcionadas ajuda a alcançar o público-alvo de forma mais eficiente. Além disso, alocar recursos para capacitar a equipe e buscar parcerias estratégicas pode impulsionar a inovação e a expansão dos negócios. Monitorar e analisar os resultados é essencial para otimizar a alocação de recursos e garantir uma utilização mais efetiva do capital ao longo do crescimento da startup. 

Com uma gestão inteligente e focada, a startup pode obter o máximo retorno de seus recursos escassos, alavancando seu potencial de crescimento e conquistando espaço no mercado competitivo.

Essas são algumas medidas que você pode tomar para evitar entraves no desenvolvimento de seu negócio. Se quiser saber mais sobre como aprimorar cada vez mais suas estratégias de gestão de recursos, acesse o blog de Cedro e confira!

Recomendados para você

Pessoas apontando para gráficos em um relatório impresso
Sua empresa está pronta para a transformação digital? ...
Pessoa interagindo com inteligência artificial pelo celular
O que os chatbots podem fazer pela área da saúde ...
Homem numa sala de escritório utilizando o computador
Como integrar os canais omnichannel ao mercado financeiro? ...