Como o marketing digital pode alavancar uma Fintech?

Vitor Precioso

12 abril 2017 - 13:35 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:45

Desenho de tablet com diversos ícones da cultura pop ao redor

Fintech é uma categoria de startups que tem como principal objetivo inovar a concepção e prestação de produtos e serviços financeiros.

Tem vários formatos e tamanhos, desde aquelas que lidam com empréstimos até as que se dedicam especificamente à consultoria e gestão de investimentos. Mas o que todas elas têm (ou deveriam ter) em comum? Grandes estratégias de marketing digital.

Por serem negócios essencialmente digitais, você já pode imaginar o motivo. Mas não é por isso que estamos aqui. Queremos te mostrar como essas empresas fazem uso da internet para se destacarem no mercado, de modo que você possa se inspirar e ter insights valiosos.

Confira algumas estratégias do setor e veja como elas funcionam na prática.

O que é marketing digital?

Antes de entender como Fintechs utilizam o marketing digital para potencializar seus negócios, precisamos definir esse termo. Marketing digital engloba todas as iniciativas online de uma empresa, seja na hora de se conectar com os clientes que já conquistaram ou prospectar novos.

Hoje, gastamos pelo menos o dobro do tempo que passávamos online há dez anos, o que mudou a forma como pessoas adquirem produtos e se informam sobre eles. A internet tem um papel cada vez mais importante em todas as indústrias e isso não poderia ser diferente no setor financeiro.

Como uma Fintech pode utilizar o marketing digital?

Que problema seu negócio propõe resolver e que tipo de usuário se beneficia dessa solução? São perguntas como essas que fazem com que as Fintechs e outras empresas invistam no marketing digital para encontrar respostas.

Essas startups são ótimas em criar soluções digitais altamente especializadas, mas para isso precisam conhecer muito bem seu público-alvo. Responder a essas perguntas está no centro da estratégia de qualquer negócio bem-sucedido.

Outro dos grandes motivos para investir em marketing digital está na compreensão aprofundada que ele oferece sobre seus concorrentes. Principalmente no caso de Fintechs, que competem geralmente com grandes bancos já estabelecidos, entender o que sua concorrência tem a oferecer é uma vantagem e tanto.

Conhecer o que se fala sobre seus produtos e serviços e ter ciência sobre o que é preciso para adquirir novos clientes são outros motivos que tais negócios têm para investir em marketing digital.

Além disso, a estratégia também é eficiente para se tornar conhecido. Empresas que estão começando a ganhar mercado encontram na internet o lugar ideal para divulgar suas soluções e angariar novos consumidores.

Seus websites não servem apenas como hub de produtos e serviços; eles são também peças “vivas” de marketing, ajudando a reforçar os valores e compromissos da marca.

Exemplos de uso

Veja o exemplo do Nubank: dentre suas propostas mais conhecidas, está o atendimento individualizado e altamente pessoal. Ao notar que bancos não conseguiam entregar esse nível de familiaridade, a fintech brasileira aproveitou a chance para se destacar.

O resultado? A empresa saiu vencedora do Marketers That Matter, prêmio criado no Vale do Silício pelo Sage Group. E suas métricas na internet seguem fazendo da marca de cartões 100% digital um sucesso entre os clientes.

Mas não é só no atendimento que as Fintechs se destacam. Atrair clientes é o principal papel do marketing digital, tornando-as convenientemente disponíveis, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Pela internet, essas empresas podem obter dados ricos do tipo de cliente que desejam atrair e têm o conhecimento necessário para investir nessa aquisição. Uma experiência de usuário melhor é outra das consequências desse investimento em marketing digital.

Deu para perceber que praticamente não existe contraindicação que desencoraje o foco nessa área?

Aproveite também! Baixe o ebook Marketing Digital para Mercado financeiro

  • Por que o marketing digital é uma estratégia competitiva e a necessidade de trabalhar imagem de marca.
  • Qual o perfil do cliente digital e 4 ações de marketing digital para colocar em prática ainda hoje e atender um mercado cada vez mais exigente.
  • Criação de autoridade no mercado financeiro com a ajuda de várias soluções já disponíveis no mercado e gratuitas.

baixar ebook

E você, já conhecia o potencial do marketing digital para alavancar o crescimento de uma Fintech? Que tipo de estratégia a sua empresa adota? Deixe um comentário e compartilhe com a gente a sua estratégia!

Recomendados para você

Homem utilizando computador exibindo gráficos em uma reunião
Banking as a service: o que é como se adaptar? ...
Mulher olhando para tablet exibindo gráficos
Como a IoT é usada na prática na transformação digital? ...
Mulher utilizando computador com cartão na mão
Entenda qual o impacto das fintechs no sistema bancário ...