DREX: o que é e como vai funcionar a moeda digital brasileira 

Thamara Araujo

12 março 2024 - 10:56 | Atualizado em 25 março 2024 - 14:03

Nos últimos anos, o mundo tem testemunhado o rápido avanço das tecnologias financeiras e a ascensão das moedas digitais. No Brasil, uma das mais recentes inovações nesse campo é o DREX.  

Esta nova moeda digital promete revolucionar a maneira como realizamos transações financeiras e interagimos com o sistema bancário. Neste artigo, exploraremos o que é o DREX, suas características e as diferenças em relação ao PIX, outro método de pagamento eletrônico amplamente adotado no país. 

 

O que é o DREX?

O DREX é a mais recente adição ao cenário financeiro brasileiro, uma moeda digital projetada para simplificar e agilizar as transações financeiras. Desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, o DREX está destinado a coexistir com outras formas de pagamento, oferecendo uma alternativa digital rápida e eficiente. 

Uma das características do DREX é sua integração com o sistema PIX, uma plataforma de pagamentos instantâneos que revolucionou a maneira como transferimos dinheiro no país. Com o DREX, os usuários poderão realizar uma variedade de operações, incluindo pagamentos, transferências e até mesmo empréstimos, tudo em uma única plataforma digital. 

 O Drex deve ser lançado no país no final de 2024. Segundo o cronograma de desenvolvimento do BC, o projeto está atrasado, mas está previsto diversas parcerias estratégicas para estar funcionando na data prevista. 

Diferenças entre o PIX

Embora o DREX e o PIX compartilhem o objetivo comum de facilitar as transações financeiras, existem diferenças fundamentais entre essas duas plataformas: 

  • Natureza da Moeda: Enquanto o PIX é um sistema de pagamentos instantâneos que utiliza o Real brasileiro como a moeda padrão, o DREX é uma moeda digital independente, criada e regulamentada pelo Banco Central do Brasil. 
  • Escopo de Operações: Enquanto o PIX é principalmente uma plataforma de transferência de fundos entre contas bancárias, o DREX oferece uma gama mais ampla de serviços financeiros, incluindo empréstimos e pagamentos, além de transferências. 
  • Independência Tecnológica: O PIX depende da infraestrutura bancária existente e está ligado às contas bancárias dos usuários. Por outro lado, o DREX é uma plataforma independente que não requer uma conta bancária para operar, permitindo maior flexibilidade e acessibilidade para os usuários. 

Funcionalidades do DREX 

 O DREX oferece uma série de funcionalidades destinadas a tornar as transações financeiras mais convenientes e acessíveis: 

  • Pagamentos Instantâneos: Assim como o PIX, o DREX permite pagamentos instantâneos entre usuários, eliminando os atrasos e as inconveniências associadas aos métodos de pagamento tradicionais. 
  • Transferências de Fundos: Os usuários podem transferir fundos entre contas DREX de forma rápida e eficiente, sem as restrições e taxas associadas às transferências bancárias convencionais. 
  • Empréstimos Digitais: Uma das características mais inovadoras do DREX é a capacidade de facilitar empréstimos digitais entre usuários, fornecendo acesso a crédito de maneira rápida e transparente. 

O DREX representa uma evolução no cenário financeiro brasileiro, oferecendo uma alternativa digital eficiente para as formas tradicionais de pagamento e transferência de fundos. Com sua integração com o sistema PIX e uma variedade de funcionalidades inovadoras, o DREX está bem-posicionado para transformar a maneira como lidamos com o dinheiro no Brasil. 

À medida que a adoção do DREX aumenta e sua funcionalidade se expande, podemos esperar que essa moeda digital desempenhe um papel cada vez mais significativo na economia do país, oferecendo maior acessibilidade, conveniência e segurança para todos os usuários. 

Recomendados para você

widgets-da-bolsa-de-valores
Widgets da bolsa de valores: como integrar no seu site ...
Homem utilizando computador exibindo gráficos em uma reunião
Banking as a service: o que é como se adaptar? ...
Pessoa segurando rede mundial projetada sobre uma planta
ESG E Compliance: tudo sobre a relação ...