Criando novas e extinguindo profissões: como a Inteligência Artificial está mudando o mercado de trabalho

Rogério Marques

24 maio 2019 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:48

Pessoa digitando no computador

A transformação digital é um dos principais desafios desta geração e está possibilitando grandes mudanças no mercado de trabalho. A aplicabilidade da inteligência artificial (IA) leva diversos setores da economia a enxergarem a necessidade de novas competências e habilidades, para lidar com demandas diversificadas.

Com IA, produtos e serviços existentes são aprimorados, novas soluções são criadas, operações são otimizadas, a tomada de decisões torna-se mais embasada na análise de grandes volumes de dados… Todas essas conquistas mudam a ótica sobre o mercado de trabalho e como os colaboradores devem se adaptar a essa realidade.

Segundo Ginni Rometty, a CEO e presidente da IBM – uma das empresas de tecnologia e inovação mais importantes do mundo –,  todos os empregos sofrerão grandes mudanças em função da inteligência artificial, já nos próximos dez anos.

Mesmo que o Brasil não esteja em situação semelhante aos Estados Unidos, de onde Rometty apresenta essa visão, IA já está mostrando que as grandes mudanças no mercado vieram para ficar.

Substituição do homem pela tecnologia

Ainda existe um receio muito grande de que a tecnologia iria extinguir grande parte dos postos de emprego. No entanto, a questão é a falta de qualificação adequada, desde o ensino básico para esse novo momento da transformação digital.

Muitas profissões não sofrem ameaças diretas com o crescimento de IA. Profissionais da área da saúde, psicólogos, cuidadores, profissionais que lidam com a criatividade, entre tantos outros trabalhos, contam com a tecnologia como aliados para conquistar resultados ainda melhores – e não substituírem suas funções.

A verdade é que, por trás de todo o desenvolvimento tecnológico que advém da inteligência artificial, há uma gama de profissionais ajudando a construir todas essas soluções.

Muitas profissões baseadas em tarefas repetitivas estão minguando cada vez mais. Novos profissionais com conhecimento específico, em contrapartida, são necessários para garantir o pleno funcionamento dessas ferramentas tecnológicas.

Mão de obra cada vez mais qualificada com inteligência artificial

A necessidade de qualificação de mão de obra cresce ainda mais considerando que as novas funções criadas pelo trabalho com a inteligência artificial ainda estão surgindo. Os chatbots, por exemplo, precisam de uma série de profissionais que buscam trazer um tom humanizado para essas ferramentas. Mesmo que substituam em parte a função de atendentes, ainda é preciso outro grupos de colaboradores para construir a solução.

Com a ascensão da inteligência artificial, profissionais como Cientista de Machine Learning, Engenheiro de Machine Learning, Cientista de Dados, Analista de UX, UX Writer, Chatbot Teacher, entre tantas outras funções, começam a receber mais visibilidade.

Tecnologia Cedro para IA

A Cedro Technologies tem atuado constantemente no desenvolvimento de serviços e softwares para Inteligência Artificial. Dentre as soluções, a Cedro implementou o People, uma plataforma para criação e gerenciamento de Chatbots integrada em diversas plataformas como WebChat, WhatsApp Business API, Facebook e outros.

 

Recomendados para você

Pessoas em sala de escritório conversando
Chatbots e Employer Branding: como eles ajudam na estratégia ...
Homem com trajes sociais utilizando tablet e segurando café
[Infográfico] Atendimento ao Cliente: do telefone aos robôs ...
Homem com trajes sociais com ícones da internet projetados sobre sua mão
APIs para o mercado financeiro: o que são e qual sua importância? ...