Chatbot no WhatsApp: agora é oficial!

Vitor Precioso

10 agosto 2018 - 14:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:38

Pessoa  utilizando celular com ícone do WhatsApp projetado

A plataforma de bots da Cedro, People, oferece oficialmente a alternativa de publicar o chatbot no aplicativo

Presente em 96% dos smartphones dos brasileiros, o WhatsApp confirmou no início do mês que vai liberar para um número limitado de clientes a nova API do WhatsApp Business Solution (Whatsapp Business API) que permitirá a comunicação das empresas com seus clientes tanto através de um bot, como por atendentes humanos.

Quer integrar a sua empresa ao Whatsapp Business API? Fale com os especialistas da Cedro pelo comercial@cedrotech.com ou pelo site da plataforma People – www.people.com.ai

Por enquanto somente atendimento e notificações estão liberados, mas considerando o universo de usuários que poderão facilmente interagir para essas finalidades já podemos considerar uma revolução no relacionamento das empresas com seus clientes.

Mas então eu vou ficar sendo bombardeado por mensagens das empresas com as quais me relaciono? A resposta é não. Os clientes terão que dar essa permissão (opt in), livrando-se dessa forma do Spam que invade nossas caixas de e-mail.

Com essa importante novidade, o WhatsApp irá monetizar a solução cobrando das empresas por mensagens enviadas a seus clientes após 24hs da última interação. Os valores vão variar de um país para outro e terão descontos por volume (quanto mais mensagens mais desconto).

Algumas funcionalidades existentes nos chatbots do Messenger do Facebook, como carrossel e botões, ainda não poderão ser utilizadas no WhatsApp. Contudo, é possível enviar imagens e arquivos de áudio. A abrangência em termos de alcance da quantidade de usuários (em torno de 1,5 bilhão de usuários em mais de 180 países) e a segurança adicional de mensagens criptografadas sugerem que rapidamente o WhatsApp Business se tornará a principal forma de atendimento a clientes de todas as empresas, não importando seu tamanho.

Mas como ter certeza que a mensagem recebida de uma empresa não é um contato fake? O WhatsApp teve essa preocupação de garantir a segurança criando uma sinalização gráfica que gera autenticidade ao contato. Se um badget aparecer ao lado da marca da empresa, pode ficar tranquilo que o contato foi validado pelo WhatsApp.

Outra novidade é a possibilidade de criar anúncios publicitários contendo “call to action”, assim como já existe no Facebook.

People também no Whatsapp Business API

A Cedro Technologies desenvolveu a plataforma People de criação e gerenciamento de chatbots integrada aos serviços cognitivos da Microsoft, o que permite usar linguagem natural nas interações. O People viabiliza também a transferência do bot para o atendimento humano, importante para dar continuidade no atendimento em situações que o bot não consiga responder. A plataforma possibilita configurar atendentes por assunto, quantidade de clientes simultâneos que cada atendente pode interagir e fila de espera de cada um, além de disponibilizar uma série de relatórios para medir a qualidade dos atendimentos, canais de interação do usuário, assuntos mais acessados, etc.

Com diversos bots publicados no Messenger do Facebook, Skype e Webchats, a Cedro já oferece oficialmente, a alternativa de publicar o chatbot no WhatsApp por meio do WhatsApp Business API. Se a sua empresa pretende atender seus clientes através do WhatsApp, é importante iniciar o processo de qualificação o quanto antes pois como observamos no início desse artigo, o WhatsApp vai aumentar gradativamente a quantidade de clientes empresariais, avaliando e aprovando seletivamente às solicitações.

Se você se interessou em criar um chatbot e atender seus clientes pelo WhatsApp converse com a Cedro, nós vamos te apoiar em todo do processo.

Recomendados para você

Robô utilizando mecanismo de busca
Bots são treinados para identificar imagens e vídeos ...
Dois homens e uma mulher discutindo em uma reunião
Como fazer um fluxograma para chatbot? ...
Imagem do aplicativo whatsapp business
Guia para iniciantes para uso do WhatsApp Business ...