Conheça exemplos da Inteligência Artificial na indústria financeira

Bruno Zago

14 outubro 2019 - 10:46 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:48

Homem segurando ícones projetados

A indústria financeira, principalmente os bancos, está cada vez mais acreditando na Inteligência Artificial para avançar na transformação digital

Neste texto vamos mostrar casos reais de instituições que já estão levando a sério a TI para o mercado financeiro, acreditando no potencial dos serviços cognitivos. E vamos também traçar  o caminho para quem ainda não começou. 

Continue a leitura!

Casos de sucesso

As instituições bancárias que são capazes de chamar a atenção do cliente,  mantendo-o cada vez mais perto, têm mais chances de sair na frente quando o assunto é transformação digital. E, para se destacar em um mercado tão competitivo, nada melhor do que utilizar as mais avançadas tecnologias como as plataformas conversacionais. 

Conheça, abaixo, quem já faz a diferença:

Itaú

Para levar dicas casuais aos clientes sobre como economizar, angariar fundos e investir corretamente seu dinheiro, o Itaú lançou o chatbot Alaor no Messenger do Facebook. Depois de começar a conversa, ele oferece várias opções como: comer bem gastando pouco, transporte mais barato, realizar sonhos e grana extra.

Com base na escolha do cliente, o chatbot exibe vídeos com histórias de correntistas Itaú. Para concluir, o Alaor ainda pode encaminhar o cliente para conversar com um atendente da central de atendimento e receber mais dicas e orientações sobre investimentos.

Bradesco

Por meio de  uma campanha massiva em todos os meios de comunicação, o Bradesco lançou a BIA, acrônimo de Bradesco Inteligência Artificial. Chatbot desenvolvido para oferecer atendimento imediato às respostas dos clientes, a BIA tem como missão solucionar dúvidas e problemas comuns dos clientes da forma mais natural possível, facilitando a experiência de uso. 

Recentemente ela também foi disponibilizada no Apple Business Chat, sistema que permite que usuários se comuniquem com o banco através do aplicativo Mensagens, exclusivo para dispositivos Apple, como iPhones e iPads.

Wells Fargo

O chatbot do Wells Fargo usa inteligência artificial e o Facebook Messenger para responder aos clientes perguntas como quanto dinheiro eles têm em suas contas e onde fica o caixa eletrônico mais próximo. 

O desenvolvimento de chatbots e outros sistemas de inteligência artificial se tornou uma das  prioridades da instituição nos últimos anos. Para a instituição é crítico ser a primeira opção dos millennials, por exemplo.

JPMorgan Chase

Ao contrário de muitos dos chatbots introduzidos no setor bancário até agora, o JPMorgan Chase está utilizando bots para otimizar suas operações de back-office. O banco lançou o COIN para analisar contratos complexos de maneira mais rápida e eficiente do que advogados humanos. 

O chatbot também usa a tecnologia para analisar mensagens para funcionários, permitir acesso a sistemas e lidar com solicitações básicas de TI, como redefinição de senhas. 

Inteligência Artificial na prática

O setor de serviços financeiros está investindo pesado em Inteligência Artificial. Somente os bancos, por exemplo, devem gastar US$ 5,6 bilhões em apenas em 2019 segundo o IDC, perdendo apenas para o setor varejista.

Se sua instituição ainda não colocou em prática um projeto de IA saiba que não há tempo a perder.  Ao criar uma equipe de desenvolvimento e implantação a IA, é preciso primeiro ter clareza sobre os objetivos de negócios. 

Um relatório da Deloitte apontou o principal ponto de discórdia para as empresas que trabalham em projetos de Inteligência Artificial e transformação digital. Eles incluem: sistemas legados que não se comunicam, dificuldade em encontrar desenvolvedores e programadores de IA  e falta de entendimento sobre o que a IA pode – e não pode – fazer.

A Deloitte também observou que a IA não deve ser desenvolvida sozinha, mas sim deve estar entrelaçada com o desenvolvimento de outras tecnologias, como blockchain e computação quântica.

Juntas elas serão capazes de:

  • Detectar padrões para reconhecer irregularidades ou regularidades nos dados; 
  • Prever e determinar a probabilidade de eventos futuros; 
  • Personalizar e gerar regras a partir de necessidades específicas;
  • Definir políticas de compliance;
  • Tomar melhores decisões para a instituição e para o cliente.

Conte com a ajuda de um parceiro especializado

Você sabe o quanto é difícil tocar internamente um projeto tão importante como o de transformação digital. Já pensou em dividir esse ‘fardo’? A Cedro Technologies é uma empresa especializada em desenvolver soluções de TI para o mercado financeiro.

O People é uma plataforma omnichannel de atendimento capaz de automatizar o atendimento ao cliente. Sua empresa será capaz de responder dúvidas rapidamente, deixando a equipe à disposição para outras atividades. Tudo isso 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O chatbot pode inclusive ser personalizado com Inteligência Artificial. De maneira fácil seu time será capaz de programar, treinar e otimizar o bot com a ‘cara’ da instituição, utilizando linguagem natural.

Já o Data Engine é a solução ideal para ter acesso a todas as informações de qualquer pessoa em único lugar, integrando sistemas e automatizando processos. A solução é capaz de consultar diversas fontes para verificar dados cadastrais, restrições de crédito ou de cadastro, mídia negativa, e-mail, endereços, telefones, protestos e negativações, entre dezenas de outras informações. 

Esse software também é equipado com uma API face match, que compara se a pessoa é a mesma em duas imagens diferentes. O recurso possibilita:

  • OCR para extração de dados (CNH ou RG);
  • OCR para extração de dados e validação de dados próprios. Ou seja, você valida um dado se ele está ou não dentro da extração do OCR.

Gostou do conteúdo? Então conheça agora mesmo o People e o Data Engine!

Recomendados para você

Dedo clicando em um aplicativo de chatbot
Chatbots levam agilidade à jornada do cliente no turismo ...
Dados da b3 em tempo real
Dados da b3 em tempo real ou delay? Entenda quando utilizar as opções ...
Uso de PCI DSS diminui no mundo todo. Saiba o motivo! ...