Fundos de pensão usam bots para inovar no atendimento

Vitor Precioso

17 julho 2018 - 10:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:45

Pessoa utilizando tablet interagindo com bots

Cada vez mais, a tecnologia aparece como grande facilitadora de vários processos. Nas interações das empresas com os clientes não seria diferente. Fundos de pensão e previdências privadas têm apostado no desenvolvimento de chatbots para simplificar o diálogo com os clientes e estreitar a relação.

A iniciativa, que faz parte do movimento de transformação digital, promete revolucionar o modo de relacionar com o público, reduzir custos e elevar a qualidade e a eficiência do atendimento.

Com o uso de uma plataforma como o People, que permite o gerenciamento de chatbots desenvolvidos sob medida para a sua marca, é possível conquistar muitos resultados positivos. A seguir, conheça cases de fundos de pensão que já aderiram a tecnologia e entenda porque a Cedro é a melhor parceira para o desenvolvimento de um bot de sucesso.

Gebsa Prev investe na criação do robô Previx

O chatbot do fundo de pensão Gebsa Prev é um dos cases de sucesso, assinados pela Cedro Technologies.  Depois de analisar os atendimentos feitos e identificar um fluxo grande das mesmas perguntas, quase sempre repetitivas, a empresa optou por apostar no desenvolvimento de um robô e treiná-lo para o atendimento.

Afinal, só assim seria possível estar sempre presente, respondendo às perguntas dos participantes, 24 horas por dia nos sete dias da semana.

Em parceria com a Cedro, a Gebsa Prev construiu o chatbot Previx. Com personalidade jovem para se aproximar do público, ele faz sucesso entre os colaboradores. No momento da integração dos novos funcionários, depois da apresentação do Previx, 90% deles aprovam a ferramenta e aderem ao plano de previdência.

De acordo com Acácio Carmo, diretor executivo da GEBSA-PREV, além do robô ter um perfil muito amigável, o seu conjunto de funções também conquista o público. O participante já pode, por exemplo, se conectar pelo chatbot no Messenger com autenticação para consultar seu saldo.

“O nosso objetivo é oferecer um processo de interação simples, altamente friendly, e construir um robô transacional”, destaca ele. A proposta é ampliar o número de transações que podem ser feitas pelo robô. Mais agilidade e praticidade para o participante.

Itaú Vida e Previdência aposta na função transacional do robô

Depois de atingir 16 mil atendimentos mensais via central e mais dois mil por e-mail, o Itaú Vida e Previdência viu na nova ferramenta a oportunidade de aperfeiçoar o modo de se relacionar com seu público.

Eurico Villela, head de Fundos de Pensão Itaú Unibanco, conta que o desenvolvimento do robô preencheu várias lacunas. “Com ele, conseguimos nos tornar mais digitais, oferecer uma experiência mais agradável para o cliente, aumentar eficiência e ainda reduzir custos”, relata Villela.

O lançamento do robô do Itaú Vida e Previdência será realizado em duas fases.

Na primeira, ele entra em cena treinado para esclarecer dúvidas de vários temas como desenho do plano de previdência e tributação. Ou seja, é mais focada em governança, compliance e facilidades.

Já na segunda,  a proposta é ter um bot transacional à disposição dos beneficiários. Isto é, que ofereça ao cliente a possibilidade de emitir um boleto extra ou, ainda, incluir um beneficiário a partir da conversa no Messenger.

Para Eurico, a experiência das pessoas é a grande protagonista do mecanismo. Por isso, a preocupação em pensar em uma ferramenta com transbordo. Assim, se o robô não tiver sido treinado para responder dada questão, a interação será transbordada para a central de atendimento humano, garantindo uma experiência completa.

Visão Prev constrói robô para atender participantes de cinco planos

Seguindo o rumo da transformação digital, a Visão Prev, do Grupo Telefonica, também está apostando na criação de bots.

Em fase de desenvolvimento, o robô já conta com o recurso de machine learning, o aprendizado da máquina. Desta forma, ele será capaz, inclusive, de identificar frases com gírias, a exemplo de “Se eu bater as botas, quem fica com meu din din?”

Com essa performance, o participante sente como se estivesse conversando com um amigo.

Carla Tassini, que está à frente do processo de construção do robô na Visão Prev, lembra que esta é uma área altamente regulada e com alterações constantes. Daí, a preocupação de ter todas decisões de investimento digital pautadas pelo embasamento jurídico.

“Se a legislação permitir, nós vamos, sim, analisar a possibilidade de fazer não só a prova de vida com selfie pelo bot, mas também o recadastramento dos participantes”, destaca ela.

Um dos desafios da Visão Prev é manter o fluxo de atualização de canais de atendimento, de acordo com tudo o que é publicado de novo. Só assim é possível manter um atendimento perfeito e esclarecedor ao participante.

Como a Visão Prev tem cinco planos de previdência diferentes, é preciso um esforço extra tanto no desenvolvimento, quanto na gestão do robô. Afinal, as perguntas são as mesmas, mas a configuração das respostas varia.

Recursos impactam no desempenho do robô e da empresa

Com o People, plataforma de gerenciamento de bots, e os canais de relacionamentos automáticos, além de estabelecer um canal com seu cliente, você tem acesso a uma série de recursos estratégicos.

É possível, por exemplo, gerar relatórios para entender de onde vem os acessos, quais as questões mais procuradas, e, ainda, o número de pessoas que acessaram o robô Skype ou Messenger – recebe mais interações e o nível de eficácia destas.

No intuito de garantir a melhoria de performance do robô, o repositório de perguntas não respondidas é perfeito para pautar o seu treinamento adequado. Quando a empresa sabe no que o robô falhou, tem condições de configurá-lo da melhor maneira possível, tornando-o mais assertivo em suas interações.

Cedro Technologies é a melhor parceira para desenvolvimento de bots

Com a plataforma People e uma equipe de profissionais especialistas no assunto, a Cedro Technologies dá suporte para as empresas citadas e muitas outras, tornando-se a melhor parceira para impulsionar a transformação digital nas organizações.

A criação de um robô sob medida para sua empresa representa inovação, redução e custos e proporciona uma relação de proximidade com seu cliente.

Além disso, o robô não exige conhecimento técnico da equipe. Até mesmo um profissional leigo em tecnologia da informação consegue gerenciá-lo usando recursos como texto, imagem, carrosel e respostas configuradas com outra pergunta. Tudo muito simples, fácil, inteligente e amigável!

A Olivia, bot CargillPrev, é outro case de sucesso do segmento. Isso porque a sua performance só melhora. Sempre que ela não consegue responder a uma pergunta, recebe treinamento durante uma semana para responder da forma correta. Um exemplo inspirador!

Descubra você também as vantagens de contar com o apoio de um robô para atender seus participantes. Você irá se surpreender com o desempenho do People e a excelência em tecnologia e inovação da Cedro Technologies.

Recomendados para você

Dois homens e uma mulher discutindo em uma reunião
Como fazer um fluxograma para chatbot? ...
Pessoa usando um celular e um laptop sobre uma mesa
4 dicas para um atendimento Omnichannel de sucesso ...
Ilustração de um robô
O mundo dos Chatbots: baixe o infográfico gratuito ...