Como a integração de chatbots pode influenciar tráfego, engajamento e conversões?

Vitor Precioso

09 julho 2019 - 16:23 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:44

Pessoa utilizando celular e aplicativos saindo dele

Relatórios estimam que apenas 5% dos leads on-line geraram negócios imobiliários em 2014.

Esses leads provêm de anúncios ou pesquisa orgânica sem foco específico necessário para aumentar a probabilidade de venda. Assim, a maioria das agências de marketing apresentam as recomendações como método com melhor perspectiva de sucesso.

Gerar um link de alta qualidade é vital para qualquer negócio, mas pode ser uma tarefa difícil. Quando esses clientes potenciais chegam ao seu site em busca de informação, é melhor você estar preparado responder todas as perguntas.

É preciso muita informação para conquistar a confiança, bem como obter as informações pessoais desses clientes. Eles querem ser convencidos de que farão um bom negócio.

Outro obstáculo para a conquista de um cliente potencial é que existem muitos visitantes que mostram interesse, mas são se decidem. Apesar de sua empresa ter variedade de opções, bem como uma equipe para fornecer soluções adequadas aos seus clientes, de alguma forma, o retorno é baixo frente a tanto esforço e tempo.

Métodos convencionais de geração e coleta de leads oferecem retornos parcos. Pelo método tradicional, a taxa de conversão fica em torno de 0,5% a 2%, muito baixa frente ao esforço exigido na manutenção de clientes potenciais.

Um chatbot é uma das ferramentas poderosas de atendimento ao cliente para superar essas barreiras em muitas indústrias. Você deve ter visto alguns desses ajudantes automáticos aparecer em sua tela (prontos para ajudar ou responder qualquer pergunta) enquanto navegava pela internet.

Um chatbot é um programa autônomo de comunicação com linguagem humana. Um chatbot é um assistente de IA capaz de aprender e realizar tarefas ou serviços para um indivíduo.

Esses bots automatizados são ótimos para capturar leads em um nível inicial. Certamente, veremos bots prevendo a localização do consumidor no ciclo de compra. No ramo imobiliário, esses bots se destacam como um dos ajudantes mais qualificados dos agentes por gerarem níveis maiores de conversão de leads.

Uma grande quantidade de empresas de tecnologias construíram sua própria plataforma chatbot com uma resposta pré-programada às perguntas mais comuns. Como um chatbot pode entender as intenções de seu visitante, ele é visto como um “toque especial” para geração de leads.

Esses bots automatizados são potencializados com algoritmo inteligente, aprendizado de máquina e inteligência artificial. Os chatbots conseguem interagir com visitantes de forma mais efetiva que os humanos. Ao mesmo tempo, eles reduzem drasticamente os custos com pessoal.

A Adidas, marca reconhecida de artigos esportivos, desenvolveu um chatbot para o Studio LDN, uma comunidade dedicada ao público feminino. Esse chatbot foi concebido para ser um sistema interativo de agendamento de aulas gratuitas de ginástica oferecidas pela Adidas. Ele foi o único método que gerou engajamento real para a Adidas. Após o agendamento, o usuário começa a receber dicas e mensagens do instrutor de ginástica.

Um bot pode ajudar a empresa no primeiro contato do cliente com a empresa, e a Adidas fez exatamente isso, promovendo o uso desse bot em diversos canais. Nas primeiras duas semanas, 2000 pessoas se inscreveram para participar com uma taxa de uso de 80%. A retenção após uma semana foi de 60%, algo que a marca considerou muito superior a do seu aplicativo.

Instabot é um chatbot provado que aumenta conversões em 33% através de direcionamento por região demográfica, curadoria de informação para cada usuário e informação para websites estáticos. Ele ajuda leitores a obter informações específicas ao visitar sites, além de respostas a todas as perguntas que poderiam, de qualquer forma, convertê-los em leads.

Vendas B2B é outro processo complexo cujo sucesso depende do seu website. Não importa se você pretende construir relacionamento com o consumidor ou estar no topo dos resultados de pesquisa, o seu website é a unidade central de seu processo de venda. Uma das pesquisas concluiu que é difícil para muitos consumidores navegar nos websites das empresas.

Chatbots também facilitam o processo ao remover os percalços ao longo da jornada do consumidor, fazendo-o valorar mais a marca. Um dos elementos mais importantes é saber quando introduzir um humano real para aprofundar o diálogo com o consumidor.

De acordo com uma das pesquisas, cerca de 80% das marcas usarão Chatbots para interação com consumidores até 2020.

Bots podem ser facilmente programados para fazer diversas perguntas relacionadas ao website. Por exemplo, no mercado imobiliário, ele pode ser programado para pedir faixa de preços, localização, características e amenidades valorizados por um consumidor em busca de uma propriedade (casa, apartamento, sala comercial, etc).

Um chatbot pode ser quem introduz, influencia ou até fecha negócios. Bots de lojas de roupas agem como assistentes para humanos que compram on-line. Eles se provam úteis na compra ao sugerir combinações adequadas: por exemplo, ao comprar uma camiseta, o bot perguntará sua altura e peso, sugerindo um par de calças que combine.

Crie um chatbot gratuitamente com a plataforma de atendimento omnichannel PEOPLE!

Existem milhares de exemplos onde bots podem agir como a porta de entrada de sua empresa:

Segundo a pesquisa do Mail Chimp, a taxa de abertura de e-mails está entre 15% a 26%. Uma pesquisa foi feita comparando os resultados de uma campanha da Olyo por dois canais: bot do Messenger e lista de e-mails. Surpreendentemente, a CRT (taxa de cliques) do bot foi 12x maior do que a obtida por e-mail, e a taxa de abertura alcançou 98%.

Pessoas usam chatbots até para marketing e propaganda. Optar pelo chatbot para engajamento instantâneo é um grande método. Em vez de fazer anúncios manuais no Facebook, abra a opção de “fale conosco para ver os últimos lançamentos” ou “fale agora e obtenha 20% de desconto” – isso o ajudará a direcionar o número máximo de pessoas para o seu site. Um exemplo é: engajamento em tempo real por leads, Big Ads implementou uma extensão chatbot como parte de seus anúncios “pagos por click”. Usar uma chamada para ação poderia ser mais efetivo do que uma chamada “Compre agora”.

Em vez de anúncios chatos, seu bot está ajudando a cultivar relacionamentos produtivos com seus consumidores. Para criar um novo negócio, existe uma variedade de plataformas chatbot no mercado, e mencionamos algumas abaixo:

 1. People

People é uma plataforma completa de atendimento omnichannel com inteligência artificial, que conta com diversas funcionalidades disponíveis em modo gratuito. Um de seus grandes diferenciais é o foco na usabilidade do cliente: a plataforma é inteira pensada para proporcionar a melhor experiência ao usuário (UX). Com comandos simples e intuitivos, não é preciso ser da área de TI ou contratar uma equipe especializada para implementar o bot. Além disso, também é possível integrar a plataforma aos canais de comunicação mais populares do mundo como Whatsapp, Facebook Messenger, Telegram, Skype, entre outros.

 2. BTars

Essa plataforma de bot constroem bots para remodelar a página inicial de um site estático, disponibilizando métodos de inscrição. Tars ajuda a criar um workflow conversacional via bot automatizado, contando com um construtor de workflow ou um modelo pré-definido para aumentar a confiança. Cada conversa no chatbot do Tars produz o seu próprio URL, que também pode ser usado como destinação de uma campanha de anúncios. Com o bot digital da Tars, é possível ver, baixar e integrar seus dados conversacionais.

 3. Botsify

Botsify lhe fornece um bot que dialoga como um humano, ajuda a aumentar vendas em 30% e reduz seus custos em 80% usando inteligência artificial. O bot automatizado do Botsify permite responder a muitos consumidores ao mesmo tempo. De fácil customização, forte validação e integração inteligente de API, esse bot digital pode funcionar no Slack, Google Sheets, Shopify, RSS Feed, pesquisa do Google e em muitos outros canais.

Ele conta com uma ferramenta que constrói um bot adequado para a integração com o Messenger do Facebook, bem como com o chatbot do seu site, através de uma interface fácil “arrasta e solta” para criar um cenário de conversa. Botsify oferece alguns modelos pré-prontos para professores com base no tópico para adicionar, textos, imagens, áudio ou vídeo. Professores do setor educacional podem agendar mensagens e coletar informações de uso de seus estudantes.

4. Chatfuel

Cresça o seu negócio ao automatizar seus Messenger com um bot Chatfuel, a principal plataforma para o Messenger do Facebook. Negócios pequenos e de médio porte estão usando o Chatfuel para construir um bot que aumente vendas, maximize conversões, qualifique leads e automatize o suporte via Facebook. Dentre as marcas que usam o Chatfuel para construção de bots, estão: TechCrunch, Adidas, Golden State Warriors e muito mais.

Quase 46% de todos os bots de Messenger geridos via Chatfuel como o Hello Fresh reduziram o tempo de espera do consumidor em 38%, aumentando a taxa de conversão em 44%. Da mesma forma, os resultados da LEGO mostraram um aumento de 3,4x no retorno dos anúncios em comparação ao seu website, e uma redução de 71% no custo por conversão.

5. FlowXO

Integre a plataforma Flow XO para construir um bot por conta própria sem a necessidade de código. Flox XO lhe permite desenvolver seu fluxo conversacional ao conectar um “gatilho” para uma ou mais ações. Existem mais de 100 gatilhos que podem ser usados como bloco edificante que inclui módulos utilitários bem como serviços de integração de terceiros como Google Sheets, Adobe Document Cloud, Bigcommerce, GitHub, Freshdesk e muito mais.

O chatbot Flow XO pode oferecer um recepcionista virtual para os visitantes ao oferecer cumprimentos amistosos em sua chegada, guiando-os pelo site e ajudando-os a encontrar informações necessárias. Esse chatbot inteligente armazena informação de um conjunto de perguntas e respostas, além de responder algumas perguntas aos consumidores. O chatbot da Flow XO também é capaz de receber pagamentos através de conversas que são processadas através do módulo de pagamento Stripe, então, você não precisa se preocupar com o armazenamento de informação de cartão de crédito, etc.

6. ChatterOn

ChatterON é uma plataforma de construção de bot que oferece mais de 20 chatbots pré-construídos com intenção, entidades e fluxo de conversão. Essa plataforma permite fácil lançamento de um bot poderoso em alguns minutos. Integrado com aprendizado de máquina, a plataforma ChatterON oferece um bot que oferece soluções de ponta a ponta. Ele também oferece uma conexão fácil com API de back-end de outros bots com integração quase instantânea. A plataforma de construção de bot da ChatterOn é bem-documentada por oferecer uma solução mais rápida e completa com vários tipos de resposta como botões, fotos, gigs e vídeos para interação mais clara com o usuário.

Conclusão

Os chatbots de hoje em dia são otimizados com algoritmos e automação de ponta, sendo úteis no engajamento personalizado de consumidores. Esses bots automatizados podem vender ou divulgar suas ofertas facilmente, além de prover suporte rápido e eficiente ao cliente. E com a ajuda desses construtores de bots, conhecimento de programação não é mais um empecilho para construir um chatbot. É isso que um bot pode oferecer às empresas – uma forma revolucionária de alcançar consumidores.

  1. Dados personalizados
  2. Interação praticamente humana
  3. Economia de tempo e dinheiro
  4. Disponibilidade total

Esse artigo foi traduzido e adaptado do original “How chat-bot integration can influence traffic engagement and conversions?” de Ashley Marsh no Techiexpert.

Recomendados para você

Pessoa inserindo os dados do cartão de crédito em um e-commerce
Chatbot para ecommerce: 5 razões para adotar no seu negócio ...
Desenho de robô carregando fala
O que é chatbot? Tendências e aplicações ...
Dedo clicando em um aplicativo de chatbot
Chatbots levam agilidade à jornada do cliente no turismo ...