Business Intelligence no setor financeiro: 5 formas de aplicação

Vitor Precioso

13 outubro 2016 - 20:58 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:46

Pessoa interagindo com tablet exibindo gráficos

O setor financeiro é vital para a definição de estratégias dentro das empresas. Ele é responsável por levantar informações sobre o desempenho econômico organizacional, além de dar suporte para orçamentos, investimentos, compras e outros processos importantes para as demais áreas.

Por isso, a produção de dados é ampla, o que dificulta a gestão estratégica deles. Nesse aspecto, o Business Intelligence (BI) é uma solução que permite otimizar e facilitar essa administração.

Uma plataforma de Business Intelligence (inteligência de negócios) compreende recursos que permitem coletar, processar e fornecer informações estratégicas para as empresas. Isso tendo como base dados do ERP (Enterprise Resource Planning), CRM (Customer Relationship Management) ou outro sistema de gestão que a organização utilize.

A sua aplicação no setor financeiro pode ser feita de diferentes formas, das quais selecionamos 5 para abordar neste post. Confira:

1. Tomada de decisões

Um sistema Business Intelligence inova na tomada de decisões nas empresas porque trata e produz informações precisas. Ele extrai dados dos softwares de gestão e os transforma em informações que servem de base para que estratégias corporativas sejam tomadas de forma assertiva e com menos falhas.

É claro que isso não exclui a intuição para os negócios de todo gestor, porém o BI é capaz de trabalhar em cima de históricos, tendências, índices de desempenho e outras métricas rapidamente.

Tudo para se gerar informações robustas nas quais se possam basear escolhas mais seguras e precisas para o futuro do negócio, além de agilizar a tomada de decisões.

Aliás, agilidade é o ponto-chave de um sistema BI, já que suas análises e processamentos de dados costumam ser rápidos.

Os interesses dos clientes traduzidos nos números de vendas, níveis de satisfação e outras métricas também são levados em consideração pelo BI na hora de fornecer dados para o gestor. Isso favorece a captação de novos clientes e aumento de receitas.

2. Minimização de riscos

Informações mais precisas ajudam a diminuir riscos no negócio, pois o planejamento de metas, orçamentos, investimentos e outros pontos da gestão são baseados em acontecimentos e dados sólidos.

Aspectos subjetivos e não palpáveis podem originar análises organizadas e objetivas quando submetidas ao processamento de um BI, permitindo assim avaliar cenários futuros e desafios não previstos.

3. Visualização de tendências

Um sistema Business Intelligence utiliza bancos de dados para avaliar históricos de compras, vendas, orçamentos, pagamentos, recebimentos e outros pontos do setor financeiro para estabelecer previsões. Podem englobar também eventos sobre o mercado financeiro ou em relação a aspectos ligados a ele, como tendências em TI para a área.

4. Aperfeiçoamento de relatórios e métricas

As métricas, indicadores de desempenho e relatórios financeiros são aperfeiçoadas com informações precisas e com baixa margem de erro.

Plataformas de Business Intelligence também são equipadas com inúmeras possibilidades de estatísticas, métodos, cálculos e outras ferramentas que ajudam na obtenção de números sobre aspectos do negócio.

Dúvidas sobre performance, volume de vendas, recebimentos, margens de crescimento e outras informações estratégicas são obtidas em questão de minutos. Tudo isso graças à agilidade e alta capacidade de processamento de dados de um BI.

5. Planejamento de gestão otimizado pelo Business Intelligence

Um sistema Business Intelligence permite integrar informações de diferentes campos do setor financeiro, bem como combiná-las com dados de outras partes da empresa. Dessa forma, além das vantagens acima, ele permite o compartilhamento de informações estratégicas em tempo real e de forma facilitada com diferentes gestores e funcionários.

Com o acesso a informações mais detalhadas, precisas e que sejam provenientes de diferentes análises financeiras, torna-se mais fácil estabelecer metas de desempenho e melhorias para o setor financeiro.

Também aprimora decisões envolvendo o crescimento da empresa, concessão de crédito a clientes, definição de orçamentos e várias outras atividades que precisam de análise de grande volume de dados.

Ficou com alguma dúvida sobre as aplicações do Business Intelligence? Compartilhe nos comentários para que possamos respondê-la!

Recomendados para você

Robô utilizando ferramentas em hologramas
Bot Framework: serviço operado pela Microsoft ...
Homem tomando xícara de café enquanto lê um canal de notícias em tablet
Confira quais são as tendências de tecnologia para o mercado financeiro ...
Pessoas trabalhando em um tablet no escritório
Gere relatórios completos de uma empresa e seus sócios rapidamente ...