Banking as a service: o que é como se adaptar?

Bruno Zago

23 dezembro 2021 - 12:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:37

Homem utilizando computador exibindo gráficos em uma reunião

Você já está preparado para as inovações do Banking as a Service? Já ouviu falar nesse termo? Quais são as vantagens para o seu negócio?

O mercado financeiro brasileiro vem contando com inúmeras novidades para as empresas, por exemplo, o Open Finance e o BaaS (Banking as a Service). No entanto, para colher os benefícios dessas iniciativas é fundamental compreender o seu funcionamento.

Por isso, elaboramos este artigo, para ajudá-lo a saber mais detalhadamente o que é o BaaS, qual a sua importância e como preparar o seu empreendimento para oferecer esse serviço.

Bom proveito!

 

O que é Banking as a Service?

A expressão Banking as a Service, em livre tradução, “Banco como Serviço”, refere-se à possibilidade de empresas de quaisquer segmentos disponibilizarem soluções financeiras para os seus clientes.

Ou seja, não é necessário ser um banco ou uma instituição financeira para trabalhar com a oferta de produtos bancários.

Assim, é possível que uma organização proporcione serviços, como:

  • Cartão de débito;
  • Conta digital;
  • Cartão de crédito;
  • Transferências;
  • Entre outros.

É interessante que os itens são identificados com o nome da própria marca. Por exemplo, os cartões recebem o nome da empresa e não de um estabelecimento bancário.

No entanto, muitos negócios ainda possuem dúvidas sobre quais são as distinções entre os serviços do Banking as a Service e o Open Banking.  Por isso, entenda de uma vez por todas as características de cada solução.

 

Diferença entre BaaS e Open Banking

O Open Banking (ou, Open Finance) é uma mudança no compartilhamento de informações bancárias do sistema brasileiro.

A ideia é permitir que diversos modelos de instituições financeiras tenham acesso aos dados dos clientes com o objetivo de evitar a monopolização do mercado e proporcionar ofertas mais atrativas ao consumidor.

Entre os modelos que se enquadram no Open Banking estão:

  • Bancos;
  • Fintechs;
  • Casas de Câmbio;
  • Fundos de Previdência;
  • E assim por diante.

Por outro lado, no caso do Banking as a Service, empresas de vários setores podem participar da iniciativa. Além disso, o intuito não é a disponibilização de informações, mas, sim, a integração das atividades financeiras na rotina de serviços da organização.

Porém, quais são as vantagens que a implementação do BaaS traz para o empreendimento? Confira no próximo tópico.

 

Qual a importância do BaaS para as empresas?

A utilização do Banking as a Service proporciona benefícios tanto para os clientes como para a empresa. Veja 3 exemplos de conquistas positivas que o negócio pode alcançar.

1- Atração de clientes

Em primeiro lugar, o uso do BaaS facilita a atração de clientes, já que a organização pode traçar o perfil de seus consumidores e oferecer soluções financeiras que cuidem das necessidades do seu próprio público.

Assim, o consumidor não precisa recorrer à concorrência em busca da resolução de seus problemas e da satisfação de seus desejos. Desse modo, é uma excelente estratégia para assegurar a fidelização de clientes.

2- Mais autonomia

Outra vantagem da implementação do Banking as a Service é que a empresa ganha mais liberdade e autonomia na hora de montar um plano de serviços financeiros, não fica presa a um pacote específico. Com isso, é possível escolher apenas serviços que serão realmente úteis e interessantes para a sua audiência.

Consequentemente, ocorre a redução de custos, já que não vai ser preciso investir dinheiro em uma solução que não trará um bom retorno financeiro.

Além disso, o BaaS utiliza recursos digitais para o seu funcionamento, isso diminui as despesas gastas com:

  • Colaboradores;
  • Aluguel de espaço físico;
  • Dispositivos eletrônicos;
  • Entre outros.

Em resultado disso, o estabelecimento consegue repassar o valor dos serviços para o cliente com um melhor custo x benefício.

3- Transformação digital

Em terceiro lugar, a utilização do BaaS contribui para a transformação digital do negócio. É digno de nota que o mundo está em constante evolução e a cada dia que passa, a tecnologia ganha mais presença nas ações do cotidiano.

Por isso, manter-se alinhado com as novas tendências tecnológicas é uma forma de garantir que a sua empresa não fique ultrapassada e, por conta disso, acabe perdendo clientes para a concorrência.

Só para exemplificar, muitas pessoas na atualidade usam o smartphone para fazer operações financeiras, devido a praticidade.

Nesse sentido, o Banking as a Service estimula a digitalização do dinheiro, por exemplo, as transações via Pix. Portanto, é mais provável que o consumidor escolha uma empresa que disponha dessa estratégia.

Sendo assim, veja o que a sua organização pode fazer para se adaptar ao BaaS.

 

Como adaptar o negócio para o Banking as a Service?

Com o objetivo de uma empresa adotar a estratégia do Banking as a Service e fornecer soluções financeiras para os clientes, é útil procurar a ajuda de plataformas white label.

O termo white label refere-se a um negócio que desenvolve produtos ou softwares, mas que revende o item e permanece de forma oculta para o público final, exibindo apenas o nome da marca contratante.

Isso significa que uma empresa pode encomendar uma solução tecnológica bancária para uma instituição digital que opere com esse modelo. E no final, apenas o nome do empreendimento vai aparecer nos produtos.

Então, mesmo que o seu negócio não seja da área de tecnologia ou de finanças, você pode oferecer serviços digitais financeiros com a ajuda de plataformas white label.


Como funciona a integração entre a plataforma e a empresa?

A comunicação do BaaS funciona por meio do uso de APIs (Interfaces de Programação de Aplicações), que são um conjunto de normas, padrões e instruções que conectam as informações entre a empresa desenvolvedora da aplicação e a prestadora de serviços.

Esse sistema utiliza a criptografia avançada a fim de assegurar que os dados não sejam corrompidos durante o trajeto. Assim, é um processo seguro, em que o acesso às informações é feito apenas por quem está autorizado.

Em conclusão, o Banking as a Service é a oportunidade de diversos empreendimentos oferecerem serviços bancários, mesmo não sendo instituições financeiras. Isso pode trazer muitos benefícios, como, redução de custos e atração de clientes. Para se adaptar ao BaaS, é útil ter o auxílio de empresas de tecnologia white label.

E o seu negócio? Já está pronto para embarcar nessa jornada? Conte com a ajuda da Cedro e acelere a transformação do mercado financeiro!

Recomendados para você

Homem de terno utilizando um tablet e tomando café
O que faz um PO (Product Owner)? ...
Homem analisando gráficos em folha com rede dados em primeiro plano
Guia explicativo do Big Data ...
Gráficos de barra em fundo azul
Como acessar a cotação da taxa Risco País Brasil no Fast Trade ...