As diferenças entre Sell-side e Buy-side no mercado de investimentos

Thamara Araujo

12 março 2024 - 10:55 | Atualizado em 25 março 2024 - 14:03

O mercado financeiro é composto por vários stakeholders e suas respectivas funções. Temos as corretoras, distribuidoras de títulos, fundos, gestoras e diversas outras que exercem papéis diferentes no complexo mercado de investimentos.

Uma das grandes diferenciações entre essas empresas é a classificação entre buy-side e sell-side. Nesse artigo vamos explicar quais são as diferenças entre essas duas atuações, dentro do mercado de investimento e como isso impacta o investidor.

Buy-side: o que isso significa?

O Buy-side é o designado pelo lado de compra, ou seja, são profissionais e empresas que buscam boas oportunidades de compras de ativos. Ao contrário de uma corretora, por exemplo, que oferta ativos, o buy-side está em busca de comprá-los.

Essa área é composta por diversos integrantes diferentes, como:

  • Gestoras de investimentos;
  • Seguradoras;
  • Clubes de investimentos;
  • Assets;
  • Fundos multimercados, entre outro.

O objetivo maior desses integrantes é encontrar boas oportunidades de compra de ativos no intuito de aumento ganhos e rendimentos. Eles podem fazer isso de forma individual, ou para algum cliente, como os gestores de investimentos.

Normalmente esses integrantes são parceiros de algum sell-side, para executar de fato a compra desses ativos.

Sell-side: o que é essa área?

O sell-side, ao contrário do buy-side, é o lado da venda de ativos. São normalmente integrantes que atuam vendendo e/ou distribuindo ativos de investimentos.

Os agentes mais recorrentes dessa área são:

  • Bancos de investimentos;
  • Corretoras;
  • Agentes autônomos de investimentos.

O sell-side é mais autônomo dentro do mercado financeiro, pois pode vender seus ativos para o público em geral.

Como o buy-side e o sell-side se complementam?

Apesar de possuírem suas características próprias, o buy-side e o sell-side são complementares dentro do mercado financeiro. Isso porque ambas auxiliam na compra e venda de ativos.

O buy-side, como já foi dito, precisa de repassar suas ordens de compra de ativos para uma corretora. Isso acontece devido a regulamentações do mercado que não permitem o lado do buy-side enviar ordens de compra diretamente para as bolsas.

O sell-side precisa do buy-side para aumentar suas chances de venda de ativos. Além disso, muitos clientes preferem deixar sua carteira de investimentos na mão de gestores capacitados para aumentar suas chances de rendimento.

Uma das principais reguladoras do mercado é a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e a Ambima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), ambas possuem regras claras sobre a atuação das duas áreas e como cada uma deve se posicionar no mercado.

Como isso afeta o investidor?

O buy-side normalmente atua comprando ativos para si próprio ou clientes e são remunerados pelos ganhos desses investimentos. Por isso, se trata de um perfil de atuação mais analítica e com conhecimento pleno sobre o mercado financeiro e as empresas que fazem parte dele.

Profissionais que trabalham no sell-side são remunerados por taxas de corretagem, através dos bancos ou corretoras. Eles possuem liberdade maior para expor relatórios e recomendações, por isso divulgam resultados de forma mais abrangente. Por não possuírem um perfil tão analítico, eles são mais práticos, e se baseiam mais em informações do mercado para recomendar o que deve ser vendido em alguma corretora, por exemplo.

Para o investidor, é importante analisar qual o objetivo com seus investimentos, perfil de risco e o quanto deseja investir. Se for uma quantia mais relevante, pode ser interessante analisar a possibilidade de atuar com um buy-side, pois são focados em fazer gestão de recursos com objetivo de maximizar ganhos. As corretoras são ótimas opções, porém atuam com uma gama maior de opções de investimentos e assim exigem uma análise maior de quais ativos escolher.

Conclusão

Em resumo, o buy-side é um importante componente do mercado financeiro, pois são responsáveis por analisar e selecionar cuidadosamente os investimentos em nome de seus clientes, em busca de oportunidades lucrativas e de gerenciamento de riscos.

Já o sell-side é responsável por ofertar essas opções de investimentos e operacionalizar todo o processo. São também responsáveis por gestão de riscos e ofertas lucrativas para o mercado e seus clientes.

Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro desses e de outros temas do mercado de investimentos.

Recomendados para você

Telas exibindo dados da Fast Trade
Plataforma Tape Reading Grátis Fast Trade ...
Pessoas analisando folha com gráficos
6 tendências de TI para ficar de olho no mercado financeiro ...
Pessoa calculando o imposto de renda
Imposto de Renda: quais são os tipos de investimentos que possuem IR? ...