Investimentos e Mercado de Ações

Descubra quais são os erros mais comuns nas análises de investimentos

Avatar do Bruno Zago

Por Bruno Zago

10 janeiro 2023 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:48


analises-de-investimentos
0
(0)

A área de investimento pode parecer muito fácil para alguns investidores que estão acostumados com esse universo. Porém, é normal que erros comuns aconteçam durante as análises de investimentos, principalmente para quem está começando a investir.

Seja como for, para investir antes de mais nada é preciso estruturar bem os passos que serão dados e pensar em estipular prazos para retornos dos investimentos. Além disso, o ideal é pesquisar muito bem o mercado financeiro e entender bem os erros e acertos que a área dispõe.

Confira a lista preparada pela Cedro Technologies de alguns dos erros mais comuns que investidores cometem durante a análise de investimento.

Apostar todas as fichas em um plano

Um equívoco frequente é investir todo o capital em apenas um tipo de ação, por mais que às vezes o investimento seja seguro. Ao apostar todas as fichas em uma única alternativa, o investidor fica à mercê de uma estratégia que pode acarretar em pouco lucro.

Uma boa estratégia é diversificar os investimentos e dessa forma, diluir os riscos de uma aplicação. Invista em outras opções como CDB, tesouro direto, fundos imobiliários, bolsa e outros, ao optar por mais opções de aplicação, isso diminui o risco de aposta em apenas uma mesma opção de investimento.

>> Leia também: Bandas de Bollinger: como usar na análise técnica?

Não estar antenado sobre as mudanças do mercado financeiro

O mercado financeiro muda muito e por isso é importante estar por dentro de tudo. São essas mudanças frequentes no cenário mercadológico que podem impactar diretamente nos seus resultados.

Nesse caso, vale tudo, se inscrever em newsletters de sites de investimentos, consultar todos os dias as informações sobre a bolsa, conversar com especialistas da área de investimento e outras opções. Tudo isso é fundamental para ficar informado e incorporar novos dados à análise de investimento.

Ter como objetivo principal os resultados rápidos

É claro que todos querem ver as aplicações surtindo efeito de forma rápida, porém é necessário entender também que nem sempre isso vai acontecer. Paciência e tranquilidade são fundamentais para aguardar os resultados, principalmente pois o imediatismo pode acarretar em decisões erradas e pouco pensadas.

Dados de mercado financeiro para sua empresa

Além disso, muitas empresas duvidosas se aproveitam de investidores ansiosos por crescimento e prometem resultados rápidos, as consequências disso são riscos de golpes e perda de patrimônios. Por isso, pense bem nas suas estratégias e aguarde com calma até que os resultados reais apareçam. 

Não criar estratégias

Algo já citado de forma prévia anteriormente, é a importância de elaborar planos estratégicos durante a análise de investimento. Isto é fundamental para que seja colocado no papel todas as ideias e etapas pensadas para o investimento e dessa forma, entender os erros e acertos do planejamento.

Estabeleça quais são as suas metas, o prazo estimado que deseja alcançar, o quanto de capital irá aplicar e acompanhe as informações recentes sobre o mercado financeiro. Tudo isso será de grande ajuda para entender o que deve ser continuado ou o que deve ser aplicado nas estratégias de investimento. 

>> Saiba mais: Gerenciamento de riscos de investimentos: você sabe como fazer?

Investir em ações rápidas, mas duvidosas

Este é outro erro bem comum e novamente está ligado com o imediatismo de alguns investidores. Às vezes a vontade de ver os resultados chegando mais rápido pode fazer com que etapas sejam puladas e beneficiar golpes de empresas de caráter duvidoso.

Novamente vale lembrar a importância de pesquisar bem os locais onde pretende realizar as aplicações e, se possível, conseguir referências confiáveis. Outro fator importante é não acreditar em resultados rápidos e milagrosos, às vezes o mais importante é ir aos poucos e prestar atenção em como está o seu planejamento.

Fazer tudo sozinho, sem suporte de uma equipe

É praticamente impossível fazer tudo sozinho durante uma grande aplicação em investimentos, por isso uma equipe pode fazer toda a diferença nos seus resultados. Monte um squad com assessores e analistas, também é possível contar com plataformas tecnológicas que ajudem nas aplicações.

A Cedro Technologies pode te auxiliar durante os seus investimentos, possuímos os melhores softwares para acelerar o processo de crescimento e tudo isso com grande renome na área do mercado financeiro.

Acesse o site da Cedro e confira mais detalhes sobre os nossos produtos e soluções. Você também pode entrar em contato com os nossos especialistas para conhecer mais sobre o catálogo de tecnologia da Cedro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

+ posts

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia e Pós-Graduado em Gestão de TI pela Faculdade Pitágoras, atua há mais de 12 anos na Cedro Technologies, especializado em tecnologias para expansão de negócios. Atualmente é CEO na Cedro e também um dos sócios da empresa.

Comentários: