API de dados da B3: como acessar os dados que você precisa

Vitor Precioso

28 setembro 2022 - 15:09 | Atualizado em 12 abril 2023 - 18:03

api-de-dados-da-b3-como-acessar-os-dados-que-voce-precisa

Se você atua com o mercado financeiro, já sabe que estar atualizado com os principais indicadores do mercado é imprescindível para a obtenção de bons resultados.

Dessa maneira, explorar os dados da B3 é essencial. Isso porque, a partir das informações extraídas, fica mais fácil tomar as melhores decisões para investir. A seguir, confira como acessar os dados que você precisa com a ajuda das APIs do Market Data Cloud da Cedro Technologies.  

Quais são os dados da B3?

Os dados formam um compilado de informações em forma de banco de dados com todas as negociações, trade a trade, feitas na B3 e englobam:

  • Cotações dos mercados de:
    • Derivativos financeiros e agropecuários;
    • Câmbio (dólar pronto) e títulos públicos federais (à vista ou termo e operações compromissadas e empréstimos) de operações efetuadas no Sisbex.
  • Notícias referentes aos mercados de derivativos e futuros.
  • Cotações das ações negociadas nos mercados à vista, a termo, de opções e futuro de ações, incluindo as empresas listadas no Novo Mercado e nos Níveis 1 e 2 de Governança Corporativa;
  • Índices (Ibovespa, IGC, ISE e outros);
  • Cotações de renda fixa corporativa, BTC e negociações no mercado de balcão organizado incluindo o Bovespa Mais;
  • Notícias sobre o mercado e as empresas listadas na bolsa.

Quais as possibilidades de uso?

As possibilidades de uso dos dados da B3 são as mais diversas. O acompanhamento é importante para que o trader não perca dinheiro e nem boas oportunidades de investimentos. Quando você faz um monitoramento eficiente, fica por dentro das oscilações e características do mercado.

Para um trader profissional, entender esses movimentos significa dar um grande passo para aprimorar suas técnicas de investimentos e colher os bons frutos das suas decisões.

Como estamos falando de uma prática que demanda tomadas de decisão ágeis, quanto mais conhecimento o investidor tiver a respeito do mercado, melhor deve ser sua performance no dia a dia.  

Como então potencializar ainda mais a sua prática de trading no dia a dia com os dados da B3?

APIs: a melhor maneira de acessar os dados da B3

Lidar com o mercado financeiro não é uma tarefa tão simples, exige conhecimento técnico e muita responsabilidade. Porém, com o auxílio da tecnologia provida pelas APIs de dados da B3, tudo pode ser administrado com maior clareza e praticidade.

API significa Application Programming Interface (ou “interface de programação de aplicações”, em português) e é um conjunto de padrões usados no desenvolvimento e na integração de sites, plataformas, softwares e aplicativos por desenvolvedores.

Uma grande vantagem do ambiente da B3 é a possibilidade de incorporar os seus dados a ferramentas de terceiros, o que pode oferecer muito mais vantagens na operacionalização do mercado.

São denominados distribuidores de market data as empresas que firmam um contrato de distribuição com a B3. Podem participar os bancos, instituições financeiras, vendedores e provedores independentes de software (ISV). 

Essas APIs podem trazer até você as soluções do mercado financeiro de uma forma objetiva, integrando importantes indicadores da B3 às suas ferramentas favoritas.  

Conheça o Market Data Cloud

Está precisando de APIs para viabilizar a conexão do seu projeto aos dados da B3? Então você precisa conhecer o Market Data Cloud. Ferramenta ideal para investidores que querem acompanhar as movimentações do mercado em tempo real, possibilita a criação de estratégias de curto a longo prazo para seus negócios. E o melhor: com uma interface moderna e limpa. 

O serviço, que é utilizado em diversas ferramentas e sistemas líderes no país, é desenvolvido pela Cedro Technologies, empresa líder no segmento em distribuição de dados financeiros.

As APIs de dados da B3, que podem fornecer dados em tempo real ou com delay de 15 minutos, são configuradas em apenas alguns minutos com uma simples solicitação de URL ou com o uso dos SDKs fornecidos pela Cedro. 

Funcionalidades técnicas do Market Data Cloud 

A infraestrutura de distribuição de dados do Market Data Cloud conta com a recepção de sinal otimizado, alta estabilidade e baixa latência. Aceito em diversas conexões, sem dúvida é a melhor escolha para quem tem o objetivo de utilizar os dados da B3 para concretizar projetos e ter os melhores resultados no mercado financeiro.

Já quando se fala em desempenho, os serviços fornecidos pelo Market Data Cloud são suportados por dois data centers. Essa redundância é sinônimo de garantia, um sinal forte, constante e de baixa latência, além de estar disponível para aplicações de qualquer linguagem e sistema operacional. 

O Market Data Cloud tem a API ideal para o seu projeto. Conheça, abaixo, as 3 principais opções. Cada protocolo pode ser utilizado para um determinado fim, conforme a sua necessidade:  

 

  1. API REST: web service em REST que fornece sinal de Market Data onde o recurso de cotação é entregue em formato HIT (requisição/resposta). A API REST normalmente utiliza a linguagem XML/JSON para acessar aplicações de back-end, de acordo com os objetivos. Indicado para sites, portais, aplicativos e aplicações gerais de internet.
  2. API Streaming Socket: solução streaming que entrega cotações, book de ofertas (completo e resumido) e times & trades (negócios realizados) da B3. A API Streaming Socket é  uma interface que permite aos programas o controle e uso dos soquetes de rede, que são um modelo de construção de programação.
  3. API Streaming WebSocket: estabelece conexões bilaterais de soquete entre um navegador e um servidor, permitindo assim a troca de dados com base em TCP. A API Streaming WebSocket fornece sinal de Market Data em que o recurso de cotação é entregue em streaming e em XML/JSON, disponível para os mercados B3 e Moedas.

No momento de escolher o seu fornecedor de dados, tenha em mente que ele precisa ser de confiança, ter os melhores recursos para a realização das análises e pesquisas, além de oferecer alta velocidade e precisão na oferta dos dados.

Disponível para streaming em tempo real, a aplicação para a B3 do Market Data Cloud disponibiliza dados precisos e com baixa latência para diferentes projetos. Conheça as APIs que vão transformar a maneira como você lida com o mercado financeiro.

Recomendados para você

Homem comendo pizza e utilizando computador com tela exibindo código
API ou desenvolvimento próprio: qual a melhor opção para sua empresa? ...
Homem analisando dados em tela de computador com celular na mão
Guia de como escolher uma API de investimentos para sua empresa ...
Imagem animada de fábrica com chaminés
API QSA – Sócios e Administradores ...