8 profissões em ascensão, segundo o Fórum Econômico Mundial

Leonardo Reis Vilela

07 agosto 2019 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:38

Pessoa utilizando computador com símbolo de rede projetado sobre teclado

Com o advento das novas tecnologias, o mercado de trabalho está em constante transformação para ir incorporando as novidades no cotidiano das empresas. Por isso, muitas profissões estão em ascensão e tantas outras tornando-se obsoletas. Esse ciclo é comum e mostra que a sociedade está sempre se reinventando e se adaptando.

O Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum) publica anualmente relatórios sobre o mercado de trabalho, com a participação de chefes executivos e de recursos humanos de grandes empresas de todo o mundo.

O relatório “The Future of Jobs 2018” (O Futuro dos Trabalhos 2018) compila informações robustas sobre o mercado e apresenta uma lista interessante: as profissões que estão em ascensão até 2022. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

1. Especialistas em Inteligência Artificial

Especialistas em inteligência artificial trabalham com aplicações que utilizam IA em diversas situações. Este profissional precisa de formação específica na área e/ou experiência com essas tecnologias. 

Inteligência Artificial possui diversas aplicações e pode exigir um profissional que entenda essas funcionalidades de maneira mais generalista. 

2. Especialistas em Machine Learning

Aprendizado da máquina, ou machine learning, é umas das aplicações de inteligência artificial. O especialista nessa área precisa trabalhar com a elaboração de regras e sistemas para que máquinas consigam analisar informações e extrair aprendizados.

Com isso, é preciso que a máquina gere conclusões que não estão, necessariamente programadas. Essas conclusões podem ser incorporados, melhorando sua precisão.

Machine learning pode ser aplicado em diversas áreas, como nos resultados de mecanismos de busca, nos algoritmos de exibição das redes sociais e no treinamento de chatbots, por exemplo. 

3. Especialistas em Big Data

Big Data é um conceito que engloba conjuntos de dados extremamente variados, capturados em grandes volumes e transmitidos rapidamente para acesso de diversas fontes. O diferencial dessa tecnologia é a possibilidade de atrelar informações não diretamente relacionadas para extrair insights.

O especialista em big data precisa saber trabalhar com fontes de consultas, compilação de informações de diversas origens, utilizar plataformas e contribuir com a geração de análises, identificação de tendências e embasamento na tomada de decisões.

4. Especialistas em automação de processos

A automação de processos é a melhor maneira para que empresas possam aproveitar diversas tecnologias disruptivas. As principais vantagens desse modelo permite a otimização do tempo, a redução de recursos, a minimização de falhas e a facilitação do trabalho dos colabores.

Por isso, esse cargo está sendo muito requisitado pelos negócios, que ainda encontram dificuldades na implementação dos processos automatizados. 

5. Analistas de segurança da informação

Diante do avanço das tecnologias empregadas para invasão de sistemas, o analista de segurança da informação tem se tornado mais importante dentro de uma empresa. 

Ele é responsável por analisar os riscos corporativos envolvidos nos sistemas e na infraestrutura de TI. Isso significa aplicar normas e procedimentos de segurança, realizar testes de invasão, implementar medidas para aumentar os níveis de segurança, detectando e prevenindo qualquer vulnerabilidade.

6. Designers de experiência do usuário e interação homem-máquina

A Experiência do Usuário (User Experience, UX) é uma área que está em ascensão e ganhando mais visibilidade no mercado. Por isso, os profissionais dessa área estão sendo requisitados para trabalhar com diversos projetos, considerando as necessidades dos usuários, suas preferências, seus gostos, o desenvolvimento de interfaces e a interação homem-máquina. 

7. Engenheiros robóticos

Os profissionais que trabalham com o desenvolvimento de robôs também estão com demanda em ascensão no mercado. Com os processos de automação industrial substituindo diversas funções repetitivas, as grandes empresas precisam de engenheiros robóticos que construam, coloquem em funcionamento e realize manutenções nesses equipamentos. 

8. Especialistas em Blockchain

A tecnologia Blockchain surgiu atrelada a criptomoedas, como o bitcoin. Agora, instituições financeiras tradicionais também estão notando a sua força e como pode revolucionar o registro de operações financeiras.

Os especialistas nesta tecnologia estão sendo requisitados para trabalhar com sistemas de segurança e o desenvolvimento de carteiras virtuais. Blockchain está definindo os novos padrões de segurança no registro de informações financeiras. 

Continue acompanhando as tendências da tecnologia

Você pode conhecer mais sobre esses temas navegando pelo blog da Cedro! Continue acompanhando informações sobre o mundo da tecnologia!

Recomendados para você

Saiba e entenda como usar os chatbots para vender mais ...
Mesa de trabalho com símbolo de rede projetado
Criação de bots: conheça as ferramentas indispensáveis ...
Dois homens e uma mulher discutindo em uma reunião
Como fazer um fluxograma para chatbot? ...