8 dicas para vender mais na internet

Vitor Precioso

24 julho 2019 - 16:51 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:44

Tela de celular com um aplicativo de conversa aberto

Vender na internet pode ser um grande desafio. Para obter sucesso, o principal fator deve ser conquistar o cliente, assim como no ambiente offline. Mas para atingir esse objetivo é preciso direcionar os seus esforços, entender do cenário digital e alavancar suas vendas.

Se você está começando agora ou já está no mercado e quer conquistar melhores resultados, listamos 8 dicas para que você conquiste o sucesso online. Continue a leitura!

1. Conheça bem o seu nicho e o seu público

Pesquisar e entender o seu público, assim como no ambiente offline, é fundamental para atender às suas necessidades. No ambiente online, é preciso considerar como as pessoas pesquisam por produtos e/ou serviços, quais redes sociais utilizam, com quais pessoas e empresas se conectam… Ficar por dentro do comportamento digital dos seus potenciais clientes é importante para aparecer nesses espaços e alcançá-los.

2. Utilize estratégias de marketing digital

Marketing é um área que utiliza diversas estratégias para tornar sua marca conhecida pelo seu público. No ambiente digital, várias práticas podem ser utilizadas para esse fim. Os anúncios online, por exemplo, são excelentes ferramentas para mostrar as soluções que seu negócio oferece. Além disso, também é possível atuar com otimização de sites, email marketing, conteúdo informativo, entre outros aspectos. Exploraremos mais outros tópicos ao longo deste artigo.

3. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas que facilitam o contato com o seu público. Já criou perfil para a sua marca nelas? Se ainda não fez, nem é preciso considerar muito. É importante oferecer canais diferentes de contato para o seu cliente.

Redes sociais como Facebook e Instagram são as mais utilizadas do mundo e, por isso, podem oferecer visibilidade para o seu negócio. Se o seu negócio tem um perfil mais corporativo, voltado para atender outros negócios, o LinkedIn incorpora melhor esse público. Já o Pinterest pode ser a rede social que dá mais visibilidade para quem trabalha com design, estética e arte. 

4. Ofereça conteúdo informativo

Para que seu cliente adquira seus produtos e/ou serviços, é preciso mostrar que você é uma autoridade no assunto. Além de detalhar suas soluções e como elas resolvem as demandas do seu público, utilize conteúdo informativo que seja de interesse dos seus potenciais clientes. Se você vende cursos online, por exemplo, fale também sobre a importância da qualificação, como organizar seus horários, dicas para aprender mais, ferramentas online para auxiliar os estudos e muito mais!

5. Invista em conteúdo visual e audiovisual

Texto é importante, mas é preciso trabalhar também com imagens e vídeos, ainda mais nas redes sociais. Por isso, publique regularmente conteúdo visual e audiovisual, considerando algumas estratégias que já listamos aqui.

O YouTube, maior portal de vídeos online, já possui grandes comunidades engajadas em torno de criadores de conteúdos. Já no Facebook, o alcance de vídeos é muito maior do que imagens, maior ainda do que simples posts de texto. O Instagram também tem trabalhado para dar mais visibilidade às suas ferramentas Stories e IGTV.

6. Tenha um site 100% otimizado

Seu site é o seu endereço na web mais do que seus perfis nas redes sociais, que são ambientes de empresas terceiras. Por isso, é importante trabalhar para que a sua vitrine online seja atrativa e conquiste seus clientes.

Como muitas pessoas utilizam apenas o celular para acessar a internet, trabalhe para que seu site esteja otimizado e responsivo para qualquer dispositivo, seja desktop ou mobile. Além disso, configure para obter melhor performance de carregamento de página para que seu negócio não sofra com a lentidão. Melhore a experiência de navegação e apresente o seu conteúdo, além dos canais de comunicação com a sua marca.

7. Invista em práticas de SEO (Search Engine Optimization)

Outra estratégia fundamental para conquistar seu público online é a otimização para os mecanismos de busca (SEO), principalmente o Google. Trabalhe com palavras-chave e hierarquização de títulos, entre outras táticas. 

Esse trabalho permite que ser encontrado nas pesquisas, aparecendo nos resultados quando o seu cliente pesquisa pelo o que você oferece. 

8. Utilize um chatbot para agilizar seu atendimento

Como no ambiente online, a tecnologia é sua principal aliada, aprenda a utilizar essas ferramentas. Um chatbot, ou robô de conversação, por exemplo, facilita muito no atendimento aos seus clientes. 

Seu negócio pode ficar disponível em tempo integral, 24 horas por dia, 7 dias por semana, com um bot. Mesmo que você ou sua equipe não possam atender em determinados horários, seu cliente pode sanar dúvidas e até mesmo fazer compras.

Com o PEOPLE, você pode publicar o seu chatbot em diferentes canais, como no seu próprio site e no Facebook Messenger. Além disso, você pode integrar com o atendimento humano, definindo determinados assuntos que devem ser tratados por um operador. Conheça o PEOPLE!

 

Recomendados para você

Pessoas sorrindo e conversando enquanto olham para um tablet
Saiba como o uso dos bots pode vencer os desafios do RH ...
Estacionamento lotado com sol sobre os carros
Atendimento para concessionárias: veja os benefícios de um chatbot ...
Mulher utilizando o celular para se comunicar
Transformação digital: conheça tecnologias para atender clientes ...