Zeragem automática e a melhoria da gestão de riscos em corretoras

Gustavo Ribeiro

20 junho 2023 - 09:00 | Atualizado em 20 junho 2023 - 11:35

zeragem-automatica-e-a-melhoria-da-gestao-de-riscos-em-corretoras

A zeragem automática é um recurso essencial para corretoras que desejam prestar um ótimo atendimento a seus clientes. Com essa facilidade, fica mais simples otimizar o controle de recursos e dirimir riscos em investimentos.

E o Risk Cedro, a plataforma de gerenciamento de controle de risco de operações no mercado de capitais desenvolvida pela Cedro Technologies, é uma plataforma ideal para dispor desse e de outros benefícios.

Com certificação e homologação para atender aos mercados B3 (BM&F e BOVESPA), o Risk Cedro permite monitorar contas em tempo real com eficiência e agilidade. Sempre que são ultrapassadas regras estipuladas, a aplicação zera automaticamente a conta, evitando a depreciação do patrimônio e garantindo a segurança da operação.  

Saiba mais sobre esse produto para entender como ele pode atender corretoras. 

Entendendo os benefícios do Risk Cedro

O Risk Cedro atua com risco pré-trading, risco pós-trading e ambos simultaneamente. Com ele, sua corretora pode fazer toda a gestão de risco de seus clientes a partir de um único OMS (Order Management System), que integra todas as plataformas do mercado. Aliás, é um produto indicado para o controle de posições e risco de corretoras (sell-sides) e também de buy-sides, como mesas proprietárias, clientes e fundos.

E, como será visto a seguir, a ferramenta proporciona uma visão bastante precisa e atualizada de investimentos. Por exemplo, além de possibilitar acompanhamento em tempo real, também apresenta como diferencial o registro de negociações realizadas. Ou seja, oferece um log detalhado com dados variados, incluindo o horário exato de atividades.

Diferenciais relevantes para a segurança do cliente 

Um dos principais destaques do Risk Cedro é oferecer a zeragem Bovespa. Essa praticidade é importante para zerar posições automaticamente sempre que necessário. Com isso, a corretora fica apta a oferecer uma expressiva vantagem competitiva aos clientes. Isso porque permite minimizar riscos de perda e, ainda assim, estimular o usuário com alavancagem.

Com a zeragem automática, é simples estipular um limite para controle de risco. Por exemplo, a corretora consegue delimitar um limite de perda. Por exemplo, 60%. E aí, se o cliente atingir esse percentual, as operações são zeradas – com posições em aberto liquidadas e ordens em aberto canceladas. 

E esse não é o único atrativo da ferramenta. Com a Central de Risco do Risk Cedro, é possível consolidar toda a posição do cliente dentro do sistema. Isso vale tanto para Tesouro Direto e produtos de renda fixa como para ouro, moedas, commodities e ações, entre outros. A plataforma de risco já vem integrada às principais soluções de backoffice como Sisfinance, Sinacor  e Virtual. 

Além disso, a plataforma permite diferentes estratégias de zeragem. Então, gestores podem realizar zeragem por perdas financeiras, desvalorização patrimonial, zeragem manual e até mesmo a zeragem de clientes com saldo negativo. 

Como funciona a zeragem automática na prática?

É bastante simples, na verdade. Tudo começa com a corretora estipulando qual é o público que entrará nessa regra, como, por exemplo, day traders. Então, poderá ser configurada a nova função em diferentes situações, como perda financeira, desvalorização patrimonial e liquidação por horário – ou seja, autoliquidação. 

A partir daí, o usuário é bloqueado naquele dia e não poderá enviar novas ordens. Em seguida, as ordens em aberto são canceladas e a posição do cliente é zerada.

Outros atrativos

Além dos recursos apresentados acima, o Risk Cedro conta com vários outros benefícios para as corretoras. Um deles é a grande confiabilidade do sistema da Cedro. Os clientes conseguem aproveitar um sistema de risco bastante confiável, livre de problemas relacionados a posições incorretas ou informações imprecisas. 

Outra característica marcante da plataforma é a possibilidade de fluxo integrado. O Risk Cedro recebe fluxo de várias plataformas e consolida os dados em um único risco pré-trade. Com isso, há o bloqueio em outros sistemas para que o cliente não abra novamente a posição. 

Otimize sua operação com o Risk Cedro 

Que tal contar com uma solução que se destaca por prover estratégias de zeragem diferenciadas, capacidade de atender a múltiplos mercados e integrações com outras plataformas? Para quem quer dispor de todas essas vantagens, o Risk Cedro é uma opção confiável e segura.

Grandes empresas já utilizam esse recurso, como Órama e Terra Investimentos. A Órama, por exemplo, conta com mais de 4 mil parceiros e 300 mil contas ativas no Brasil. Já a Terra, conseguiu controlar 100% do fluxo da corretora com o Risk Cedro, seja em controle pré-trading, trading e pós-trading.

Com 18 anos de vivência no mercado, a Cedro segue firme em seu objetivo de democratizar o acesso ao mercado financeiro e oferece ferramentas de qualidade para essa finalidade. A sua corretora pode contar com todo o conhecimento que a empresa adquiriu nesse período e embarcar junto nessa proposta de expandir o acesso a serviços financeiros. 

Para mais informações sobre o sistema de risco da Cedro, é só acessar a nossa página sobre ele.

Recomendados para você

Pessoas em uma mesa de reunião utilizando computadores
Saiba por que fazer diversificação de investimentos ...
Homem em mesa de escritório utilizando calculadora
Carteira Recomendada de Ações ...
Telas de computador da plataforma Fast Trade
Plataforma de Cotação e Negociação – Amaril Franklin c/ Fast Trade ...