Zeragem automática e a melhoria da gestão de riscos em corretoras

Gustavo Ribeiro

20 junho 2023 - 09:00 | Atualizado em 20 junho 2023 - 11:35

zeragem-automatica-e-a-melhoria-da-gestao-de-riscos-em-corretoras

A zeragem automática é um recurso essencial para corretoras que desejam prestar um ótimo atendimento a seus clientes. Com essa facilidade, fica mais simples otimizar o controle de recursos e dirimir riscos em investimentos.

E o Risk Cedro, a plataforma de gerenciamento de controle de risco de operações no mercado de capitais desenvolvida pela Cedro Technologies, é uma plataforma ideal para dispor desse e de outros benefícios.

Com certificação e homologação para atender aos mercados B3 (BM&F e BOVESPA), o Risk Cedro permite monitorar contas em tempo real com eficiência e agilidade. Sempre que são ultrapassadas regras estipuladas, a aplicação zera automaticamente a conta, evitando a depreciação do patrimônio e garantindo a segurança da operação.  

Saiba mais sobre esse produto para entender como ele pode atender corretoras. 

Entendendo os benefícios do Risk Cedro

O Risk Cedro atua com risco pré-trading, risco pós-trading e ambos simultaneamente. Com ele, sua corretora pode fazer toda a gestão de risco de seus clientes a partir de um único OMS (Order Management System), que integra todas as plataformas do mercado. Aliás, é um produto indicado para o controle de posições e risco de corretoras (sell-sides) e também de buy-sides, como mesas proprietárias, clientes e fundos.

E, como será visto a seguir, a ferramenta proporciona uma visão bastante precisa e atualizada de investimentos. Por exemplo, além de possibilitar acompanhamento em tempo real, também apresenta como diferencial o registro de negociações realizadas. Ou seja, oferece um log detalhado com dados variados, incluindo o horário exato de atividades.

Diferenciais relevantes para a segurança do cliente 

Um dos principais destaques do Risk Cedro é oferecer a zeragem Bovespa. Essa praticidade é importante para zerar posições automaticamente sempre que necessário. Com isso, a corretora fica apta a oferecer uma expressiva vantagem competitiva aos clientes. Isso porque permite minimizar riscos de perda e, ainda assim, estimular o usuário com alavancagem.

Com a zeragem automática, é simples estipular um limite para controle de risco. Por exemplo, a corretora consegue delimitar um limite de perda. Por exemplo, 60%. E aí, se o cliente atingir esse percentual, as operações são zeradas – com posições em aberto liquidadas e ordens em aberto canceladas. 

E esse não é o único atrativo da ferramenta. Com a Central de Risco do Risk Cedro, é possível consolidar toda a posição do cliente dentro do sistema. Isso vale tanto para Tesouro Direto e produtos de renda fixa como para ouro, moedas, commodities e ações, entre outros. A plataforma de risco já vem integrada às principais soluções de backoffice como Sisfinance, Sinacor  e Virtual. 

Além disso, a plataforma permite diferentes estratégias de zeragem. Então, gestores podem realizar zeragem por perdas financeiras, desvalorização patrimonial, zeragem manual e até mesmo a zeragem de clientes com saldo negativo. 

Como funciona a zeragem automática na prática?

É bastante simples, na verdade. Tudo começa com a corretora estipulando qual é o público que entrará nessa regra, como, por exemplo, day traders. Então, poderá ser configurada a nova função em diferentes situações, como perda financeira, desvalorização patrimonial e liquidação por horário – ou seja, autoliquidação. 

A partir daí, o usuário é bloqueado naquele dia e não poderá enviar novas ordens. Em seguida, as ordens em aberto são canceladas e a posição do cliente é zerada.

Outros atrativos

Além dos recursos apresentados acima, o Risk Cedro conta com vários outros benefícios para as corretoras. Um deles é a grande confiabilidade do sistema da Cedro. Os clientes conseguem aproveitar um sistema de risco bastante confiável, livre de problemas relacionados a posições incorretas ou informações imprecisas. 

Outra característica marcante da plataforma é a possibilidade de fluxo integrado. O Risk Cedro recebe fluxo de várias plataformas e consolida os dados em um único risco pré-trade. Com isso, há o bloqueio em outros sistemas para que o cliente não abra novamente a posição. 

Otimize sua operação com o Risk Cedro 

Que tal contar com uma solução que se destaca por prover estratégias de zeragem diferenciadas, capacidade de atender a múltiplos mercados e integrações com outras plataformas? Para quem quer dispor de todas essas vantagens, o Risk Cedro é uma opção confiável e segura.

Grandes empresas já utilizam esse recurso, como Órama e Terra Investimentos. A Órama, por exemplo, conta com mais de 4 mil parceiros e 300 mil contas ativas no Brasil. Já a Terra, conseguiu controlar 100% do fluxo da corretora com o Risk Cedro, seja em controle pré-trading, trading e pós-trading.

Com 18 anos de vivência no mercado, a Cedro segue firme em seu objetivo de democratizar o acesso ao mercado financeiro e oferece ferramentas de qualidade para essa finalidade. A sua corretora pode contar com todo o conhecimento que a empresa adquiriu nesse período e embarcar junto nessa proposta de expandir o acesso a serviços financeiros. 

Para mais informações sobre o sistema de risco da Cedro, é só acessar a nossa página sobre ele.

Recomendados para você

Entenda o que é Ancord e sua importância no mercado financeiro ...
Homem falando ao telefone enquanto utiliza o computador
Fast Trade: o que são estratégias ATS? ...
dados-financeiros
Como usar dados financeiros para tomar decisões de investimento ...