Terra Investimentos alavanca operação com solução da Cedro Technologies

Vitor Precioso

06 outubro 2022 - 12:30 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:47

Homem com celular na mão exibindo gráfico de variação de ações com tela atrás

A Terra Investimentos atua há mais de 20 anos no setor financeiro. A empresa nasceu no segmento do agronegócio e, desde então, expandiu sua área de atividades para o mercado financeiro, ao fornecer serviços e investimentos aos seus clientes.

A empresa faz parte do Grupo Ibrahim, um grande conglomerado empresarial com mais de 60 anos de atuação no mercado brasileiro. Trata-se de uma das principais casas de investimentos independentes do Brasil, que conta com especialistas referência no mercado.

Há mais de sete anos, a empresa decidiu alavancar sua transformação digital e para isso buscou o conhecimento e a experiência da Cedro Technologies para implementar a solução de gerenciamento de risco, Risk Cedro. Conheça mais sobre essa parceria de sucesso.

Como a Terra investiu em TI para o mercado financeiro

A Terra Investimentos se destaca no mercado de capitais como uma instituição que busca se estruturar, inovar e desenvolver novos produtos e serviços. Seu movimento pela transformação digital se intensificou em 2015, quando passou a investir fortemente em tecnologia da informação.

A corretora possui um portfólio vasto e é capaz de oferecer desde os produtos de investimentos mais simples aos mais complexos, tanto em renda fixa quanto em renda variável. Conta com diversos profissionais experientes de mercado, que atuam em:

  • Intermediação, negociação, originação e distribuição de produtos de renda fixa;
  • Renda variável;
  • Títulos públicos e privados;
  • Fundos de investimentos;
  • Derivativos;
  • Serviços fiduciários;
  • Assessoria de investimento, câmbio, seguros e previdência;
  • HFT (High Frequency Trading), entre outros, voltados a pessoas físicas e clientes institucionais.

Sua estratégia é modernizar constantemente seus serviços de mercado de capitais e prover uma nova experiência digital aos seus clientes, escritórios e agentes autônomos. Além disso, permitir que novos parceiros de tecnologia e de mercado possam utilizar a infraestrutura eletrônica da corretora.

Por isso, a Terra contratou a Cedro para apoiar no processo de modernização, desenvolvimento de novos produtos, implementação de barramento de serviços (Open API) e de sua principal infraestrutura de negociação eletrônica (Trading) e Market Data.

De início, a Cedro implementou na corretora módulos centrais de infraestrutura de negociação baseados nos serviços de Order Management System. Trata-se de uma plataforma cujo principal objetivo é centralizar e gerenciar as ordens enviadas para a B3, corretoras e outros mercados, além de executar negócios em Fundos, Renda Fixa, COE e Tesouro Direto.

Além disso, implantou serviços de Market Data e barramento de serviços para market dada e negociação para serviços web. Com estas implementações, a corretora iniciou o desenvolvimento de uma série de serviços estruturais para permitir a inovação e criação de novos produtos.

O grande desafio da corretora passou a ser trabalhar com mais controle e eficiência em sua plataforma. Trata-se de um ambiente on-line, disponibilizado aos clientes das corretoras de valores ou banco digital. Tal recurso visa permitir que os investidores tenham acesso a diversos tipos de produtos.

Como a Risk Cedro ajudou a Terra a inovar

Com a necessidade de uma ferramenta mais tecnológica, a Terra Investimentos optou também pelo Risk Cedro. A solução é indicada para controle de posições e risco de corretoras (sell-sides) e também de buy-sides, como mesas proprietárias, clientes e fundos. O Risk Cedro está integrado à solução da OMS (Order Management System).

Homologada e certificada para atender aos mercados da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, a solução possui uma centena de funcionalidades para controle de limites, seja quantitativo ou financeiro. Permite ainda diversas configurações para alavancagem de clientes e controle em tempo real de risco, posições, lucro/prejuízo por operação, por custódia, lucro/prejuízo de posições fechadas ou em aberto no mercado, além de zeragem automática.

“Temos uma parceria estratégica, principalmente na plataforma Risk Cedro, que é um dos nossos diferenciais. Pela plataforma conseguimos controlar 100% do fluxo da corretora. Seja em controle pré-trading, trading e pós-trading. Todas as regras de negócio que implementamos na solução foram muito bem aceitas, tanto pelo mercado quanto pela Cedro, que incorporou estas características”, explica Jefferson Macedo, superintendente de Infraestrutura.

Segundo Macedo, a plataforma integra todas as informações tanto do mercado à vista, mercado futuro, de BTC (Bitcoin), mercado a termo, tesouro direto e de fundos de renda. Isso permite aos clientes ter uma visão centralizada dos dados.

“Temos integração muito forte com os sistemas da Bolsa, que atualiza com consistência de dados e integridade de informações. O sistema permite uma visão centralizada, o que, na verdade, poucas ferramentas do mercado fazem. O Risk Cedro possibilita ainda a configuração de diferentes limites e perfis, como também a implementação de regras específicas para a nossa área de risco conforme nossas demandas”, ressalta.

Assim, a Cedro conseguiu fazer com que a ferramenta se integre a todos os sistemas da Bolsa, atualizando corretamente, com consistência de dados e informação.

No portal e aplicativo, os clientes consomem serviços da Cedro e da plataforma de gerenciamento de risco.

Principalmente pela página denominada RIC (Resumo de Informação de Clientes) que, segundo Macedo, todos consultam, porque dificilmente uma página oferece ao cliente todas as informações sobre patrimônio on-line.

“Por meio de APIs, podemos integrar outros sistemas e ter uma visão mais uniforme das soluções que entregamos ao mercado, para todos os nossos clientes, falando a mesma linguagem”, comenta Macedo.

Ao longo dos anos, com as soluções da Cedro, a corretora ganhou eficiência, passou a ter mais visibilidade das operações de risco, de forma muito mais otimizada, o que permitiu ganhos de escala.

“Quando concentramos nosso poder de fogo numa ferramenta centralizada que realmente nos traz a informação, via consulta em tempo real da Bolsa, de forma visual, temos mais segurança”, explica Macedo.

A Terra Investimentos atua seguindo as normas e regras dos principais órgãos do mercado, sendo regulada e supervisionada por instituições como Banco Central, CVM (Comissão de Valores Mobiliários), B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) e BSM Supervisão de Mercados.

A empresa adota práticas e operações de alta confiabilidade e sigilo. Além disso, atua de acordo com as normas e padrões internacionais de segurança e qualidade, imprimindo credibilidade nas relações com o mercado e seus clientes.

Parceria estratégica com a Cedro

A Cedro Technologies é uma provedora de soluções de tecnologia para o mercado financeiro que acredita ser possível melhorar a vida das pessoas e organizações a partir de soluções tecnológicas.

Com mais de 17 anos de experiência no mercado financeiro, a Cedro já conquistou a confiança de grandes players nacionais e internacionais, se consolidando como uma provedora de tecnologia para o mercado de capitais.

De acordo com Macedo, o diferencial da Cedro é o nível de acompanhamento que faz, sempre próximo ao cliente para fazer as customizações necessárias à solução, para atender às características do negócio. “Estamos muito satisfeitos e dificilmente trocaremos o Risk Cedro, já que não há nada similar no mercado”, destaca Macedo.

Sua empresa também pretende investir em TI para o mercado financeiro? Entre em contato com nossa equipe e veja por que escolher o Risk Cedro para a sua instituição!

Recomendados para você

orama-e-risk-cedro
Órama transforma sua operação com o apoio do Risk Cedro ...
Escritório da Vitreo
Risk Cedro otimiza processos de risco na corretora Vítreo ...
Banner da SmarttBot
Robôs de investimentos: o case da fintech SmarttBot ...